Conheça o Processo de Montagem de Rolamentos.

Montagem de Rolamento

PROCESSO DE MONTAGEM DE ROLAMENTOS.

Os rolamentos são elementos de máquinas que foram desenvolvidos para facilitar a ação rotativa e responsável pela função de carregar e suportar cargas. O processo de montagem e desmontagem de um rolamento é extremamente importante, pois se montado corretamente podem proporcionar vida útil longa.

A montagem de um rolamento é algo muito especifico e demanda certa experiência para quem for fazer esse trabalho, é preciso ter precisão, conhecimentos técnicos, experiência, um ambiente de trabalho extremamente limpo, métodos de trabalhos adequados e ferramentas apropriadas para a montagem dos rolamentos.

Montar um rolamento é bem mais difícil do que parece ser, principalmente quando falamos da montagem de rolamentos grandes.

MONTAGEM.

Antes de começar o processo de montagem, certifique-se de que todos os materiais necessários, peças, equipamentos estejam disponíveis e prontos para utilização. Certifiquem-se também as instruções e a ordem dos desenhos, a orientação corretas para a montagem dos componentes. Mantenha sempre os rolamentos dentro da embalagem original do produto até o momento em que for utiliza-lo, pois manter um rolamento fora de sua embalagem fica exposto a contaminantes. Caso aja contaminação devido ao manuseio indevido é preciso que os rolamentos sejam lavados, secos e devidamente inspecionados antes da montagem. 

Como dito acima os rolamentos devem ser montados em ambiente extremamente limpo, em área seca, livre de poeira, e de qualquer máquina ou equipamento que possa gerar poeira ou qualquer tipo de sujeira. Em casos que os rolamentos precisem ser montados em área desprotegida devem ser tomada as devidas providencias citadas a cima e optar por ações como cobrir ou enrolar os rolamentos e os componentes da máquina com plástico ou folha para evitar a contaminação.

Os mancais, eixos, vedações e outros componentes do sistema de mancal, todos devem ser verificados para que não aja nenhum tipo de sujeiras, assegurar que estejam devidamente limpos, assim como os rolamentos. Outro item que devemos estar atento de que todas as superfícies sem pintura das caixas de mancal fundidas estejam livres de areia de fundição e que todas as rebarbas tenham sido removidas.

Depois de conferir se todos esses itens estão limpos e secos, chegou a hora de verificar as tolerâncias dimensionais e geométricas de cada peça. Lembrando-se que os rolamentos só funcionam satisfatoriamente se os componentes estiverem de acordo com as tolerâncias prescritas. Para verificar os diâmetros dos assentos cilíndricos dos mancais e dos eixos eles costumam utilizar um micrômetro ou calibrador em duas seções transversais e em quatro direções. Referente os assentos de eixo cônicos podem ser verificados utilizando um calibrador de anel, um calibrador cônico ou uma régua do seno. 

Falando agora sobre a remoção do conservante, geralmente o rolamento quando é novo, o conservante não precisa ser removido, basta somente limpar a superfície externa e do furo, no entanto se for preciso utilizar um lubrificante incompatível com o conservante, o rolamento deverá ser lavado e seco cuidadosamente. Referente aos rolamentos tampados com placas de proteção ou vedações eles são preenchidos com graxa e não devem ser lavados antes da sua montagem. 

MANUSEIO E SEGURANÇA DOS ROLAMENTOS.

É recomendada a utilização de equipamentos, roupas de proteção como luvas, sapatos de seguranças, óculos de proteção, como também ferramentas para transportes e içamento que tenham sido especialmente produzidas para o manuseio de rolamentos. A utilização de ferramentas adequadas para o manuseio dos rolamentos garante e aumenta a segurança, economiza tempo e esforço. 

Precisando de rolamentos industriais? Conheça nossa empresa, fale com um de nossos vendedores e solicite um orçamento.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos