Rolamento Linear, você conhece?

Como Rolamento Linear

ROLAMENTO LINEAR

São usados constantemente em movimentos de translação em linhas retas com um leve índice de atrito para movimentar os seus objetos de alta precisão para cargas leves de maneira moderada. É conhecido por obter um sistema de fácil instalação por meio de estruturas de menor peso, sendo auxiliado no processo de manutenção e de lubrificação do rolamento. Igualmente conhecidos como buchas de esferas, eles são aplicados em uma infinidade de equipamentos industriais e até mesmo em máquinas, seguindo um exemplo de prensas, máquinas para afiação, furadeiras, máquinas de impressão e etc.

Normalmente eles são construídos por anéis e corpos rolantes. Sendo fabricados com componentes que tem aço e revestidos com peoliacetal e vedação de borracha. Os corpos rolantes podem ser definidos como de esferas ou rolos. Corpos rolantes da estrutura possuem intervalos regulares e podem ser até mesmo cilíndricos, esféricos, agulhas ou cônicos. Em sua maioria eles são capazes de aguentar cargas axiais e radiais ao mesmo tempo, e tem a sua classificação descrita adequadamente seguindo o seu ângulo de contato.

As opções de rolamentos lineares que são mais utilizados são:

  • Simples – LM;
  • Flangeado – LMF;
  • Montado em bloco de alumínio – SMA.

Diferencial Rolamento Linear

Os diferenciais do rolamento linear

Rolamento Linear de maneira simples é um par de superfícies planas onde o formato que foi projetado permite o seu movimento. Um grande exemplo simples deste tipo de rolamento, é um tipo de gaveta e suas corrediças. O modelo dele que é flangeado pode ter a sua especificação pelo próprio termo flange (significa um disco em forma de aro, que é adaptado na extremidade de um tubo ou fundido com este, servindo para uma ligação com o outro).

Agora o pillow block (ou bloco de alumínio) se trata de uma combinação de um rolamento de esferas de fixação rápida com um mancal de ferro fundido, que está pronto para uma montagem e aplicação em sua diversidade de tamanhos e formas. Normalmente eles são aplicados onde o seu uso exige o avanço e o retorno linear, por meio de uma construção de maneira simples, necessitando de uma série de alguns outros componentes para o mesmo. Algumas vantagens que são expostas para utilização deste modelo de rolamento linear são:A sua utilização de alguns projetos compactos;

  • Ter uma gama de produtos ampla;
  • Utilização de materiais, como por exemplo, o alumínio e aço garantindo o melhor desempenho;
  • Materiais com menor peso;
  • Melhor adaptação referente à capacidade de carga;
  • Materiais de alta; 

Em busca de realizar uma cotação sobre Rolamentos Industriais? A Rolport Rolamentos pode atender a sua empresa, entre em contato com nossa equipe de vendas, realize a sua cotação!

A Rolport Rolamentos, que foi fundada no ano de 1987, ou seja, há mais de 30 anos no mercado de rolamentos, atualmente possuímos uma grande diversificação em questão de produtos. Pela ampla experiência que adquirimos na área através de todos esses anos trabalhando com rolamentos, conhecemos o que tem de melhor no mercado, por esse motivo trabalhamos somente com produtos de 1º linhas, as melhores marcas, produtos com a qualidade e garantia que você merece. 


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos