Você provavelmente já ouviu falar da classificação ABEC nos artigos anteriores da Rolport, mas talvez não saiba que tem pessoas que classificam o melhor rolamento com a classificação da ABEC, porque ele dá um índice de classificação, referindo-se á perfeição que o rolamento se encontra desde a sua fabricação até a sua eficiência em questão da rolagem, fazendo um breve resumo, as classificações ABEC foram feitas para fazer a medida do quão justo é o encaixe entre as peças e o quanto é lisa é a pista que são as pequenas caneletas que tem o seu encontro na parte interior do anel externo do rolamento, tendo como referência as esferas giram. Tendo a sua especificação, a ABEC dá uma referência apenas para a exatidão e precisão, devidamente a isso a classificação ABEC não tem a sua necessidade de ter diversos outros fatores críticos, que não são levados em consideração por alguns outros parâmetros.
A ABEC tem a sua utilização em cinco níveis para fazer a sua classificação, tendo a sua utilidade em números ímpares do 1 até o 9, em ordem crescente, sendo assim, quanto maior for o número, maior terá a sua classificação referente a precisão do rolamento produzido.
Rolamentos de Esferas tem uma grande utilização atualmente, nas principais aplicações de mercados automotivos e industriais, tendo a sua capacidade em suportar cargas axiais. A sua principal característica é a sua velocidade na hora da rotação, sendo assim a maior velocidade de rotação comparada a qualquer outro tipo de rolamento.
Rolamentos de Rolos Cônicos tem a sua fabricação de uma forma que as linhas centrais das pistas dos rolos convergem para algum ponto comum. Nas transmissões de cargas combinadas através de um anel interno e externo, o rolamento é empurrado contra o flange do anel interno.
Nas atuações de algumas cargas radiais, uma caixa axial tem a sua produtividade no rolamento capa e cone necessariamente ajustado em pares. O rolamento cônico tem a capacidade de aguentar cargas em ambas às direções, axial e radial.
Este tipo de rolamentos tem a sua construção de uma maneira simples, em que os rolos de forma cilíndrica ficam em contato linear com a pista. Possuindo uma enorme capacidade de carga, especialmente quando se dá apoio a carga radial. O Atrito dos corpos rolantes e o rebordo do anel são menores, tendo a sua adequação para grandes rotações.
Rolamento Autocompensador de Rolos dá uma permissão á aplicação de algumas cargas moderadas radiais, sendo assim, o rolamento ainda pode ir além, ele é rigorosamente resistente e da uma garantia de um serviço bem mais rápido e com uma menor mão de obra do operante possível.
Este rolamento tem suas particularidades, é apropriado para algumas aplicações onde existe algum desalinhamento que seja bem propício ao erro na montagem ou em alguma flexão do eixo. O rolamento autocompensador de rolos é constituído em uma grande série de configurações e materiais, que pode depender do tipo de aplicação e do porte do rolamento.
Este rolamento obtém duas carreiras de esferas e uma única pista esférica que é típica no anel externo. Dando a se tornar um rolamento insensível ao desalinhamento angular do eixo em relação ao mancal.
O rolamento autocompensador de esferas acaba dando uma geração de menor atrito que qualquer outro tipo de rolamento de esferas, permitindo que tenham uma produtividade com uma temperatura bem menor, mesmo estando em altas velocidades. O rolamento autocompensador de esferas tem a sua recomendação para necessidades em que tenha dificuldade desse alinhamento do eixo em ligação ao alojamento em alguns eixos de transmissão de movimento, dando uma enorme facilidade de fletir. Sendo que, o rolamento autocompensador de esferas é ótimo para aplicações que tem inclinação ao desalinhamento ou deflexão do eixo.
O resultado vem de uma boa acomodação do desalinhamento, dando o menor atrito possível da operação entre os rolamentos e uma longevidade.
Rolamentos Axiais de Esferas tem todo o seu desenvolvimento voltado para aguentar cargas axiais, sendo assim, não tem a submissão a cargas como os demais rolamentos. Ele tem a sua construção por anéis de arruelas com um canal e gaiolas com esferas embutidas. Além do mais, esse modelo específico de rolamento axial pode ser encontrado em duas versões; escora simples e dupla, contudo, assentamento plano e esférico.
Outra classificação que pode ocorrer, é sobre o questionamento da marca do rolamento, se um rolamento for de 1° linha ou não, rolamentos de 1°linha traz uma maior confiabilidade do cliente com a empresa, porque este tipo de rolamento tem maior longevidade comparada aos rolamentos de 2° linha, por isso é recomendado à compra de rolamentos com marcas mundialmente conhecidas, como; NTN-SNR-BOWER, TIMKEN, RBC e entre outras marcas, garantindo a eficiência na sua revenda ou na manutenção da sua máquina.
Existem dois tipos de empresas que trabalham com rolamentos industriais, no caso, sendo elas: “Indústria” e “Revenda”, se uma empresa é indústria, ela fábrica o rolamento, dando início ao caminho da peça até o ultimo consumidor. Indústrias conhecidas mundialmente, como marcas de 1° linha de rolamentos industriais, como por exemplo; NTN, SNR, BOWER, TIMKEN, RBC, FRM, ROLMAX e BÜRGER e entre outras indústrias que são fabricantes de rolamentos.
Agora uma empresa que é definida como uma empresa de revenda são aquelas que têm comprado o produto (rolamento) diretamente com a fábrica, ou quando recebe alguma cotação de algum produto que não tem em seu estoque, acaba comprando com outra empresa de revenda para repor o seu estoque. A maior confiabilidade do cliente referente a alguma empresa de rolamento é em questão da marca que ele é distribuidor autorizado, se forem marcas de 1° LINHA, a empresa de revenda já fica a um passo a frente de empresas que não tem nenhum distribuidor autorizado, ou se tem, são distribuidores de 2° linha.
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