Conheça os Principais Tipos de Rolamento de Esferas!

Principais Tipos de Rolamentos de Esferas

QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE ROLAMENTOS DE ESFERAS

Sabemos que os rolamentos são peças essenciais para o bom funcionamento de qualquer máquina ou equipamento industrial. Eles podem ser encontrados em diversos modelos, variedades e tipos de rolamentos, como por exemplo, os rolamentos de esferas, rolamento autocompensador, rolamentos de rolos cônicos, rolos cilíndricos, rolamentos axiais, rolamentos de agulhas, entre outros.

Hoje iremos falar mais diretamente sobre os rolamento de esferas, que  são os mais comuns e mais utilizados nas aplicações em diversos segmentos no mercado.  Foram projetados para suportar cargas radiais e cargas axiais e tem como sua principal característica a sua velocidade de rotação, que comparada aos outros tipos de rolamentos é maior. São rolamentos considerados resistentes em operações e exigem pouca manutenção.  Esse tipo de rolamento tem a sua utilização em aplicações de alta precisão em diversos setores, entre eles podemos citar: Agricultura, construção, máquinas ferramentas e indústrias em geral. 

É possível encontrar uma grande variedade de rolamentos de esferas, entre eles podemos citar alguns exemplos como:

Tipos de Rolamentos de Esferas

TIPOS DE ROLAMENTOS DE ESFERAS

ROLAMENTOS RÍGIDOS DE ESFERA

Os rolamentos rígidos de esferas são considerados os mais versáteis e mais utilizados no mercado, o projeto deles é simples e não são rolamentos do tipo separáveis. Eles são indicados para altas velocidades e podem suportar cargas radiais e axiais em ambas as direções e são componentes que necessitam de pouca manutenção. 

Os rolamentos rígidos de esferas podem incluir rolamento com anel elástico para facilitar o posicionamento do anel externo, na montagem, rolamentos com compensação de expansão que podem absorver variações dimensionais da superfície do rolamento devido às variações da temperatura do alojamento e rolamentos da série TAB que possuem resistência á contaminação na lubrificação.  

ROLAMENTOS DE ESFERAS DE CONTATO ANGULAR

Os rolamentos de esferas de contato angular possuem pista no anel interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo, devido a isso eles são adequados para suportar cargas combinadas, o que significa cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. Falando sobre a sua capacidade de carga axial ela se torna maior á medida que o ângulo de contato aumenta, podemos definir o ângulo de contato como o ângulo entre a linha que une os pontos de contato da esfera e as pistas no plano radial, ao longo do qual a carga combinada é passada de uma pista para a outra e uma linha perpendicular ao eixo do rolamento.

Podemos destacar alguns modelos para esse tipo de rolamentos de esferas de contato angular, que são usados com uma maior frequência, sendo eles:

  • Rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular
  • Rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular
  • Rolamentos de esferas de quatro pontos de contato

ROLAMENTOS AUTOCOMPENSADOR DE ESFERA

Os rolamentos autocompensador de esferas possuem duas carreiras de esferas, uma pista esférica no anel externo e duas ranhuras de pista profundas e ininterruptas no anel interno. Esse tipo de rolamento pode ser encontrado na versão aberta ou vedado. O rolamento autocompensador de esferas tem como principal responsabilidade ajudar no alinhamento das máquinas, além disso é o rolamento que apresenta o menor nível de atrito comparado ao demais rolamentos de esferas encontrados no mercado. Outra característica muito relevante dessa peça é que ela permite o superaquecimento da máquina, ou seja, permite que a máquina trabalhe com temperaturas menores mesmo em velocidade mais alta. 

Podemos citar outras características para os rolamentos autocompensador de esferas:

  • Acomoda desalinhamento estático e dinâmico
  • Excelente desempenho em alta velocidade
  • Mínimo de manutenção
  • Baixo atrito
  • Excelente desempenho com carga leve
  • Baixo ruído

ROLAMENTOS AXIAIS DE ESFERAS

Os rolamentos axiais de esferas são compostos por anéis em configuração de arruelas com canal e gaiolas com as esferas embutidas, que podem ser classificadas em assentos planos ou autocompensadores. Esse tipo de rolamento foi projetado para suportar apenas cargas axiais e não devem ser submetidos a nenhum tipo de carga radial.

Eles podem ser encontrados em duas versões: O de escora simples ou de escora dupla.

Os de escora simples são compostos por dois anéis e uma única carreira de esferas e gaiola, projetados para suportar apenas carga axial em um único sentido, já o de escora dupla é composto por três anéis e duas carreiras de esferas, além da gaiola, suporta apenas carga axial nos dois sentidos.

Algumas características para esse tipo de rolamento são:

  • Separáveis e intercambiáveis (Facilita a montagem e a desmontagem)
  • Desalinhamento inicial (Podem acomodar o desalinhamento inicial)
  • Ajuste interferente (As arruelas de eixo apresentam furo na base para que assim permita um ajuste interferente. O furo da arruela da caixa de mancal é torcido e é sempre maior do que o furo da arruela de eixo).

Rolamentos Diversos

ROLAMENTOS DE ESFERAS PEQUENOS E MINIATURAS

Os rolamentos com dimensão de furo maior que 9 mm, são denominações para rolamentos de esferas pequenos e miniaturas. O canal da pista no anel interno e do anel externo desse tipo de rolamento apresenta um perfil lateral em arco, com raio ligeiramente maior que o das esferas. Referente a sua carga, são projetados para suportar carga radial, mas permitem o apoio da carga axial em ambos os sentidos. Pelo seu torque de atrito ser pequeno eles são mais indicados para aplicações que requerem baixo ruído e vibração e em locais de alta velocidade de rotação. Os rolamentos de esferas pequenos e miniaturas podem ser encontrados também nas versões aberta (Blindada com placas de aço tipo ZZ) e nas versões vedada com proteção de borracha tipo DD.

Referente às gaiolas utilizadas nesse tipo de rolamentos são as do tipo prensadas de aço. 

ROLAMENTOS DE ESFERAS DE QUATRO PONTOS DE CONTATO

Os rolamentos de esferas de quatro pontos de contato são compostos por anel interno bipartido num plano perpendicular ao centro do eixo. São rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular composto por anéis internos e externos separáveis. Referente a sua carga, esse tipo de rolamento permitem apoiar a carga axial em ambos os sentidos, com uma única peça.  O ângulo de contato que é formado pela esfera e os anéis interno e externo disposto nesse rolamento é de 35º. Utilizando-se com uma peça desse rolamento pode substituir a combinação face a face ou costa a costa do rolamento de esfera de contato angular. Sobre as suas gaiolas, normalmente as mais utilizadas são as usinadas de latão. 

Referente às designações dos rolamentos de esferas de quatro pontos de contato são:

  • QJ2
  • QJ3

Gostou do artigo? Nós da Rolport Rolamentos pensando em sempre oferecer o melhor para os nossos clientes, estamos produzindo conteúdos semanais com diversos assuntos relacionados ao mercado de rolamentos industriais, para que assim possamos passar conteúdos relevantes e que vão adquirir muito mais conhecimento a todos aqueles que se interessam pela área ou simplesmente convivem com esse assunto devido ao seu trabalho.

Precisando de rolamentos de esferas para a manutenção de suas máquinas ou equipamentos industriais? Conheça a nossa empresa, entre em contato e solicite um orçamento.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos