Indústria 4.0 e Seus Impactos.

Indústria 4.0

Indústria 4.0.

As três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação de forma respectiva, elevando assim a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o centro do desenvolvimento econômico. A quarta revolução Industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo digital, físico e biológico.

Antes de falarmos de forma especifica da indústria 4.0 (quarta revolução), vamos entender como funcionaram as revoluções que a antecederam.

Indústria 1.0: Em meados do século XII, a indústria dava o que seria o seu primeiro passo rumo à tecnologia que temos hoje. O período que ficaria conhecido como “Revolução Industrial” foi marcado pelo aumento da produtividade no setor têxtil, através da invenção da máquina a vapor.

Indústria 2.0: Na segunda revolução foi à indústria automobilística que faria sua contribuição para a história. Em 1913, a rede Ford introduz a primeira linha de montagem industrial, alcançando um aumento considerável na produtividade das fábricas. Em seguida diversas empresas aderiram ao padrão Ford de fabricação devido a sua tamanha eficácia de manufatura.

Indústria 3.0: Por volta dos anos 70, surgiam os primeiros sistemas de automação, iniciando a montagem automatizada para aplicação industrial, por meio de computadores, máquinas de inserção de componentes, centros de usinagem entre demais outros.

Com isso aqueles trabalhos árduos que antes tinham a necessidade de serem realizados por homens, começaram ser feitos por maquinas e equipamentos robotizados.

Esse modelo de indústria altamente automatizado abriu portas para que fossem criadas grandes inovações tecnológicas, tais como smarthphones, tablets entre outros produtos eletrônicos que utilizamos em nosso dia a dia.

Indústria 4.0: Se trata de um conceito recentemente proposto para a indústria que engloba as principais tecnologias e inovações dos campos de automação, tecnologia da informação e controles aplicados aos processos de manufatura. A partir de sistemas cyber físicos, internet das coisas e a internet dos serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Isso significa um período novo no contexto das grandes revoluções industriais. Com as indústrias inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos são fabricados, causando impactos em diversas áreas do mercado.

Impactos da Indústria 4.0.

Um dos maiores impactos causados pela indústria 4.0 será uma mudança que afetará o mercado como um todo. Consiste na criação de novos modelos de negócios. Em um mercado considerado muito exigente, muitas empresas já procuram integrar os seus produtos as necessidades e preferências especificas de cada um dos seus clientes. A customização prévia do produto por parte dos clientes tende a ser uma variável a mais no processo de fabricação, mas as fabricas inteligentes da indústria 4.0 serão capazes de levar a modificação de cada cliente, levando em conta suas necessidades e preferências.

Outro ponto que será impactado pela quarta revolução, será a pesquisa de desenvolvimento nos campos de segurança em T.I confiabilidade da interação e produção máquina a máquina. A tecnologia deverá se desenvolver de forma corriqueira para que se torne viável a adaptação das indústrias e empresas a este novo padrão que está surgindo.

Os funcionários dessas indústrias também precisarão se adaptar, pois com as fabricas ainda mais automatizadas novas demandas surgirão enquanto algumas deixarão de existir, por isso devemos ficar atentos ás mudanças dessa revolução. Os trabalhos manuais e repetitivos já vêm sendo substituídos desde a revolução antecessora por mão de obra automatizada e robótica, e agora com a indústria 4.0 isso tende a continuar e aumentar de forma drástica. Por outro lado, as demandas em pesquisa e desenvolvimento oferecerão oportunidades para profissionais tecnicamente capacitados, com formação multidisciplinar para compreender e trabalhar com a variedade de tecnologia que compõe uma fabrica inteligente. 

Use a tecnologia para se destacar no mercado.

A alta competitividade empresarial torna necessário inovar sempre para se consolidar no mercado. Afinal seus concorrentes com toda certeza estão buscando formas de se expandir, gerar mais lucro e, claro, te superar. Por esses motivos que você deve estar sempre atento ás novas tecnologias e novidades que o mercado proporciona, implementando todo tipo de estratégia que possa trazer resultados efetivos.

Por isso, use o conceito da indústria 4.0 para alavancar seu negócio e trazer o sucesso cada vez mais perto de você.

Se você busca outras dicas valiosas como essas, é só conferir nossas outras postagens.

Se estiver precisando de mancais, buchas ou rolamentos industriais entrem em contato conosco e realize a sua cotação hoje mesmo.

Somos distribuidor autorizado das marcas NTN, SNR, Bower, Timken, Rolmax, FRM, BGL, BRG e Burger.