O que é rolamento, e para que serve e quais os tipos

O que são rolamentos?

Um rolamento é um dispositivo que autoriza o controle de duas ou mais partes. Sendo assim servindo para troca da fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de rolamento. Captando os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc. Os anéis que dão início aos trilhos de roldana e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização do rolamento.

Rolamento faz parte de elementos de máquinas e são indispensáveis, é utilizado em quase todos os aparelhos que usamos no nosso cotidiano, desde uma simples máquina de barbear elétrica, ao avião que passamos horas e horas viajando. Só basta imaginar alguma coisa que role e provavelmente irá envolver uma forma ou outra de envolver um tipo de rolamento.

Como o nome já diz, a palavra “rolamento” é algo que rola e carrega algo (cargas principalmente). Mantendo firmemente um membro rotativo, não permitindo a movimentação (mantendo algo apertado em seu lugar).

Na conclusão da engenharia real, um rolamento é definido algo como “quaisquer duas superfícies friccionando uma contra a outra, mesmo sendo uma bucha ou até uma manga ao redor de um eixo ou uma espécie de superfície plana, que se desloca sobre outra superfície plana pode ser definida como rolamento”.

Os rolamentos dão uma facilidade a ação rotativa, reduzindo o esforço ou uma força a mais necessária. Basta pensar em movimentar uma cadeira em torno do seu escritório sem rodas ou sem rolamentos nas rodas.

Rolamentos ajudam a transportar cargas ou ajudar a mudar as cargas de algo que tende a girar para algo que é estacionário e tem uma capacidade de carregar as cargas. Visualize uma roda gigante que vai girando nos rolamentos, o peso total de pessoas junto ao peso da roda gigante, mantem a estrutura da roda gigante pelos rolamentos.

Há um único aspecto que é muito importante, que deve ser cuidado, se chama “lubrificação”, sem a lubrificação o rolamento não vai ser capaz de realizar nenhum das menções acima, da melhor forma. A maioria das pessoas quando vão instalar algum rolamento pegam com o rolamento com a mão, sem nenhuma proteção, não sabem que dependendo do rolamento, acontece um dióxido. Por isso é sempre bom se atentar nas informações do produto.

Afinal, o que são rolamentos?

Que rolamentos são indispensáveis para a maioria das “máquinas” do nosso cotidiano nós já sabemos, mas você deve se perguntar como motores elétricos e rodas de skates podem girar silenciosamente e sem nenhum sobressalto? Isso é por causa de um componente que é nós conhecemos a cima, popularmente conhecido como rolamento. É uma ferramenta de bastante utilidade, tendo a responsabilidade pelo bom funcionamento de diversas máquinas que usamos no dia-a-dia. Os rolamentos devem ser trocados regularmente, após certo período de tempo, pois há um desgasto devido ao atrito.

Quais os tipos de rolamentos que existem?

Tipos de rolamentos

Rolamento autocompensador de esferas

Foi inventado pelo o fundador da SKF, Sven Wingquist em 1907. Permitindo acabar com contínuos erros da produção causados por falhas em rolamentos.

Como o alinhamento dos eixos não era suficiente para a precisão dos rolamentos rígidos de esferas tipicamente usados, os rolamentos obtinham o erro devido ao desalinhamento. Rolamentos autocompensadores de duas carreiras de esferas fixavam-se o dito desalinhamento.

Rolamento autocompensador de rolos

Os axiais autocompensadores de rolos são rolamentos que os rolos trapezoidais estão dispostos obliquamente na superfície de rolagem. Obtendo uma carga transmitida de uma pista para outra em um ângulo em questão do eixo do rolamento, dando a possibilidade de trabalhar com cargas axiais.

Rolamentos axiais de esferas

Rolamentos axiais de esferas de escora simples compreendem uma anilha de eixo, uma anilha de caixa e um conjunto axial de gaiola e esferas. Esses rolamentos axiais de esferas de escora dupla tem uma compreensão sobre a anilha de eixo, duas anilhas de caixa e dois conjuntos axiais de gaiolas e esferas. Os rolamentos são separados para que a montagem seja bem simples. Menores tamanhos estão disponíveis com uma superfície que obtém um assento plana ou esférica anilha de caixa.

Rolamento Axial de Esferas de Escora Simples

Os rolamentos axiais de esferas de escora simples são formados por anéis na configuração das arruelas, com canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel que vai ser instalado no eixo é definido como interno e o anel a ser instalado no alojamento são definidos externos. Os rolamentos axiais de esferas são para aguentar cargas axiais em uma única direção, deixando fixamente dessa forma um eixo axialmente em uma direção. A gaiola dos rolamentos axiais de esferas pequenos são constituídos em uma chapa de aço prensados, os de tamanho maior são maciças em aço ou em algum tipo de latão.

Rolamento Axial de Esferas de Escora Dupla

Os rolamentos axiais de esferas de escora dupla são formados por um único anel de eixo, tendo dois anéis de caixa, dois conjuntos axiais de gaiolas e esferas tendo centralizado o anel central que significa anel intermediário que é perfeitamente instalado no eixo. Os rolamentos axiais de esferas de escoras simples aguentam a carga axial em apenas um único sentido e os rolamentos axiais de esferas de escoras duplas aguentam em qualquer um dos sentidos.

Rolamento Axial Autocompensador de Rolos

Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos são um tipo de rolamentos em que os rolos trapezoidais estão dispostos obliquamente na superfície de rolagem. Tendo uma transmissão da carga de uma pista para a outra em um ângulo em relação ao eixo do rolamento, sendo assim permitindo o trabalho com cargas axiais, muito elevadas.

Rolamento Axial de Rolos Cilíndricos

Os rolamentos axiais de rolos cilíndricos obtém uma adequação para aguentar altas cargas de origem axiais, são relativamente insensíveis a cargas de choque, são bastante rígidos e são dotados a pouco espaço axial, aguentam cargas somente em uma direção.

Rolamento Axial de Esferas de Contato Angular

Os rolamentos axiais de esferas de contato angular de escora dupla são um tipo específico de rolamentos de enorme precisão, são detalhadamente projetados para fusos de máquinas-ferramentas, aguentando a carga axial nos dois sentidos.

Rolamento Axial de Agulhas

Os rolamentos axiais de agulhas são constituídos por coroas axiais que são produzidos em um algum tipo de plástico ou metal com a integração de rolo de agulhas e contra peças que são utilizadas como pista para especificamente para rolamentos, tendo uma constituição bastante compacta e dando possibilidade em uma mínima altura axial.

Rolamentos de rolos cônicos

Rolamentos de rolos cônicos aguentam altas cargas radiais e axiais. Sendo que cargas axiais podem ser suportadas em uma única direção. Como uma relação axial é necessária uma segunda unidade de rolamento, que deve ser disposto de uma maneira simétrica.

Não possuindo retenção automática. Sendo assim, a montagem das peças do rolamento pode ser feita separadamente. Eles são fornecidos sem nenhum tipo de vedação.

Rolamento de Rolos

Rolamentos que tem uma utilidade de rolos como corpos rolantes, contendo uma ou mais carreiras de rolos. Tendo uma grande capacidade sobre a carga maior que os rolamentos de esferas semelhantes a ele.

Rolamentos de rolos cilíndricos são rolamentos de construção simples em que os rolos de forma cilíndrica estão em contato linear com a pista. Possuem uma grande capacidade de carga, principalmente, apoiando a carga radial.

Rolamento de Esferas

Normalmente os rolamentos de esferas são muito comuns e mais utilizados nas aplicações do mercado atual, sendo capazes de aguentar cargas axiais e radiais. Entre as características, a que da o maior destaque é a velocidade da rotação, sendo esta maior do que em qualquer tipo de outro rolamento.

O rolamento de esfera é utilizado em aplicações de alta precisão em diversificados setores, entre eles, terraplanagem, têxtil, alimentícia, construção, máquinas-ferramentas e indústrias em geral. Ele foi projetado para atender às mais rigorosas exigências na aplicação.

Fique por dentro do mundo dos Rolamentos

Outros

Fale Conosco

  • Rolport Rolamentos Importação e Comércio LTDA
  • CNPJ: 56.611.056/0001-37
  • Rua da Mooca, 229/233 - Mooca
  • São Paulo, SP - CEP: 03103-000