ABEC: Classificações e precisão do rolamento tudo o que você precisa saber.

Você sabe o que é ABEC?

Você sabe o que é ABEC?

Provavelmente você já tenha ouvido falar classificação do ABEC, mas você sabe ao certo o que essa sigla significa?

A sigla ABEC significa (Annular Bearing Engineerring Committe) Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares. ABEC é uma sigla internacional de classificação de rolamentos quanto a sua precisão, tolerância, dimensões e nível de ruído dos rolamentos industriais , e foi desenvolvida pela ABMA (American Bearing Manufacturers Association). 

Os rolamentos possuem um índice de classificação do ABEC, refere-se á perfeição do rolamento, o quão bem ele foi fabricado e qual a sua eficiência de rolagem.. Resumindo as classificações ABEC foram projetadas para medir o quão justo é o encaixe entre as peças e o quanto é lisa é a “pista” que são as pequenas canaleta que se encontram no interior do anel externo do rolamento, no qual as esferas giram.  A especificação ABEC refere-se apenas a exatidão e precisão, devido a isso a classificação ABEC não necessita de muitos outros fatores críticos, não levam em consideração alguns parâmetros muito importantes para os esportes com rodas. Itens como resistências a impactos, deformações, tensão lateral não são medidas pela  escala ABEC.

Por isso que os rolamentos que são avaliados pelas normas ABEC são considerados apenas de rolamentos de precisão.

CLASSIFICAÇÃO ABEC

CLASSIFICAÇÃO ABEC

A ABEC se utiliza de cinco níveis para fazer essa classificação, utiliza-se de um número impar de 1 á 9, sendo que quanto maior o número, maior a classificação referente a precisão do rolamento fabricado. Todos os rolamentos que seguem os padrões mais rigorosos de tolerância possuem uma maior precisão do eixo de rotação e contribuem também para uma maior capacidade de velocidade. A especificação ABEC refere-se apenas a exatidão e precisão do rolamento, devido a isso a classificação ABEC não necessita de muitos outros fatores críticos.

Falando sobre a sua classificação numérica, aqueles que possuem ao menos a classificação 1 não são considerados rolamentos de precisão. 

ABEC ISO – Rolamentos industriais

ABEC ISO são classes de precisão do rolamento utilizadas para rolamentos de indústria. Sobre a sua escala ela foi projetada para facilitar que o usuário tome a decisão correta e informada sobre o tipo de rolamento que está comprando. Os rolamentos que foram fabricados e destinados a aplicações de precisão como equipamentos cirúrgicos ou instrumentos das aeronaves são os rolamentos de alta nominal. Agora referente a sua qualificação inferior foram projetadas para a maioria das aplicações como por exemplo, veículos, patins, skate, pesca, mecânica, bobinas e máquinas industriais. Os rolamentos de alta precisão não foram projetados para oferecerem maior velocidade, mas em contrapartida permite aos seus respectivos equipamentos que operem em sua velocidade com maior eficiência.

Tabela de comparação ABEC X ISO492

A tabela que podemos comparar referente ao padrão ISSO, é a ISSO 492.

ABEC ISO 492

ABEC 1 normal

class 6X

ABEC 3 class 6

ABEC 5 class 5

ABEC 7 class 4

ABEC 9 class 2

A classificação da ABEC existe em rolamentos nacionais, em marcas de primeira linha, como por exemplo; TIMKEN, NTN-SNR, NTN-BOWER, RBC, NSK, SKF, INA, FAG, IKO e entre outras marcas, e também em marcas de segunda linha, as marcas que tem fábrica no Brasil, podem considerar os produtos delas de “rolamentos nacionais”, é claro, existe fábricas de rolamentos aqui no Brasil, que a marca foi fundada no Brasil, só que são de menor expressão,  pois não há um grande reconhecimento do público sobre elas.

Se uma marca brasileira não obter o certificado da ABEC, provavelmente a marca não terá confiança dos seus clientes sobre compra, a ABEC é basicamente normas técnicas dos rolamentos de esferas, como a ABNT são normas técnicas para trabalhos acadêmicos.

Por isso é muito importante estar dentro dos padrões da ABEC, para que você tenha o devido reconhecimento através das normas impostas sobre ele. Pois as escalas são feitas para dar permissão ao usuário de tomar a decisão informada sobre o tipo de rolamento que está adquirindo.

Rolamentos importados seguem o padrão ABEC meio que obrigatoriamente, como citado a cima, as marcas que tem seu nascimento fora do país, como Estados Unidos da América, França, Japão, Alemanha e etc, normalmente são mundialmente conhecidas, pois são de primeira linha, então seguindo o devido reconhecimento mundial da área industrial, eles seguem os padrões ABEC, para não deixar ter uma possível perda de clientes, por exemplo, um concorrente direto da marca X, se o concorrente houver a precisão da ABEC, e a marca X não obtiver a precisão da ABEC, com certeza o cliente irá escolher o concorrente da marca X, pois irá ter mais confiabilidade nessa marca.

Mais uma vez deixando destacada a importância da ABEC para as marcas, é tudo uma questão de confiança do cliente com a marca. É importante ressaltar que, nem todos os compradores, usuários de rolamentos tem conhecimento sobre a Annular Bearing Engineerring Committee (ABEC), pois é uma linguagem mais técnica, é algo mais voltado para a engenharia, ou para vendedores técnicos, compradores técnicos e entre outros cargos mais técnicos. 

Por isso o mais indicado é comprar rolamentos com aquela empresa que tem experiência no mercado de rolamentos industriais, para que futuramente o produto adquirido não te deixe na mão na manutenção da sua máquina ou até mesmo na revenda para o seu futuro cliente. Comprar rolamentos de marcas de primeira linha te dá a confiança na longevidade do produto, comprando com marcas de segunda linha na hora do consumo ou da revenda, não irá te dar confiança, porque tem um alto risco de falta de durabilidade do produto na hora da manutenção,  fazendo com que os clientes não optem por essa marca. 

Sendo assim, na hora de você comprar rolamentos, procure por uma empresa que seja distribuidora autorizada de grandes marcas de rolamentos industriais, como a Rolport, que é autorizado da; TIMKEN, NTN, NTN-SNR, NTN-BOWER e RBC, e marcas de correlato como; BÜRGER, FRM, ROLMAX e BGL, você pode ter certeza que na hora de adquirir algum produto destas marcas citadas acima, irá te dar total segurança, na hora de revender ou de utilização do produto!

A Rolport Rolamentos foi fundada há mais de 30 anos, e tem total experiência no mercado de rolamentos industriais, além do mais é distribuidor autorizado das melhores marcas de rolamentos, trabalhando com produtos ponta, tendo como principal ponto positivo o atendimento, o tratamento especial com o cliente. Contamos com uma equipe de vendedores treinados para melhor atender e oferecer as melhores oportunidades de negócios para você. Tendo mais de 30 mil produtos em estoque das melhores marcas de rolamentos, tendo contato com marcas  norte-americanas, japonesas e de outras regiões do mundo, trabalhamos para sanar as necessidades do cliente

Fique por dentro do mundo dos Rolamentos