Entenda o Processo de Desmontagem de Rolamento

Desmontagem de Rolamento

DESMONTAGEM DE ROLAMENTO.

Há diversos motivos para desmontar um rolamento, seja para substitui-los ou até mesmo removê-los para poder acessar outros tipos de componentes. Se você for utilizar o rolamento novamente após a desmontagem, a força nunca deve ser aplicada através dos elementos rolantes.

Falando sobre os rolamentos separáveis, o anel com o conjunto de elementos rolantes e a gaiola pode ser removido independente do outro anel. Agora quando se tratar de um rolamento não separáveis, o anel com o ajuste mais frouxo deverá ser retirado primeiramente de seu assento. 

Os processos preparatórios da desmontagem são muito parecidos com os da montagem

É preciso revisar todas as instruções de sequência de desmontagem, garantir e conferir que todas as ferramentas estejam por perto, conferir se o local está limpo para que possa ser feito a desmontagem e utilizar-se de roupas e equipamentos adequados para a realização do procedimento de desmontagem.

Quais são as vantagens de uma boa desmontagem de rolamento utilizando boas praticas e as ferramentas adequadas para cada tipo de maquinário?

Segundo especialistas da marca NTN, as vantagens são ganho de tempo, longevidade dos equipamentos, pois isso diminui o risco de dano a peças como o eixo, alojamento em caso de reutilização, e segurança dos operadores.

ESPECIFICAÇÕES DA DESMONTAGEM MECÂNICA.

A desmontagem mecânica dos rolamentos é realizada com um extrator. A extração se faz no nível do anel mantido apertado.

Agora para que você escolha o extrator correto vai depender da natureza e do diâmetro das medidas fornecidas para que assim possa definir o alcance, à distância e a força necessária para a extração do rolamento, depende também da acessibilidade das medidas interiores, exteriores ou especiais, da força da extração requerida, escolha um ponto de apoio sobre o eixo central no exterior da peça ou com a ajuda de um acessório de extração. 

Os extratores que são equipados com bomba e cilindro hidráulico fornecem aos operadores uma força de extração muito grande a partir da sua força muscular. A extração dos rolamentos é facilitada graças à autocentragem dos seus braços.

ESPECIFICAÇÕES DA DESMONTAGEM HIDRÁULICA.

A desmontagem hidráulica é recomendada para desmontar peças mecânicas de todas as dimensões que necessitem de um esforço elevado.

Existem dois tipos de extração do rolamento oferecidos:

  • A extração sobre eixo com alcance cônico.
  • A extração do coletor de fechamento e do coletor de desmontagem por porca hidráulica.

Nota-se que a desmontagem assim como a montagem exige cuidados especiais para que assim você consiga executar todo o procedimento de maneira eficaz e assim evitar futuros problemas. Por esse motivo siga sempre todas as instruções e fiquem atentos a todos esses procedimentos quando chegar a hora de fazer a desmontagem de seus rolamentos.

Precisando de rolamentos industriais? Fale com um de nossos vendedores e conheça nossos preços.