Os rolamentos axiais de rolos cilíndricos foram projetados para receber somente cargas axiais e pelo fato deles possuírem uma alta rigidez axial os torna apropriados para suportar altas cargas axiais. Esse tipo de rolamento pode ser encontrado com uma, duas, três e até quatro carreiras e foram padronizados em série.
Existem muito tipos de rolamentos axiais, diferenciados de acordo com suas aplicações e elementos rolantes. As velocidades de rotação permitidas para esse tipo de rolamento são baixas.
Os rolamentos axiais de esferas de escora simples são formados por anéis em configuração de arruelas, com canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel a ser instalado no eixo é denominado interno e o anel a ser instalado no alojamento é denominado externo. Os rolamentos axiais de esferas foram feitos para aguentar cargas axiais em uma direção, ficando dessa forma um eixo axialmente em uma direção só. A gaiola dos rolamentos axiais de esferas pequenos são de chapa de aço apertadas, os de maior tamanho são maciças em aço ou latão.