Conheça as Formas de Otimização de Espaço

Formas de Armazenamento

Formas de Otimização de Espaço.

Existem diversas maneiras de se otimizar um espaço, abaixo listaremos as principais 

Para que possa escolher a mais adequada, é essencial conhecer a demanda, levando ainda em consideração as características dos itens necessários para a produção.

Sistema Porta Paletes.

A utilização desse sistema é eficiente quando se precisa maior organização. OS paletes são de fácil movimentação, podendo ser colocados em estandes de metal, separando melhor os itens armazenados.

O sistema porta paletes é o preferido em indústrias com maior variedade de itens, pois as mesmas podem se beneficiar com a organização, tanto horizontal quanto verticalmente.

Uma estrutura porta paletes é de fácil montagem e desmontagem, oferecendo maior agilidade e podendo ser aplicada algumas formas diferentes:

Estrutura Push-Back .

Essa estrutura garante maior facilidade para a instalação de paletes usando a profundidade, em um sistema que é formado por estantes de armazenamento por acumulado, utilizado o sistema LIFO de gestão estoque.

A carga tem seu movimento também através da gravidade, utilizando roletes ou carrinhos para auxiliar as operações de entrada e de saída dos itens, sendo ideal para a otimização do espaço quando há maior rotatividade e lotes pequenos de materiais.

Sistemas Drive-in e Drive-through.

Esses dois sistemas oferecem uma maior capacidade de armazenamento por espaço cúbico, onde assim como o método anterior utiliza o sistema LIFO de gestão de estoque, possibilitando assim melhor organização, maior densidade de armazenamento, alta resistência e máximo aproveitamento do espaço.

Sistema Mezanino.

Entre as diversas formas de otimizar o espaço na indústria, o sistema de armazenagem adotou os mezaninos, permitindo a verticalização dos estoques. A instalação de mezaninos oferece uma elevação superior, como um segundo andar ou galeria, permitindo a instalação de prateleiras, tornando a armazenagem muito mais eficiente.

Sistema Cantilever.

A estrutura cantilever é desenvolvida para armazenagem de materiais que possuem um maior comprimento, largura, volume ou peso, além de formatos que podem variar bastante. Possui uma estrutura considerada bem simples, que mesmo assim oferece fácil adaptação ao armazém, maior resistência e tudo isso aproveitando da melhor forma possível o espaço.

Esse tipo de estrutura é totalmente desmontável, trazendo praticidade para colocação e retirada de itens armazenados.

Sistema de Estantes.

Quando a indústria utiliza itens menores e mais leves, o sistema de estantes é um dos, se não o mais adequado, sendo uma das formas de otimizar o espaço dentro indústria mais simples, porém uma das formas mais eficaz. Existem diversos modelos de estantes utilizados na armazenagem, podendo a indústria escolher para si o que considerar o mais adequado:

  • Flow-rack são estantes utilizadas para armazenar caixas, com prateleiras inclinadas que permitem o fácil deslizamento dos materiais;
  • Carrossel que possibilita o deslizamento das estantes na horizontal até o local de carregamento, trazendo mais agilidade ao processo. O carrossel dispensa a utilização de empilhadeiras, já que é utilizado para materiais mais leves:
  • Racks, que são estantes feitas de metal, possibilitando a verticalização na armazenagem, podendo organizar melhor o estoque e otimizar o espaço. O sistema pode ser utilizado para materiais mais pesados, já que oferece maior segurança.

O sistema logístico exige formas de otimizar o espaço dentro da indústria para assim agregar valor ao produto ou ao serviço a ser oferecido, fazendo com que o investimento na armazenagem se torne o mais baixo possível, o que vai leva a empresa a conseguir mais agilidade, maior produtividade e, consequentemente, oferecer impactos diretos e indiretos na sua lucratividade.

Quer continuar adquirindo informações importantes como essa? Não perca nosso blog, toda semana trazemos novos textos com temas exclusivos então não perca, também não deixe de conferir nossas outras postagens.

Precisando de orçamentos para rolamentos? Entre em contato conosco e converse com um de nossos vendedores.