Por que os rolamentos falham?

Falhas no Rolamento

Falhas no Rolamento 

Sabemos que os rolamentos são peças fundamentais para o bom funcionamento de uma indústria e que possíveis falhas podem acarretar uma série de problemas como a perca de produtividade e aumento dos custos ligados a fabricação, pois uma máquina parada não gera lucro, pelo contrário somente gastos. Por mais que em alguns casos isolados as falhas nos rolamentos sejam plausíveis é importante saber os motivos que ocasionam tal situação e as tê-la sobre controle, para que assim não haja falhas geradas por erros de instalação ou por má gestão e cuidado.

As falhas em rolamentos podem aparecer por diversas causas diferentes como: fadiga, vedação ineficiente, lubrificação inadequada, carga maior que a prevista, ajuste errado ou inadequado e montagem incorreta. 

Fatores que Contribuem para Vida Útil do Rolamento

Mesmo que seja possível calcular a vida útil de um rolamento existem certos fatores que podem adiantar ou atrasar o tempo de uso do dispositivo.

Qualidade dos rolamentos

É fundamental para uma instituição que quer bons resultados possuir bons rolamentos, pois somente com estes poderá ter a certeza de qualidade e longa vida útil. Nessa questão a Rolport Rolamentos é distribuidora autorizada da NTN que é uma das principais empresas do mercado, atendendo os mais elevados padrões de qualidade em diversos setores industriais e tudo isso com qualidade e excelência.

Armazenagem

A armazenagem do rolamento é muito importante pois má realizada pode gerar custos e retrabalho, sendo assim medidas simples podem fazer total diferença quando o assunto é a armazenagem. Uma medida simples a ser tomada é que na chegada de mercadorias novas tais sejam colocadas para trás permitindo assim que as que estão a mais tempo em estoque sejam as primeiras a sair, dessa forma nenhum produto fica por muito tempo parado o que é fundamental para algumas situações, como por exemplo no caso dos rolamentos que possuem vedações ou placas de proteção, pois estes são lubrificados na fábrica e a graxa tem prazo determinado de vencimento.

Montagem

Para um bom desempenho e longa vida útil é fundamental que os rolamentos sejam instalados de forma correta, sendo assim montagens inadequadas podem facilmente danificar os rolamentos, podendo ocasionar em falhas prematuras. 

Lubrificação

A lubrificação é sem dúvidas uma das atividades mais importantes quando o assunto é a manutenção do rolamento, se essa lubrificação ocorrer de forma correta ela permitirá que os rolamentos trabalhem de forma confiável e com uma vida útil consideravelmente maior do que teriam normalmente.

Vedação

A vedação serve para manter o lubrificante dentro do rolamento e deixar qualquer resíduo contaminante fora dela, se a aplicação da vedação for aplicada corretamente as falhas prematuras no dispositivo podem ser esperadas.

Nós da Rolport Rolamentos trabalhamos com as melhores marcas de rolamentos do mercado como: NTN, Timken, SNR, Bower, RBC, Rolmax, Bürger, entre outros.  Entre em contato conosco hoje mesmo e realize sua cotação. Teremos o prazer de atendê-lo da melhor forma possível.