Você sabe quando é a hora de trocar o rolamento?

Quando é a hora de trocar o rolamento

QUANDO É A HORA DE TROCAR O ROLAMENTO?

Com certeza o rolamento é uma das principais peças de máquinas industriais, seu uso acaba sendo obrigatório, ele assegura o desempenho correto trabalhando em cima para ter a maior eficiência possível. Há diversos tipos de precauções que devem ser feitas para que o rolamento atinja certo nível de longevidade, alguns desses tipos de precaução é lubrificação, manutenção preventiva e a troca de rolamentos.

A mudança de rolamentos é a principal parte do cuidado com equipamentos industriais, dando visão que eles são peças que tem seu desgaste ao longo do tempo. Claramente, além disso, há pessoas que tem seus problemas em suas máquinas por causa de erros na hora da montagem também a falta de manutenção. A presença de sujeira, um longo tempo de produção e excesso de carga são uns dos fatores que, somados a ausência de alguns processos preventivos, tem a sua contribuição para a deterioração do rolamento.

Tendo em mente que, por mais que você adie, fazer a troca do rolamento é inevitável. 

SINAIS DE TROCA DO ROLAMENTO

Um tipo de evidência que chega a ser normal de tão comum em um rolamento que precisa ser trocado, é a emissão de barulhos mais altos que o usual. É norma que o rolamento faça um ruído suave, considerando que o trabalho que o rolamento realiza envolve o suporte de variadas cargas, dando auxílio no movimento de outras peças.

O problema é que quando o som é emitido pelo o rolamento da a parecer que são duas peças se arranhando, dando um som muito elevado. Normalmente a existência desses sons de duas peças se arranhando são causadas por uma péssima lubrificação, sujeiras, folgas nas peças ou até mesmo sobrecarga. Questões de calor e umidade também influenciam no desempenho.

É importante ressaltar a importância da manutenção. Em grande parte dos casos, seja o barulho intenso ou não, para reconhecimento é feita a partir de um aparelho que é utilizado por empresas que são especializadas. Para ter o maior cuidado com suas máquinas e na sua produção, é bom contratar esses serviços regularmente.

Troca do rolamento

TROCA DO ROLAMENTO

Quando houver certeza que não há nenhuma possibilidade de adiar a hora da troca do rolamento, tenha total certeza de que o procedimento seja realizado de maneira correta. Desmontar e montar rolamentos são tarefas que tem haver o maior cuidado e seguir passo-a-passo das instruções para que não haja erros.

HORA DA DESMONTAGEM DO ROLAMENTO

Antes de qualquer coisa, garanta que as ferramentas que são necessárias estejam ao seu dispor, sabendo que a sequência de passos é revisando as instruções, fique em um local limpo e livre de riscos de contaminações estando com roupas e equipamentos que sejam apropriados.

A escolha das ferramentas deve estar de acordo com o tipo e o tamanho do rolamento. Até dependendo de seus diâmetros, são divididos em pequeno, médio e grande. Sendo assim, além de remover os rolamentos corretamente, não irá causar nenhum tipo de dano a outros componentes que fazem parte do maquinário, como o eixo e o mancal. Isso acaba evitando que a vida útil dos rolamentos que irão substituir os antigos seja prejudicada.

HORA DA MONTAGEM DO ROLAMENTO

Os preparos para montagem de um novo rolamento é parecido com a desmontagem do antigo. Considerando que, as roupas, ferramentas e as instruções são de extrema necessidade. Sempre bom lembrar que manter os rolamentos em suas embalagens originais até o momento da instalação, da certeza de um produto sem contaminações.

O início da montagem é crucial na definição da longevidade da peça. Se o rolamento não tem a sua montagem do jeito que deveria ser, seu ciclo acaba diminuindo rigorosamente. Tendo a sua estimativa que menos de ¼ de todas as falhas prematuras acabam acontecendo por causa uma má instalação feita e técnicas completamente diferentes do que se é indicado. Então por isso faça tudo nos conformes para que não ocorra nenhum problema inesperado, seja atento as recomendações, para que não haja nenhum erro possível, e a sua máquina continue tendo uma boa produtividade.

Rolport Rolamentos foi fundada no ano de 1987, e no decorrer dos anos foi passando a crescer no mercado de rolamentos industriais, se tornando uma das principais empresas da cidade de São Paulo, com a ajuda de fornecedores autorizados, como a NTN, SNR, BOWER, TIMKEN, RBC, BGL, FRM e Bürger. Trabalhando com as melhores marcas para melhor atender os clientes, marcas mundialmente reconhecidas, com todas as garantias conforme padrão ISO.

Rolport Rolamentos é uma das principais empresas de revenda de rolamentos industriais, tendo como principal característica a qualidade no atendimento, contando com uma equipe de vendedores totalmente preparados para atender qualquer cliente que necessita de determinado rolamento industrial. Além disso, a Rolport é distribuidor autorizado das melhores marcas do mercado, tendo em estoque mais de 25 mil rolamentos e correlatos. Entre em contato conosco, será um enorme prazer lhe atende-lo.