Mancais e Rolamentos Industriais.

Mancais e rolamentos industriais

MANCAIS E ROLAMENTOS INDUSTRIAIS.

Hoje em nosso post iremos falar sobre mancais e rolamentos, eles são dispositivos mecânicos muito utilizados na indústria e está presente em vários segmentos. 

Os rolamentos são itens essenciais para manter o funcionamento e as atividades de máquinas e equipamentos, são responsáveis pelo movimento rotativo ou linear e têm como principal função diminuir a fricção entre as superfícies, evitando assim o desgaste das peças e ajudam a suportar cargas. 

A maioria dos rolamentos são compostos por três elementos, sendo eles: Anéis interno e externo, corpos rolantes e as gaiolas. É possível encontrar uma enorme variedade de modelos e tipos de rolamentos que podem ser classificados de acordo com seus anéis, como os rígidos de esferas, de rolos, de contato angular e axiais, eles também podem ser classificados através da direção em que a carga é aplicada, sendo elas axiais ou radiais. Podemos citar alguns exemplos dos rolamentos mais utilizados e conhecidos no mercado, sendo eles:

O rolamento mais comum e que possui uma grande utilização no mercado, devido as sua ampla gama de aplicações são os rolamentos rígidos de esferas. 

Mancais

MANCAIS.

Agora vamos falar sobre um item tão importante quanto os rolamentos, que são os mancais. 

O mancal são muito utilizados em indústrias mecânicas e em vários tipos de maquinários, é um item que serve como apoio fixo para itens que possuem movimentos giratórios, deslizantes ou oscilantes mais conhecidos como eixos. Esses componentes são destinados para assegurar a movimentação rotativa entre duas superfícies.  São composta de uma estrutura de ferro fundido e bipartida, que encerra o casquilho no qual gira o eixo.

Os mancais podem ser classificados em duas principais categorias, sendo elas :

MANCAIS MONOBLOCO.

A maioria dos mancais monobloco são fabricados de ferro fundido ou em aço estampado, mas também podem ser encontrados  em ferro fundido nodular ou aço, que são mancais com execuções especiais. Os mancais monobloco foram produzidos para serem montados juntamente com os rolamentos de fixação, mais conhecidos como abaulados.

MANCAIS BIPARTIDO.

Os mancais bipartida assim como os mancais monobloco também são fabricados de ferro fundido e existem algumas execuções especiais que são fabricados em aço ou ferro fundido nodular. A diferença desse mancal para o mancal monobloco é que eles possuem uma montagem e desmontagem muito fácil e simples, devido a eles serem bipartido isso facilita muito esse processo. Possuem uma manutenção simples e de baixo custo.

Tendo como base essa classificação, pode se encontrar diversos tamanhos, tipos e variações de mancais, podemos citar aqui algumas delas:

  • Mancais de Escorregamento, Deslizamento ou Bucha.
  • Mancais de Rolamento.
  • Mancais Hidrodinâmicos.
  • Mancais Hidrostáticos.
  • Mancais Aerostáticos.

ONDE ENCONTRAR ROLAMENTOS E MANCAIS?

A Rolport Rolamentos é uma empresa especializada em rolamentos industriais e componentes correlatos, estamos no mercado desde 1987 oferecendo as melhores soluções e oportunidades para nossos clientes.

Na Rolport você encontra as melhores marcas de rolamentos e mancais de primeira linha. Somos distribuidores autorizados das marcas NTN, NTN-SNR, NTN-BOWER, Timken, Rolmax, Burger, BGL, RBC e FRM.

Conheça nossa empresa.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos