Conheça os rolamentos de esferas de contato angular.

Rolamento de contato angular

ROLAMENTO DE ESFERAS DE CONTATO ANGULAR.

Os rolamentos de esferas de contato angular são rolamentos projetados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas radiais e axiais atuando simultaneamente. Os rolamentos de contato angular não são do tipo separável.

Falando sobre a carga axial desse tipo de rolamento, ela se torna maior à medida que o ângulo de contato aumenta. O ângulo de contato é definido como o ângulo entre a linha que une os pontos de contato da esfera e as pistas no plano radial, ao longo do qual a carga é transmitida de uma pista para outra e uma linha perpendicular ao eixo do rolamento.

Os modelos mais utilizados são:

  • Rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular
  • Rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular
  • Rolamentos de esferas de quatro pontos de contato

Existem também alguns modelos de rolamento de esferas de contato angular que incluem:

  • Rolos de leva de duas carreiras de esferas
  • Rolamentos de esferas de contato angular de superprecisão
  • Rolamentos de esferas de contato angular de seção fixa
  • Unidades de rolamento de cubo

ROLAMENTOS DE UMA CARREIRA DE ESFERAS DE CONTATO ANGULAR.

Os rolamentos de esferas de contato angular foram projetados para suportar cargas axiais somente em uma direção. Esse tipo de rolamento é normalmente ajustado contra um segundo rolamento. Os anéis compostos no rolamento apresentam um ressalto superior e um inferior e eles não são separáveis.

Algumas características para esse tipo de rolamento é que devido ao ressalto inferior ele permite integrar um grande número de esferas ao rolamento, tornando assim a sua capacidade de carga relativamente alta. São possíveis as acelerações e desacelerações rápidas e não é necessário o ajuste para corrigir a folga interna ou pré-carga.

ROLAMENTOS DE DUAS CARREIRAS DE ESFERAS DE CONTATO ANGULAR.

O rolamento de duas carreiras de esferas de contato angular corresponde a dois rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular com arranjo em O. Foram projetados para suportar cargas radiais e axiais em ambas as direções. Suportam momento de inclinação e arranjo de rolamentos rígidos.

ROLAMENTOS DE ESFERAS DE QUATRO PONTOS DE CONTATO.

Os rolamentos de esferas de quatro pontos de contato são basicamente rolamentos radiais de esferas de contato angular de uma carreira com pistas que são projetadas para suportar cargas axiais em ambas as direções. Para uma determinada carga axial é possível suportar também uma carga radial limitada. Os rolamentos de esferas de quatro pontos de contato não são do tipo separável, ou seja, o anel externo com o conjunto de esferas e a gaiola composto no rolamento podem ser montados independente das suas metades do anel interno. As duas metades do anel interno desse tipo de rolamentos tem um ressalto rebaixado, devido a isso melhora o fluxo do óleo quando o rolamento é usado em combinação com um rolamento de rolos cilíndricos.

Algumas características para os rolamentos de esferas de quatro pontos de contato são:

Possui alta capacidade de carga, design separável, menos espaço axial, melhor fluxo de óleo e deformação limitada do anel interno quando sujeito a altas forças de aperto.

Deseja solicitar orçamento dos rolamentos de esferas de contato angular? Fale com um de nossos vendedores e conheça nossos preços.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos