Tudo o que você precisa saber sobre os rolamentos de esferas.

Rolamentos de Esferas Tipos e Características

Rolamentos de esfera: conheça características e tipos dessa peça

Os rolamentos são itens indispensáveis para garantir o funcionamento de toda máquina ou equipamentos. É possível encontrar diversos tipos de rolamentos existentes no mercado, entre eles temos o rolamento de esfera. Os rolamentos de esferas são compostos por corpos rolantes que tem como objetivo executar três funções principais, além de facilitar o movimento, sendo elas: Reduz o atrito, resistir a cargas e permite o posicionamento das partes móveis da máquina.

Esse tipo de rolamentos é indicado para altas velocidades, são considerados rolamentos resistentes e exigem pouca manutenção. Tem a sua utilização em aplicações de alta precisão em diversos setores, como por exemplo, construção, máquinas ferramentas, agricultura e indústrias em geral. O rolamento de esferas foi projetado para atender rigorosas exigências da aplicação e eles são fornecidos em uma grande variedade de modelos e séries que podem ser utilizados em múltiplas aplicações. Cada tipo de rolamento depende do tipo de aplicação que cada projeto necessita, bem como da carga á qual será exposto.

Como dito anteriormente é possível encontrar uma ampla variedade dos rolamentos de esferas, entre eles, podemos citar os tipos mais comuns e utilizados no mercado:

ROLAMENTOS RÍGIDOS DE ESFERAS

Os rolamentos rígidos de esferas são utilizados em uma ampla variedade de aplicações. Possuem uma construção simples, não são rolamentos separáveis e são capazes de operar em altas velocidades. É considerado o rolamento mais popular do mercado. Referente à sua capacidade de carga, eles são projetados para suportar cargas radiais e baixas cargas axiais. Os rolamentos rígidos de esferas são fornecidos com um grande número de modelos e variedade, incluindo rolamentos pré-lubrificados, rolamentos com vedação ou blindagem em um ou nos dois lados, rolamentos com anéis elásticos e especificações de alta capacidade entre outros. Referente a gaiola utilizada para esse tipo de rolamentos, as mais comuns são as gaiolas prensadas, entretanto as gaiolas torneadas também são utilizadas em rolamentos de tamanho maior desenvolvidos para aplicações em altas rotações.

ROLAMENTOS DE UMA CARREIRA DE ESFERAS

Atendendo uma extensão gama de utilização, os rolamentos fixos de uma carreira de esferas estão entre os rolamentos mais representativos da mecânica industrial e pode ser encontrado em uma variedade particularmente grande de aplicações.

O canal da pista tanto no anel interno como no anel externo dos rolamentos fixos de uma carreira de esferas apresenta um perfil lateral em arco, com raio ligeiramente maior que o das esferas. Esse tipo de rolamentos podem sem encontrados na versões abertas, blindada com placas de aço tipo ZZ, vedada com proteção de borracha tipo DDU  e com anel de retenção no anel externo tipo NR.

Contato Angular de Esferas

ROLAMENTOS DE ESFERAS DE CONTATO ANGULAR

As pistas do anel interno e do anel externo dos rolamentos de esferas de contato angular são deslocadas entre si na direção do eixo do rolamento, devido a esse motivo significa que eles são adequados para suportar cargas combinadas, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. Quando aumenta o seu ângulo de contato a capacidade de carga axial dos rolamentos de esferas de contato angular aumenta. O ângulo de contato pode ser definido como sendo o ângulo entre a linha que une os pontos de contato entre a esfera e as pistas no plano radial e a linha perpendicular ao eixo do rolamento.

Rolamentos de carreira única possuem alta capacidade axial em uma direção. Referente a sua aplicação esse tipo de rolamento são projetados para uso em aplicações que necessitem de alta velocidade e alta precisão, como por exemplo:

  • Indústria em geral
  • Produtos químicos
  • Agricultura
  • Concessionários de serviços públicos

Os tipos de gaiolas padronizadas para rolamentos de esferas de contato angular, em rolamentos para alta rotação são geralmente utilizadas gaiolas de resina moldada e gaiolas torneadas.

ROLAMENTO DE CONTATO ANGULAR DE DUAS CARREIRAS DE ESFERAS

Os rolamentos de contato angular de duas carreiras de esferas possuem uma configuração básica, sendo duas peças de uma carreira de esferas de contato angular, ficam dispostas costa a costa e os anel interno e o anel externo estão cada um integrado numa única peça. São rolamentos que tem a capacidade de apoiar carga axial em ambos os sentidos, isto significa que são projetados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas radiais e axiais atuando simultaneamente. Os rolamentos de contato angular de duas carreiras de esferas podem ser encontrados nas versões aberta, blindada com placas de aço tipo ZZ, vedada com proteção de borracha tipo 2RS e também com anel de retenção no anel externo tipo NR. Referente as gaiolas utilizadas nesse rolamentos são as prensadas de aço e também são fabricadas em gaiolas de poliamida.

ROLAMENTOS AXIAIS DE ESFERAS

Os rolamentos axiais de esferas são adequados para suportar cargas axiais em um único sentido e fixar o eixo neste sentido, não podem ser expostos a nenhum tipo de carga radial. São rolamentos separáveis e possuem uma montagem simples, devido os componentes poder ser montados individualmente. Os rolamentos axiais de esferas de escora simples são compostos por um anel de eixo, uma gaiola axial de esferas e um anel de caixa.

ROLAMENTOS AUTOCOMPENSADOR DE ESFERAS

Os rolamentos autocompensadores de esferas são compostos por duas carreiras de esferas com uma pista esférica comum no anel externo. São rolamentos considerados auto alinhável, permitindo o desalinhamento angulares do eixo em relação ao alojamento do rolamento, por esse motivo são indicados para aplicações onde possa ocorrer desalinhamento por erros de montagens ou por flexão do eixo. Devido ao seu desenho interno são rolamentos que possuem uma maior capacidade de carga, sendo assim são adequados para um maior número de aplicações. Os rolamentos autocompensador de esferas possuem o menor nível de atrito entre todos os tipos de rolamentos de esferas o que permitem em altas velocidades trabalhar com temperaturas menores. Possuem excelente desempenho em alta velocidade, aumento do tempo em operação e produtividade, menores custos de manutenção e operação, lubrificante com vida maior e maior eficiência energética.

Podemos encontrar esse tipo de rolamentos nas versões aberta, vedados e abertos com anel interno prolongado. 

Algumas características para os rolamentos autocompensador de esferas:

  • Atrito extremamente baixo
  • Redução dos níveis de vibração
  • Menores temperaturas de operação
  • Menor níveis de ruído
  • Baixa necessidade de lubrificação

ROLAMENTO DE ESFERAS DE QUATRO PONTOS DE CONTATO

Os rolamentos de esferas de quatro pontos de contato são compostos por um anel interno bipartido num plano perpendicular ao centro do eixo. São considerados rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular, mas com os anéis externos e internos separáveis. Referente à sua capacidade de carga eles permitem apoiar a carga axial em ambos os sentidos com uma única peça. Com uma peça desse tipo de rolamento pode-se substituir a combinação face a face ou costa a costa do rolamento de esferas de contato angular. As gaiolas contidas nesse rolamento geralmente são as usinadas de latão e fornecidos com folga normal. 

Rolamentos de Esferas de Contato Angular Combinados.

Os rolamentos de esferas de contato angular combinados são raramente utilizados sozinhos, pois geralmente são usados com um conjunto combinado de dois ou mais rolamentos. As combinações de pares de rolamentos de esferas de contato angular de uma carreira de alta precisão são aplicadas como eixos de máquinas ferramentas, geralmente usados com pré-carga. A folga interna desse tipo de rolamentos é ajustada antes da remessa ao cliente, por isso deve ter extremo cuidado para evitar a mistura de componentes de outros conjuntos.

Precisando de rolamentos de esferas? Nós da Rolport Rolamentos somos uma empresa especializada em rolamentos industriais para diversos segmentos como mineração, siderurgia, pedreiras, cimenteiras, construtora e terraplanagem entre outros. Trabalhamos com rolamentos de primeira linha e as melhores marcas do mercado e somos distribuidor autorizado das marcas Timken, NTN-SNR, NTN-BOWER, Rolmax, RBC, FRM, e BGL

Rolamentos de esferas, rígidos de esferas, autocompensador de esferas, autocompensador de rolos, rolamento de contato angular de duas carreiras de esferas, rolamentos de olhos cônicos, de rolos cilíndricos, axiais, rolamentos de agulhas todos esse modelos de rolamentos você encontra aqui na Rolport.

Atualmente contamos com um estoque com mais de 25 mil itens em rolamentos e componentes correlatos para que assim possamos oferecer sempre as melhores soluções e oportunidades de negócios para nossos clientes. Temos clientes espalhado por todo o Brasil.

Conheça nossa empresa, solicite um orçamento!


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos