Os rolamentos autocompensadores de esferas o anel interno possui duas pistas. As esferas, gaiola e o anel interno desse tipo de rolamento podem se deslocar a fim de compensar certo grau desalinhamento que pode ocorrer em relação ao anel externo, através disso o rolamento é capaz de compensar sozinho as irregularidades de acabamento do eixo, erros de montagem e outras possíveis fontes de desalinhamento que possa acontecer. A carga axial para esse rolamento é limitadas não são projetados para suportar aplicações de cargas axiais pesadas.
Os rolamentos autocompensador de esferas possuem uma pista do anel externo que forma uma superfície onde o centro é comum ao centro do rolamento, o anel interno é composto por duas pistas. O rolamento autocompensador de esferas são capazes de alinhar-se sozinho e compensar as possíveis irregularidades de acabamento do eixo, erros de montagem e outras possíveis fontes de desalinhamento. Esse tipo de rolamento a carga axial é limitada e não são adequados para receber aplicações com cargas axiais pesadas. A montagem e desmontagem quando é aplicado um adaptador no furo cônico do anel interno é muito mais simples e por esse motivo os adaptadores são geralmente usados em equipamentos com eixos motrizes.
Os rolamentos de esferas da NTN -SNR são compostos de esferas rolantes, separadas por duas "pistas" ou anéis de rolamento, que servem para reduzir a superfície de contato e o atrito nos planos móveis. A rotação das esferas reduz o coeficiente de atrito quando as superfícies planas se esfregam uma na outra. Como a superfície de contato entre as esferas e as pistas é relativamente pequena, os rolamentos de esferas têm, em vista de seu tamanho, uma capacidade de carga menor que outros rolamentos de elementos rolantes.