Como identificar um rolamento falsificado

como-identificar-um-rolamento-falso

Você sabe como identificar um rolamento falsificado? Muito provavelmente, se você chegou até aqui é porque a sua resposta é não. Mas, fique tranquilo, pois, ao final deste artigo, você saberá exatamente o que fazer para comprar e distinguir os rolamentos originais dos falsificados. Mas, antes de continuarmos, vamos entender o que é e para que serve um rolamento.

Resumidamente, o rolamento é um componente que possibilita o movimento rotativo, controlado ou não, entre dois ou mais elementos. Logo, sua função é basicamente reduzir o atrito ou fricção entre as superfícies de contato, sejam elas eixos, polias ou mancais.

Presentes em diversos segmentos do mercado, os rolamentos são utilizados desde objetos populares como barbeadores elétricos e carros até máquinas industriais mais robustas. Por conta de sua ampla utilização, não é incomum encontrar rolamentos falsificados à venda.

Para entender melhor, acesse o nosso artigo. O que é rolamento e para que ele serve e quais os tipos

Pensando nisso, reunimos a seguir dicas fundamentais para que você aprenda a como identificar um rolamento falsificado. Confira:

rolamento-original-e-rolamento-falso

Como distinguir rolamentos originais dos falsificados

Distinguir rolamentos originais dos falsificados pode não ser uma tarefa tão simples quanto se parece. Afinal, é difícil diferenciar produtos falsificados tão semelhantes na aparência aos originais.

Uma falsificação é o ato de copiar, reproduzir ou adulterar sem autorização, documentos, produtos ou serviços com o intuito de obter vantagem, normalmente financeira. Em alguns casos, uma falsificação pode inclusive confundir os mais experientes.

Mas, não se engane, a baixa qualidade do produto é inevitável e o uso dessas peças pode gerar sérios riscos ao maquinário e ao usuário. Considerando tal importância, vamos conferir a seguir, 5 dicas de como identificar um rolamento falsificado e evitar danos à saúde e prejuízos futuros:

distribuidora-autorizada

Compre rolamentos apenas de distribuidores autorizado

Não há como negar, adquirir rolamentos de distribuidores autorizados, bem como outros produtos é uma das principais maneiras para fugir dos falsificados. Afinal, as chances de estar adquirindo um rolamento falsificado caem drasticamente, podendo chegar próximas a zero.

Atualmente, existem diversas maneiras de encontrar distribuidores autorizados de rolamentos na internet. Neste contexto, diversos fabricantes, dentro de seus sites e apps, permitem que os usuários pesquisem os pontos credenciados dentro da sua localização. A Rolport, por exemplo, é um dos destes distribuidores.

2.Compre rolamentos de marcas conhecidas pelo mercado

Além de adquirir apenas rolamentos de distribuidores autorizados, comprar somente produtos de fabricantes de rolamentos conhecidos do mercado é de fato uma decisão assertiva. Afinal, a procedência do rolamento é fundamental para garantir que o produto seja de fato original.

Caso haja qualquer falta de informação sobre a marca, é recomendado pesquisar mais a respeito do fabricante. Verificando assim, se há procedência, se é confiável e se são reconhecidos em aplicações e ramos semelhantes.

No mercado atual, existem diversos fabricantes de rolamentos que dispõem de ótimos produtos de qualidade com alto padrão de fabricação. Entre os principais fabricantes de rolamento, destacam-se:

  • NSK
  • BGL
  • BRG
  • BOWER
  • BURGER
  • FRM
  • NTN
  • RBC
  • ROLMAX
  • SNR
  • SKF
  • TIMKEN
  • 3.Inspecione a peça minuciosamente

    Embora seja difícil identificar a princípio um rolamento falsificado de um original, todo o produto pirateado possui um detalhe ou outro que o entrega. Seja por conta de uma impressão mal acabada, um adesivo mal colocado ou uma tipagem no rolamento feita de forma mal executada.

    Todos estes detalhes devem ser observados com atenção e ao menor sinal de inconformidade ou qualidade inferior do que a esperada por uma marca especialistas, entre em contato com o fornecedor e reporte as incompatibilidades.

    Além dos detalhes mencionados, outro fator que deve ser inspecionado é a folga inicial do rolamento. Embora possa parecer um mero detalhe, investigar e avaliar a folga da peça pode lhe dar um forte indício sobre sua procedência. Sendo, portanto, uma ótima maneira de como identificar um rolamento falsificado. Deste modo, estando fora da especificação, desconfie.

    4.Utilize os aplicativos dos fabricantes para saber se o produto é ou não original

    Com o avanço da tecnologia, muitas possibilidades foram criadas, como por exemplo os inúmeros aplicativos. Aproveitando essa facilidade, a grande maioria dos fabricantes de rolamentos possuem algum tipo de aplicativo que auxilia o usuário a identificar um rolamento falsificado.

    Para isso, basta que o usuário faça o login e forneça informações como: fotos da embalagem, etiquetas e dos rolamentos. Além de realizar a leitura do QR-code que pode estar na embalagem ou na peça.

    Com base nessas informações, é possível descobrir se a peça em questão se trata de um rolamento original ou falsificado. Um exemplo destes aplicativos é o SKF Authenticate que pode ser baixado da Play Store em dispositivos Android ou da Apple Store.

    5.Conheça o produto tecnicamente

    Comprar um produto falsificado achando que é um produto original não é uma das situações mais agradáveis. Principalmente, quando se trata de uma peça como o rolamento que quando de baixa qualidade, pode parar toda a produção ou ainda causar danos à saúde dos seus usuários.

    Além de seguir todas as dicas acima, para que você possa garantir de fato a aquisição de produtos originais com qualidade e que supram as suas necessidades, não há nada melhor do que pesquisar e atualizar os seus conhecimentos técnicos. Sendo estes, necessários para determinar a escolha de fornecedores confiáveis, identificar possíveis falhas e falsificações.