Tipos de Rolamentos Industriais. Conteúdo Completo Sobre Rolamentos!

Tipos de Rolamentos Industriais

TIPOS DE ROLAMENTOS

Rolamentos são componentes que possibilitam a rolagem de outros equipamentos e tem a como função também reduzir o atrito entre as superfícies do eixo do rolamento. São compostos por um anel interno com pista externa e um anel externo com pista interna e elementos rolantes, que podem ser rolos cônicos, esferas, rolos cilíndricos entre outros e são esses itens rolantes que preenchem o espaço entre as pistas compostas no rolamento.  Cada modelo e tipo de rolamento foram projetados para receber uma capacidade de carga, podendo ser cargas axiais e radiais, isso varia muito de modelo para modelo, por isso sempre consulte o catalogo e as especificações de cada rolamento.  Alguns rolamentos podem conter gaiola ou não, que são utilizadas para fixas e manter a posição dos elementos rolantes. 

Rolamentos Industriais

ROLAMENTOS INDUSTRIAIS

Agora que você já sabem o que é rolamento e para que serve, vamos falar um pouco sobre os rolamentos industrias, que são mais exigentes devido a agressividade do ambiente em chão de fábrica. Os rolamentos podem ser classificados em dois principais grupos, sendo eles os rolamentos de esferas ou de rolos. 

O rolamento de esferas tem a sua classificação de acordo com a configuração dos seus anéis, por exemplo, os rígidos de esferas, de contato angular e axiais. Já os rolamentos de rolos podem ser classificados de acordo com a forma dos rolos, exemplos os rolos cilíndricos, agulhas, cônicos e esféricos. Os rolamentos também podem ser classificados devido a sua carga, de acordo com a direção em que é aplicada. Existem outros métodos de classificação como, por exemplo, o número de pistas de rolamentos que possuem se é rolamentos separáveis ou não.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre rolamento, vamos falar sobre os tipos de rolamentos industriais que podemos encontrar no mercado com grande facilidade, dentro dessas duas classificações que citei no paragrafo acima (Rolamentos de esferas e rolamentos de rolos) eles são disponíveis em vários modelos, tipos, séries e tamanhos. Podemos classificar eles em:

  • Rolamentos de Esferas
  • Rolamentos de Agulhas
  • Rolamentos de Rolos Cônicos
  • Rolamentos de Rolos Cilíndricos
  • Rolamentos Autocompensadores
  • Rolamentos Axiais

ROLAMENTOS DE ESFERAS

Os rolamentos de esferas são o tipo mais comum e utilizado em varias aplicações no mercado. Esse tipo de rolamento é indicado para altas velocidades e foram projetadas para suportar cargas radiais e axiais em ambas as direções e são rolamentos que exigem pouca manutenção. Como dito anteriormente, os rolamentos de esferas por possuírem uma ampla utilização no mercado, eles podem ser encontrados em diversos modelos, tipos e tamanhos, como, por exemplo, os rolamentos rígidos de esferas, rolamento fixo de uma carreira de esferas, rolamentos de esferas de escora dupla, rolamentos de esferas de contato angular de uma carreira, de duas carreiras de esferas,  autocompensador de esferas, rolamento de esferas pequeno e miniatura, rolamento de esferas de quatro pontos de contato, entre outros.

ROLAMENTOS DE AGULHAS

Os rolamentos de agulhas se diferenciam dos outros rolamentos por conterem uma gaiola que aloja uma grande parte de roletes com o diâmetro menor que a sua longitude. Esse tipo de rolamento foi projetado para suportar uma elevada capacidade de carga, tendo em conta o seu tamanho comparado aos outros rolamentos. São indicados para aplicações onde o espaço radial é bastante limitado. Os rolamentos de agulhas possuem algumas variações também, para diversas aplicações condições operacionais, sendo elas:

  • Rolamentos de agulha alinhável
  • Rolamento de agulha maciço
  • Rolamentos de rolos de agulhas combinados
  • Rolamentos axiais de agulhas entre outros.
  • Rolos de leva

ROLAMENTOS CÔNICOS

Os rolamentos cônicos são compostos por pistas de anel interno e externo cônico e com rolos cônicos. Foram projetados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. São rolamentos que possuem uma grande utilização e tem uma popularidade nas aplicações para cubos de rodas de veículos leves, agrícolas e industriais, fusos de máquina-ferramenta, entre outros. Possui baixo atrito vida útil longa, maior confiabilidade operacional, consistência de perfis e tamanhos dos rolos, aplicação em rolamentos rígidos, período de amaciamento com picos de temperatura reduzidos e são rolamentos separáveis e intercambiáveis.

Os rolamentos de rolos cônicos podem ser encontrados em diversos modelos, séries e tamanhos. Podemos citar alguns modelos como os rolamentos de rolos cônicos de uma carreira, de uma carreira de rolos cônicos pareados, de duas carreiras de rolos cônicos, de quatro carreiras de rolos cônicos.

 ROLAMENTO AUTOCOMPENSADOR

Os rolamentos autocompensador podem ser encontrados em duas versões, sendo elas, os rolamentos autocompensador de rolos e o de esferas, são compostos por uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas e um ângulo em relação ao eixo do rolamento. O ponto central da esfera na pista do anel externo desse rolamento fica localizada no eixo do rolamento.

ROLAMENTO AXIAL

Os rolamentos axiais foram projetados para suportar cargas exclusivamente axiais. Esse tipo de rolamento atende a diversas aplicações e podem ser encontrados em alguns modelos como os rolamentos axiais de esferas de escora simples, axiais de esfera de escora dupla, rolamentos axiais de agulhas, entre outros. Os rolamentos axiais são utilizados principalmente para reduzir o atrito, aumentando assim a sua capacidade de carga rotação e durabilidade de qualquer equipamento.

ROLAMENTO DE ROLOS CILÍNDRICOS

Os rolamentos de rolos cilíndricos têm a sua utilização em diversas aplicações industriais. É composto por um anel interno ou externo separável, esse tipo de rolamento possui uma montagem e desmontagem fácil. Foi projetado para suportar cargas radiais elevadas, em relação a sua carga axial ele também pode suportar somente se ombros sobre o anel interior ou anel exterior estiverem presentes. Esse tipo de rolamento é indicado para aplicações que envolvem uma carga radial pesada de impacto e para aplicações de alta velocidade para as quais podem ser usinados com precisão devido a sua estrutura.

A Rolport Rolamentos é uma empresa especializada em rolamentos industriais de diversos segmentos. Trabalhamos com todos os modelos e tipos de rolamentos que você precisa. Entre em contato com um de nossos vendedores e solicite um orçamento.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos