Rolamento Nacional: Tudo o que você precisa saber!

Rolamento Nacional

Hoje em dia a massa de empresas estrangeiras que tem fábrica aqui no Brasil é enorme, não só no segmento de rolamentos, mas no automotivo, tecnológico e entre outros segmentos. As marcas mais conhecidas normalmente têm fábricas em diversos lugares pelo mundo, por exemplo, a NTN de origem japonesa, tem sua fábrica aqui no Brasil, em Curitiba e Guarulhos, praticamente voltado para o segmento automotivo, a marca TIMKEN é uma marca de origem norte-americana que é conhecida por dar início aos rolamentos de rolos cônicos, a fábrica dela no Brasil era localizada em São Paulo, Santo Amaro, mas em torno de nove anos a fábrica foi fechada.

Claro, há empresas que são nacional mesmo, que tem sua origem brasileira, só que são extremamente pequenas, não tem um porte de uma marca estrangeira que coloca uma fábrica para distribuição em algum país.

Há diversas empresas de mancais nacionais, dois exemplos de empresas do segmento de chumaceira (mancal), são: Bürger e FRM. Bürger é de origem brasileira e tem sua fábrica em Guarulhos, e a FRM fica localizada em Curitiba.

São marcas completamente especializadas em mancais e correlatos.

Marcas que tem sua origem brasileira dão mais facilidade de contato com o cliente, como por exemplo, em serviços de garantia, parceria e entre outras coisas. Este é o principal ponto de comprar com uma marca nacional comparando com alguma marca estrangeira (que não tem nenhum serviço no país aonde você se localiza).

No século XX quando as empresas automotivas se instalaram fábricas aqui no Brasil (ex: Chevrolet, FIAT, Volkswagen e Ford), logo atraiu as empresas de fora do país de rolamentos, para justamente fornecer esses rolamentos para essas marcas citadas acima, como a Timken, por exemplo, que ficou em torno de 50 anos com a sua fábrica em Santo Amaro, mais ou menos há nove anos a fábrica da TIMKEN foi fechada, e hoje só tem um centro de repotencialização em Sorocaba e um escritório em São Paulo.

O QUE É ROLAMENTO?

Rolamento é um tipo de dispositivo que da permissão relativa ao controle entre duas ou mais partes. Servindo para dar alteração a fricção do deslizamento entre as superfícies do eixo e do mancal por uma fricção de rolamento. Dando a entender aos chamados dos corpos rolantes, como as bolas, os rodízios, e entre outras coisas. Anéis que dão a composição dos trilhos de roldana e a caixa interposta entre os anéis. Estes elementos em geral são de aço combinado com um cromo e as suas dimensões são submetidas a um sistema de normalização do rolamento.

O primeiro registro de rolamentos na história que foi encontrado foi na década de 1930, no Lago Nemi. Pesquisadores deram de encontro aos vestígios de dois navios do imperador Romano Calígula, que são datados de -41 d.C. Como principal vestígio estavam os rolamentos de esferas mais antigos conhecidos até hoje: com esferas de bronze e outro com esferas de madeira.

TIPOS DE ROLAMENTOS E CORRELATOS

Tipos de Rolamentos e Correlatos

Rolamentos de esferas

Rolamentos de esferas são destacadamente versáteis. Tendo sua indicação para velocidades extremamente altas e altas, aguentando cargas radiais e axiais em qualquer uma das direções e exigindo pouca manutenção.

Rolamentos de contato angular de uma carreira de esferas da uma permissão para o apoio da carga radial, e, em um único sentido, a carga axial. A esfera e os anéis internos e externos formando alguns ângulos de contato de 15° a 40°. Tendo o tamanho maior a capacidade de carga axial; os de menor ângulo são favorecidos para a utilização em altas rotações.

Rolamento de contato angular de duas carreiras de esferas tem uma configuração básica de duas peças com uma carreira de esferas de contato angular, tendo a sua disposição de costa a costa e os anéis internos e externos estando cada vez mais integrados em uma única peça.

Rolamento Autocompensador de Esferas obtêm o anel interno, possuindo duas pistas e a pista do anel externo é esférica. A centralização do raio que da a forma dessa superfície da uma coincidência com o centro do rolamento de esferas, dando consequência ao anel interno, as esferas e a gaiola inclinando-se livremente em relação ao anel externo, dando uma proporção à correção dos erros de alinhamento que ocorreram devido a casos como desvio na usinagem do eixo e alojamento, e entre outras deficiências na instalação, que serão corrigidos automaticamente.

Rolamentos de Rolos

Os rolamentos de rolos têm a sua constituição por linha de contato, devidamente a isso, esse tipo de contato faz com que o rolamento tem uma capacidade de carga comparável ao rolamento de esferas do mesmo tamanho, porém tendo o seu limite de rotação menor, por eles terem um aumento no atrito entre a pista e o elemento rolante.

Rolamento de Rolos Cilíndricos tem a sua construção simples em que os rolos de forma cilíndrica estão tendo um contato linear com a pista. Possuindo uma grande capacidade de carga, principalmente, dando apoio a carga radial.

Rolamentos de rolos cônicos são integrados como corpos rolantes, sendo guiados pelo um rebordo maior do anel interno. Rolamentos de rolos cônicos tem uma grande capacidade de carga, dando permissão ao apoio da carga radial, e, num único sentido, a carga axial.

Rolamento Autocompensador de rolos tem a sua constituição por um único anel interno com duas pistas, anel externo com alguma pista esférica e rolos com a superfície de rolagem esférica. Como o centro da pista esférica do anele externo dá coincidência com o centro do rolamento, os rolamentos autocompensadores de rolos tem o seu projeto para que os erros do alinhamento nos eixos e alojamentos ou flexões nos eixos sejam ajustados automaticamente fazendo com que não ocorram cargas anormais no rolamento.

Nós da Rolport Rolamentos somos localizados em São Paulo capital, no bairro da Mooca, n° 229. Trabalhamos com os melhores rolamentos de origem brasileira, prestando serviços e produtos de alta qualidade, para que a necessidade proposta do cliente seja saneada, com esforço, ética e proatividade.

Solicite uma cotação com a Rolport Rolamentos, trabalhamos com diversos setores industriais, como mineração, pedreira, cimenteira, ferroviária e entre outros segmentos.

Rolport Rolamentos, trabalhando desde 1987 para distribuir soluções aos nossos clientes.

Fique por dentro do mundo dos Rolamentos