Preço de Rolamento não é tudo ao comprar

Preco Rolamento

Muitos conhecem rolamentos, mas não tem um conhecimento sobre os valores, quando se fala em rolamentos logo vem em mente rolamento automotivo, mas rolamentos é algo muito mais amplo do que você imagina. Entretanto, você pode pensar que o valor de um rolamento é totalmente interligado ao custo como a de qualquer produto, mas não só o custo tem um envolvimento com a marca, modelo do rolamento e entre outras coisas que são consideradas. Vamos por partes, um rolamento de uma marca de primeira linha (NTN, BOWER, SNR, TIMKEN, RBC, ROLMAX, BGL, FRM, BURGER) ele pode ser mais caro do que de uma marca considerada de segunda linha, mesmo que tenha as mesmas dimensões, provavelmente ele irá ser mais caro. Para se você tiver uma noção, irei dar uma breve explicação de uma fabricação de rolamentos.

A fabricação dos rolamentos vem em uma constante evolução ao longo dos anos. Desde primórdios do uso de rolamento com toras de madeira para movimentação de cargas dos egípcios, passando pelos desenhos de Leonardo Da Vinci, até a nossa era chamada “Industrial”, com rolamentos inicialmente de madeira e bronze.

O padrão de rolamentos de hoje em dia são em aço, mas claro que outros materiais também são facilmente utilizados, como cerâmica, safira e plástico.

Passo a passo da fabricação do rolamento

  • Primeiro: É dar uma forma e espessura correta aos anéis que compõem os rolamentos. Logo depois disso, a máquina que o fábrica insere o anel interior e exterior nos anéis. Para dar uma formalizada na finalização dessa primeira parte, esse conjunto de peças é passado por uma desbastadora que da uma alteração na largura do rolamento até ficar na espessura correta.
  • Segundo: Justamente agora, os anéis externos e internos são separados para desbastar a sua circunferência externa em máquinas que estão separadas. O anel externo entra na desbastadora que acaba fazendo uma modelação a sua superfície externa até ficar em uma circunferência e diâmetro precisos. Logo após isso, um líquido que é feito a base d’água é passado para a peça, que, assim o anel não superaqueça e não acabe ocorrendo o emperramento.
  • Terceiro: Depois de um único trilho de anéis externos sai para o desbaste. Um único jogo de rodas com óleo resfriado faz a modelagem da superfície dos anéis até ficar com a circunferência e tamanho certos.
  • Quarto: Anéis acabam passando por uma espécie de polimento.
  • Quinto: Anéis e trilhos vão ser lavados
  • Sexto: Ocorre uma classificação dos anéis e dos trilhos que vai indo conforme o tamanho.
  • Sétimo: As bolas que dão uma composição ao interior da peça passam por uma fornalha para dar endurecimento. Depois disso, vão ser limpas com banho de solvente.
  • Oitavo: As bolas irão ser inseridas nos anéis da peça de rolamento.
  • Nono: Uma máquina faz o primeiro teste do rolamento, onde uma bucha que irá girar o rolamento vai verificar seu funcionamento. Logo após, outra máquina irá testar o ruído e a vibração da peça, porque a peça terá que ser silenciosa. Logo depois, a peça passa por um banho com graxa para a lubrificação.
  • Décimo: Claramente há um descarte das peças boas e das peças ruins. As peças boas irão para o laser onde recebem as numerações (marca e número da peça). Depois de todo esse desenvolvimento do rolamento, ele estará pronto para ser vendido.

Tipos de Rolamento

Tipos de Rolamento

  • Rolamentos de Esferas

Rolamentos de esferas são bastante usados atualmente, nas aplicações de mercado, capaz de suportar cargas axiais e radiais. A sua característica em destaque é a velocidade da rotação, sendo ela a maior do que em quaisquer outros tipos de rolamentos. 

  • Rolamentos de Rolos Cônicos (Capa e cone)

Este tipo de rolamento é fabricado de uma forma que as linhas centrais das pistas dos rolos convergem para um ponto comum. Na transmissão de cargas combinas através de um anel interno e externo, o rolamento capa e cone é empurrado contra o flange do anel interno.

Na atuação de algumas cargas radiais, uma caixa axial tem sua produção no rolamento capa e cone sendo necessariamente a ajustagem em pares. O rolamento cônico é capaz de aguentar altas cargas em ambas as direções, axial e radial. 

  • Rolamentos de Rolos Cilíndricos

São rolamentos de construção simples em que os rolos de forma cilíndrica ficam em contato linear com a pista. Acabam possuindo uma grande capacidade de carga, especialmente, apoiando a carga radial. Como o atrito dos corpos rolantes e o rebordo do anel é menor, eles são adequados para grandes rotações. Também há outros tipos de rolamentos de rolos cilíndricos, como por exemplo: NU, NJ, NUP, N E NF para os de uma única carreira, e os outros tipos NNU e NN para os rolamentos de duas carreiras, especificando que, o anel interno e o anel externo são divisíveis em ambos os tipos. Os outros tipos de rolamentos de rolos cilíndricos que não obtém o rebordo no anel interno ou no anel externo dão permissão do movimento relativo entre ambos na direção axial, e tem sua utilização de rolamentos de lado livre. Possuem rebordos nos dois lados de um dos anéis, interno ou externo, e um único rebordo no outro anel, podendo apoiar a carga axial de certo grau em único sentido. 

  • Rolamento Autocompensador de Rolos

O rolamento autocompensador de rolos dá certa permissão a aplicação de cargas moderadas radiais, sendo assim, o rolamento pode ir além, ele é rigorosamente resistente e da garantia de um serviço mais rápido e com a menor mão de obra do operante possível.

Este tipo de rolamento é particularmente apropriado para algumas aplicações onde exista desalinhamento que seja propício a erro na montagem ou na flexão do eixo. O rolamento autocompensador de rolos tem sua constituição em uma série de configurações e materiais, que vai depender do tipo de aplicação e do porte do rolamento.

Eles são componentes de duas carreiras que são autossustentáveis, constituídas por anéis maciços externos com uma pista oca, igual a rolamento de rolos com gaiolas. Anéis internos têm algumas perfurações cilíndricas ou cônicas. 

  • Rolamento Autocompensador de Esferas

Esse tipo de rolamentos obtém duas carreiras de esferas e uma única pista esférica típica no anel externo. Tornando o rolamento insensível ao desalinhamento angular do eixo em relação ao mancal.

O rolamento autocompensador de esferas acaba gerando menos atrito que quaisquer outros tipos de rolamento de esferas, permitindo que eles tenham o trabalho com uma temperatura menor, mesmo estando em altas velocidades. Esse rolamento é recomendado para necessidades em que haja dificuldade de alinhamento do eixo em ligação ao alojamento, em eixos de transmissão de movimento com uma facilidade de fletir. Além do mais o rolamento autocompensador de esferas é ótimo para aplicações com inclinação ao desalinhamento ou deflexão do eixo.

Este resultado do rolamento autocompensador de esferas vem de uma excelente acomodação do desalinhamento, o menor atrito possível da operação entre os rolamentos e uma longevidade consideravelmente maior. 

  • Rolamentos Axiais de Esferas

Rolamentos Axiais de Esferas tem o seu projeto para aguentar cargas axiais, sendo assim, não são submetidos a cargas como os demais rolamentos. Ele tem a sua constituição por anéis de arruelas com um canal e gaiolas com as esferas embutidas. Além do mais, esses tipos de rolamentos axiais podem ser encontrados em duas versões; escora simples e dupla, e mesmo assim, assentamento plano e esférico. 

A Rolport Rolamentos é uma empresa especializada em rolamentos industriais de diversos segmentos, estamos no mercado de rolamentos há mais de 30 anos, através da experiência adquirida durante todo esse tempo, oferecemos rolamentos de qualidade, melhores marcas e preços competitivos.

Trabalhamos com diversos segmentos industriais, como terraplanagem, cimenteira, pedreira, siderúrgica, agricultura, alimentícia, têxtil, autopeças, hidráulica, ferroviária, e entre outros segmentos. Rolport Rolamentos visando sanear a demanda de seus pontuais clientes.

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