Você conhece os Rolamentos Autocompensadores?

O ques ão rolamentos autocompensadores

O QUE SÃO ROLAMENTOS AUTOCOMPENSADORES

Os rolamentos autocompensadores são mundialmente conhecidos por ajustar e absorver forças radiais e axiais, por esse motivo esse tipo de rolamentos tem a sua aplicação em máquinas onde não há exigência quanto á tolerância dos guias axiais, como podemos citar como exemplo os laminadores, conversores, engrenagens, entradas de cilindros, ajustagem e máquina de fundição contínua. Podemos encontrar os rolamentos autocompensador nas versões aberta ou vedada.

Os rolamentos autocompensadores são produzidos em duas versões, sendo elas:

ROLAMENTO AUTOCOMPENSADOR DE ESFERAS

Os rolamentos autocompensadores de esferas são compostos por duas carreiras de esferas, uma pista esférica comum no anel externo e duas ranhuras de pista profundas e ininterruptas no anel interno. Esse tipo de rolamento está disponível na versão abertos ou vedados. São insensíveis aos desalinhamentos angulares do eixo em relação ao mancal, que podem ser causados por deflexões do eixo por exemplo.

Algumas características dos rolamentos autocompensadores de esferas são:

  • Excelente desempenho em alta velocidade.

Geram menor atrito comparado a qualquer outro tipo de rolamento existente no mercado, devido a isso permitem que eles trabalhem com uma temperatura mais baixa mesmo quando estão funcionando em altas velocidades.

  • Acomoda desalinhamento estático e dinâmico.

Os rolamentos são autocompensadores como os rolamentos autocompensadores de rolos ou os rolamentos de rolos toroidais CARB.

  • Mínimo de manutenção.

Devido a sua baixa geração de calor, a temperatura do rolamento é considerada baixa, isso faz com que a vida útil do rolamento aumente e os intervalados de manutenção sejam menos frequentes.

  • Baixo atrito

Devido à conformidade solta entre as esferas e o anel externo, eles mantêm o calor e atrito em níveis baixos.

  • Excelente desempenho com carga leve.

Esse tipo de rolamento possuem baixos requisitos de carga mínima.

  • Baixo ruído.

Os rolamentos autocompensadores de esferas reduzem os níveis de vibração e ruído.

O Autocompensador de rolos

ROLAMENTOS AUTOCOMPENSADOR DE ROLO

Os rolamentos autocompensador de rolo diferente dos rolamentos autocompensador de esferas, eles são composto por duas carreiras de rolos com uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas em um ângulo em relação ao seu eixo. Foram projetados para suportarem cargas radiais pesadas assim como carga axiais pesadas também e em ambas as direções.

Os rolamentos autocompensador de rolos é apropriado para aplicações onde exista o desalinhamento proveniente de erro de montagem ou flexão do eixo. Eles podem ser fabricados em diferentes configurações e materiais, dependendo do tipo de aplicação e tamanho do rolamento.

Algumas características para esse tipo de rolamento são:

  • Alta capacidade de carga

Foram projetados para suportarem cargas radiais e axiais pesada em ambas as direções.

  • Vida útil longa

Os rolos compostos nos rolamentos autocompensador de rolos são fabricados com tolerâncias dimensionais e geométricas tão rígidas que elas são praticamente iguais  me um conjunto de rolos. Devido os rolos simétricos serem autoajustáveis  possibilita a distribuição de carga ideal ao longo do rolo, evita picos de tensão nas extremidades do rolo.

  • Baixo atrito

Os rolos mantem o atrito e o calor em níveis baixos. Um anel-guia flutuante guia os rolos sem carga para que eles entrem na zona de carga na posição ideal.

  • Robusto

São rolamentos considerados robustos, alguns modelos contêm gaiolas tipo janela e tipo pente resistentes.

Além dos rolamentos autocompensadores, existe no mercado uma ampla variedade e tipos de rolamentos, como os rolamentos de esferas, axiais, de agulhas, de contato angular, de rolos cônicos, de rolos cilíndricos entre outros. Cada rolamento foi projetado para um tipo de aplicação, por esse motivo é preciso ficar atento na hora da compra do produto, pois qualquer numeração diferente muda o tipo de rolamento, é uma compra extremamente técnica, é preciso que o comprador tenha um conhecimento relevante sobre o assunto, assim como o próprio vendedor que está fornecendo a peça, para que assim não ajam problemas e a compra do rolamento seja um sucesso. 

Para que você encontre rolamentos de qualidade e vendedores que entendam bem do assunto, é preciso que você encontre boas empresas de venda de rolamento, por esse motivo procure e pesquise bem as empresa, fabricas e fornecedores antes de efetivar a compra de seus produtos, infelizmente o mercado do rolamento não ficou de fora da ampla gama de falsificação. É preciso ficar atento a algumas dicas como, por exemplo, não cair em ofertas tentadoras de certas empresas e vendedores, solicite a averiguação do fabricante caso duvide da originalidade e qualidade do produto, e sempre compre seus rolamentos de empresas que são vendedores ou revendedores autorizados das marcas, assim as chances de você adquirir um produto de origem duvidosa são quase nulas. 

NTN – ROLAMENTO AUTOCOMPENSADOR VEDADO

A empresa NTN além de trabalhar com vários modelos e tipos de rolamentos, atualmente pensando sempre em oferecer as melhores soluções e novas tecnologias, ampliou a sua linha de produtos desenvolvendo o rolamento autocompensador de rolos vedados ULTAGE. Foram fabricados para suportar altas cargas e o diferencial dele é que agora também previnem os problemas de infiltração e de contaminação em caso de utilização dos rolamentos em um ambiente hostil, como por exemplo, ambientes externos ou com muita sujeira.

Os rolamentos autocompensador vedado foram desenvolvidos para uma grande variedade de aplicações, como as mais comuns até as mais agressivas, como máquinas de construção, siderurgia, mineração, transmissões de potências para elevadores, diversos tipos de indústria, entre outros.

Os benefícios do rolamento autocompensador vedado da marca NTN são:

  • Durabilidade Triplicada
  • Redução de custos de manutenção
  • Redução de ruído
  • Impacto ambiental reduzido

Nós da Rolport Rolamentos somos distribuidor autorizados da marca NTN, NTN-SNR, NTN-BOWER, TIMKEN, RBC, ROLMAX, FRM e BGL. E trabalhamos com o mercado da revenda também com as marcas SKF, NSK, FAG, McGill, Koyo, Link Belt, Nachi, IKO, INA entre outros. Estamos no mercado de rolamentos há mais de 30 anos oferecendo as melhores soluções em rolamentos industriais para diversos segmentos. Trabalhamos somente com produtos de primeira linha, garantindo assim toda qualidade e garantia que você merece. 

Precisando de rolamentos industriais e componentes correlatos? Entre em contato conosco, conheça nossa empresa e solicite um orçamento.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos