Os rolamentos autocompensadores de rolos são compostos por um anel externo que possuem uma pista esférica onde operam duas carreiras de rolos, que são guiados por um anel interno com duas pistas que são separadas por uma flange central. Por ser um rolamento autocompensador ele foi projetado com propriedades autocompensadoras, ou seja, seu uso é indicado para situações onde ocorram deslizamentos entre os anéis em função de erros de montagem ou flexão do eixo. Esse tipo de rolamento suporta grande capacidade de carga radial, cargas axiais em duas direções e cargas combinadas. Para aplicações onde ocorram vibrações e cargas de choque os rolamentos autocompensador de rolos também são adequados para uso, porém quando são operados sob carga axial é aconselhável manter certas condições para prevenir movimentos deslizantes que podem ocorrem ao longo da fileira de rolos que não esteja sob carga axial.
Os rolamentos autocompensadores de rolos da marca Timken foram projetados para suportar cargas radiais altas, foram produzidos com as melhores inovações projetadas para aumentar a vida útil do produto e ampliar a confiabilidade.
A marca trabalha com dois modelos, os rolamentos autocompensadores de rolor Timkem com porta rolos de aço temperado e os rolamentos autocompensadores de rolos Timken com porta rolos de bronze.
Os de rolos de aço temperado proporcionam maior proteção contra choque e aceleração e maior resistência á fadiga e ao desgaste.
Os de rolos de bronze proporcionam uma maior durabilidade e resistência, choque e vibrações extremas, altas forças de aceleração e lubrificação mínima.
Os rolamentos de rolos da marca NTN-SNR possuem uma excelente resistência e foram projetadas para suportarem sobrecargas instantâneas e aos choques. Por eles possuírem elementos separáveis facilitam a aplicação das montagens e conseguem suportar para certos tipos um deslocamento axial ou em outros casos uma carga axial baixa. Os rolamentos de rolos cilíndricos são concebidos para suportar cargas radiais, cargas axiais moderadas quando a posição dos ressaltos sobre os anéis permitir, e admitem velocidades de rotação elevadas.