Cuidados ao escolher um rolamento

cuidado-escolher-rolamento

Presente em praticamente todo o tipo de máquina, o rolamento é fundamental para garantir o seu funcionamento adequado. Afinal, facilita os movimentos e auxilia na redução de fricções entre as superfícies das peças que as compõem. Deste modo, os rolamentos são itens indispensáveis e, portanto, deve-se ter alguns cuidados ao escolher um rolamento.É importante destacar que escolher o rolamento mais adequado vai muito além de considerar a aplicação ou tipo de rolamento. É preciso, sobretudo, ter alguns cuidados para garantir que de fato, o produto é o que realmente a sua máquina precisa. Vamos entender mais adiante.

O que é um rolamento?

Antes de prosseguirmos para os cuidados ao escolher um rolamento, é preciso ter bem definido o que é exatamente a peça. Bom, resumidamente, o rolamento é uma peça utilizada em motores elétricos que diminui atritos, ruídos e favorece os movimentos.Há diferentes tipos e tamanhos de rolamentos que servem para todo o tipo de máquina com motores elétricos, desde as menores até as industriais e de alta rotação. Considerando estes aspectos, diversos fatores influenciam na escolha do rolamento mais adequado conforme cada aplicação.

Entre os fatores que acabam por influenciar na escolha, podemos citar: cargas suportadas, velocidade, precisão, alinhamento entre eixo e alojamento, posição, ruido, torque, facilidade em montar e desmontar, espaço, lubrificação, temperatura de trabalho, vedação ou blindagem, entre outros.

Como vimos, há inúmeros fatores que devem ser considerados ao escolher um rolamento. Para facilitar a sua escolha, reunimos neste artigo os principais cuidados que você deve ter ao adquirir ou comprar um novo rolamento para o seu projeto. Descubra quais, a seguir:


Principais cuidados ao escolher um rolamento

Em resumo, a escolha