Rolamentos industriais conheça a importância deles


Rolamentos industriais conheça a importância dele

Praticamente todo equipamento industrial utiliza algum tipo de rolamento. Os rolamentos são importantes para o bom funcionamento e evitam falhas que tendem a resultar em prejuízos. Quando utilizados produtos de qualidade inferior, é comum observar avarias no maquinário.

Diante disso, escolher o item compatível com a aplicação é tão relevante quanto garantir a qualidade da peça, uma vez que todos esses aspectos fazem toda a diferença. Mas, você sabe o que são rolamentos industriais? Sabe quais são os tipos, aplicações, cuidados e a importância da peça? Vamos descobrir!

rolamento-falha

O que são rolamentos industriais?

Rolamentos industriais são basicamente peças que permitem um movimento de giro entre duas ou mais peças. Seu papel é primordialmente reduzir o atrito entre os eixos, polias e mancais de rolamento.

Por ser um item de transmissão mecânica que, apesar de ter diversas aplicações, é utilizado principalmente em indústrias, obedece a regras de qualidade internacionais. Isso faz com que seu padrão seja muito alto.

Sua composição pode ser de aço inox ou de carbono. O segundo é o que apresenta maior durabilidade. Quanto a sua montagem, esta é constituída por, fundamentalmente, três partes:

Elementos rolantes (esferas, rolos ou agulhas)Pista de rolamentoGaiola

Deste modo, há diferentes tipos de rolamentos industriais, logo, há diferentes aplicações e indicações de uso.

Tipos de rolamentos industriais

O setor industrial utiliza-se de uma série de tipos de equipamentos, sendo os rolamentos apenas mais um deles. Cada rolamento tem um modelo, tamanho, aplicação e características específicas. Por conta disso, não há um modelo padrão que sirva para todo o tipo de utilização.

Deste modo, saber diferenciar cada um dos tipos apresentados é importante para que a escolha e o uso não sejam feitos de forma equivocada. Analisar aspectos como: modelo, fabricante e número é de fundamental importância, uma vez que caso a compra se dê por um produto errado, prejuízos serão inevitáveis.

Sendo assim, é importante ter um conhecimento satisfatório sobre os modelos de rolamentos existentes. Veja agora alguns dos rolamentos industriais disponíveis no mercado atualmente.

rolamento-rigido-de-esferas

Rolamentos fixos de esferas

Utilizados para uma grande relação de finalidades, os rolamentos fixos de esfera são os mais comumente encontrados. De forma técnica, o canal da pista interna e também externa presentam um perfil lateral em arco, com raio ligeiramente maior que o das esferas.

Além disso, a carga radial permite o apoio da carga axial em ambos os sentidos. Também conseguem sozinho, compensar possíveis irregularidades e erros, sendo ideais para eixos longos. Este tipo de rolamento industrial costuma ser indicado para aplicações que necessitem de rotação alta e baixo ruído.

Rolamentos de rolos cilíndricos

Produzidos em modelos, séries e tamanhos distintos, os rolamentos de rolos cilíndricos variam de acordo com o número de carreiras de rolos, flanges, anéis internos e externos, além de materiais e design das gaiolas. Ainda podem distinguir-se entre eles mesmo por conta do design que alterna entre vedado e bipartido.

Portadores de vida longa, os rolamentos industriais de rolos cilíndricos são bastante rígidos e apresentam baixo atrito. Isso acontece por conta da acomodação do deslocamento axial. Comumente são indicados para aplicações que envolvem uma carga radial pesada de impactado e que requerem altas rotações.

Além disso, dada a sua composição (anel interno ou externo separável), podem ser facilmente montado e desmontado caso seja necessário.

Rolamentos axiais de esfera

Já os rolamentos axiais de esferas são fabricados de escora simples ou dupla. No caso das escoras simples, estes podem receber uma carga axial apenas em um único sentido. Enquanto isso, os rolamentos axiais de esferas de escora dupla, são capazes de receber uma carga axial em ambos os sentidos.

Vale destacar que estes tipos de rolamentos são projetados para suportar cargas axiais, no sentido dos eixos, logo, não devem

ser empregados em equipamentos de carga radiais.

Dentro dos rolamentos axiais de esferas, há diferentes tipos, alguns deles são:

•Rolamento axial de esferas de escora simples

•Rolamento axial de esferas de escora dupla

•Rolamento axial de rolos cilíndricos (também podem ser de escora simples ou dupla)

•Rolamento axial de agulhas

•Rolamento axial autocompensador de rolos

Cada um dos tipos mencionados possuem composições e características únicas, sendo assim também são indicados para diferentes tipos de aplicações e usabilidades.