Curiosidades sobre a Indústria

Cinco curiosidades sobre a indústria

Cinco Curiosidades sobre a Indústria.

As atividades industriais estão distribuídas em praticamente quase todo o mundo, essas são fundamentais para a economia dos locais onde residem, pois geram milhões de empregos todos os anos. Infelizmente uma boa parte da população desconhece as atividades industriais, o que leva em muitas vezes a visões equivocadas e prematuras sobre como tais realmente funcionam e sobre o seu papel perante a sociedade.

Por isso hoje iremos falar sobre cinco curiosidades da indústria com informações sobre as atividades da indústria de forma geral.

1- Ferramentas e equipamentos

A nossa primeira curiosidade é sobre ferramentas e equipamentos utilizados nas indústrias. Existem uma infinidade de ferramentas e equipamentos, ambos podem ser utilizados dentro das indústrias de diversas formas distintas como: as ferramentas de corte, prensas, planadores, lixadeiras, esteiras e ferramentas para usinagem. Esses equipamentos podem variar de forma brusca dependendo do ramo de atividade desenvolvido pela Indústria. É interessante destacar que podem ocorrer certas variações de acordo com a demanda e do porte da linha de produção, pois podem ser mais rápidos ou mais lentos, computadorizados ou operados manualmente.

2- Resíduos e poluição

Nossa segunda curiosidade vai falar sobre a visão que temos a respeito das indústrias para com o meio ambiente. Atualmente existem diversos casos onde as indústrias são vistas como vilãs quando o assunto é o meio ambiente ou a própria sustentabilidade, mas, existem uma serie de leis e normas que obrigam essas instituições a zelar pelo meio ambiente, como por exemplo, as ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) A ODS 9 diz; “Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação” essa é uma das normas que as indústrias devem seguir. A maioria das indústrias atualmente possui um controle rigoroso na destinação dos seus resíduos e muitas realizam atividades de compensação ambiental sendo considerados até mesmo amigos e amigas do meio ambiente.

3- Mão de Obra

Nossa próxima curiosidade irá nos falar sobre o funcionamento de algo muito importante e complexo que é a mão de obra dentro das organizações. Manter uma indústria funcionando pode não ser tão simples quanto parece. As regras nas linhas de produção são complexas e para o perfeito funcionamento é exigido pessoas qualificadas. Engenheiros de produção que realizam planejamentos e coordenam as atividades desenvolvidas, trabalhadores manuais que necessitam de treinamento adequado e muitas outras funções de apoio são necessários para o funcionamento de uma indústria.

4- Condições de trabalho

Antigamente tínhamos o cenário onde indústrias e fabricas eram vistas como ambientes completamente insalubres, ou seja, ambientes inseguros, sujeitos a acidentes e incidentes, mas isso vem se modificando com o passar do tempo. As novas tecnologias e a evolução da legislação e nas relações de trabalho transformam cada vez mais as indústrias em ambientes seguros e salubres. Obviamente ainda existem riscos e fatores insalubres e de desgastes, mas quando existe a manufatura correta com os equipamentos e dos postos de trabalho esse risco torna-se mínimo ou até mesmo zero quando o comparamos ao passado.

5- Remuneração dos trabalhadores

Mesmo estando no século XXI ainda existem pessoas que pensam que trabalhar em indústria é sinônimo de exploração, talvez a alguns séculos atrás isso fosse realmente verdade, pois os trabalhadores das indústrias tinham direitos mínimos e salários menores ainda, mas trazendo pro nosso cenário atual, temos uma escassez da mão de obra qualificada o que  torna os trabalhadores das indústrias uma classe cada vez mais valorizada, melhor remunerada, reconhecida e incentivada.

Para mais informações valiosas como essas acompanhe nosso blog, também não deixe de conferir nossas outras postagens, possuímos conteúdos exclusivos sobre diversos assuntos, confira.

Se está precisando de mancais, buchas ou rolamentos industriais, entre em contato conosco e solicite sua cotação hoje mesmo. 

A Rolport Rolamentos é distribuidora autorizada das melhores marcas do cenário industrial como: NTN, Timken, SNR, Bower entre muitas outras. Fale conosco


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos