Os Benefícios da Lubrificação em Rolamentos.

Os Benefícios da Lubrificação Correta em Rolamentos

OS BENEFÍCIOS DA LUBRIFICAÇÃO CORRETA EM ROLAMENTOS

Você sabia que 36% das falhas precoces em rolamentos são ocasionadas devido à lubrificação incorreta? Por esse motivo deve-se dar muita importância a lubrificação na hora da manutenção. Os lubrificantes podem ser considerados um dos elementos essenciais para o desempenho correto e preciso desses componentes mecânicos.

Sabemos para que os rolamentos operem corretamente de maneira confiável, os rolamentos devem ser lubrificados e deve ser realizada devidamente, pois dessa forma evitamos o contato direito de metal com metal entre os elementos rolantes, gaiolas e pistas. Além do beneficio que citamos acima sobre a lubrificação ajudar no desempenho dos rolamentos, o lubrificante auxilia no não desgaste e protege as superfícies do rolamento contra possíveis corrosões que possa vir a acontecer. 

A relação dos lubrificantes com os rolamentos é tão importante, que não há como um desempenhar bem suas funções sem o outro, especialmente para que não ajam falhas e desgastes no seu período de execução.

Para executar essa tarefa existem graxas e óleos que dão conta do recado, e os lubrificantes sólidos que são os mais utilizados em temperaturas extremas. Os rolamentos podem ser lubrificados com graxas, poles, lubrificantes sólidos entre outros.

A escolha do lubrificante depende de alguns fatores como velocidade, faixa de temperatura, e até mesmo a influência do ambiente ao redor.

Alguns fatores são muito importantes na lubrificação de rolamentos, sendo eles:

  • Desempenho dos rolamentos: Mesmo os rolamentos estando em ótimos estados só alcançam o seu máximo de desempenho se lubrificados corretamente.
  • Graxa adequada: É de extrema importância escolher a graxa adequada para cada tipo de rolamento.
  • Tempo de relubrificação: É importante ficar atento ao tempo de relubrificação.
  • Proteger os componentes: A principal função da lubrificação é também proteger os componentes da oxidação.
  • Lubrificação após a montagem: O motivo da lubrificação ser feita após montagem é a limpeza, quanto mais tarde a graxa for aplicada maior a chance de se evitar a contaminação.
  • Quantidade e Qualidade da graxa: Escolher um bom produto de qualidade influencia diretamente na lubrificação, por esse motivo esse é um dos fatores essenciais para um bom desempenho dos rolamentos.

Graxas para Lubrificação de Rolamento

GRAXAS PARA LUBRIFICAÇÃO DE ROLAMENTO

Quando falamos em lubrificação, podemos encontrar vários tipos de lubrificantes como os óleos, em geral semi-sólidos como as graxas e sólidos como a grafita, o talco a mica, entre outros. Mais os lubrificantes mais utilizados e mais práticos são os líquidos e os semi-sólidos, como citamos acima, seriam os óleos e as graxas.  Alguns técnicos dizem que o uso da graxa em rolamentos que operam em velocidades altas teria desvantagens, porém esse conceito já vem sendo revisto em muitas indústrias, pois o uso das graxas é altamente vantajoso quando se deseja reduzir gastos com o armazenamento de lubrificantes, já que o material permanece dentro do rolamento e a aplicação da graxa pode ser feita através de bombas e outros sistemas facilitadores. A maioria das graxas em sua composição é feitos a base de um sabão metálico, geralmente, cálcio ou sódio às vezes enriquecido com aditivos e outras propriedades que visa melhorar a qualidade do lubrificante. As graxas possuem boa aderência e resistência ao trabalho, suportam bem ao calor e a ação da água e umidade, adere facilmente no arranjo do rolamento, onde os eixos estão inclinados ou estão na vertical, ele também contribuem para vedar o arranjo de rolamentos contra contaminantes. Outra vantagem da utilização das graxas é que em caso de vazamento o óleo se espalha e pode ate mesmo comprometer a limpeza. 

E sempre muito importante checar primeiro com o fabricante qual o melhor tipo de lubrificante para cada tipo de aplicação. As graxas para rolamentos não tem somente a função de lubrificar a peça e sim de evitar o desgaste que possa ocorrer pelo atrito entre as partes dos rolamentos, que também proteja o rolamento contra a ação de agentes danosos como, por exemplo, água, gases, partículas estranhas, ferrugem, corrosão, desgastes que podem ocasionar problemas nos rolamentos. Agora falando de operações em velocidades baixas, um preenchimento total com graxa é benéfico para proteger contra corrosão e para prevenir o ingresso de água. Existe muita diferença entre as características dos tipos de graxas existentes no mercado, por esse motivo é de extrema importância selecionar a graxa adequada para aplicação, com suas condições de trabalho e essas informações são fornecidas pelo próprio fabricante de rolamentos que saberá informar e especificar qual o tipo de lubrificante é indicado para cada tipo de rolamento e aplicação.

O uso de uma boa placa de proteção de retenção ou vedação é um requisito muito importante para evitar o vazamento do excesso de graxa do arranjo do rolamento, assim você garante que não ocorram vazamentos indesejáveis. Referente às vibrações ocasionadas na aplicação, às vibrações moderada não afeta negativamente, mas altos níveis de choque e vibração fazendo com que a graxa se “agite”, provoca uma agitação na graxa, sendo assim nesses casos o intervalo de relubrificação deve ser reduzido, se caso a graxa utilizada na aplicação se torne muito mole deve-se utilizar uma graxa com melhor estabilidade mecânica como, por exemplo, as graxas especiais ou graxas que possuam maior rigidez e que suporte os níveis de vibrações durante o trabalho do rolamento.

Vantagens e desvantagens da graxa para rolamentos

  • A graxa pode oferecer uma boa proteção contra ferrugem para “rolamentos molhados e úmidos”
  • Suportam um pico de temperatura de 150ºC de curta duração.
  • Ficar atento ao uso da graxa em alta velocidade, devido o risco de vazamento.

GRAXAS PARA LUBRIFICAÇÃO

Graxas a Base de Sabão de Lítio 

Esse é um tipo de lubrificante que tem como característica possuir ação prolongada e ser composta por elementos de alta qualidade. Possuem o melhor custo benefício para aplicações que não requerem condições adversas, como por exemplo, alta carga, contaminantes ou temperatura.

Graxa Complexo de Lítio

O lubrificante a base de sabão complexo de lítio tem como característica o beneficio de trabalhar em uma ampla faixa de temperatura e a alta compatibilidade com vários materiais. 

Graxa a Base de Sabão de Cálcio

A graxa base de sabão de cálcio foi produzida para aplicações de trabalhos pesados na presença de água e umidade. Esse tipo de lubrificante podem também apresentar capacidade alta de pressão de boa propriedade anticorrosiva, que é um item muito importante nesses casos.  Esse tipo de graxa deve ser utilizado onde as graxas de cálcio comuns não conseguem suprir as exigências necessárias,

Graxa de Sabão de Alumínio Complexo

Conhecida como uma graxa fluída pulverizável para engrenagens abertas á base de óleos minerais altamente refinados com alta concentração de lubrificantes sólidos. Possuem um ótimo rendimento em equipamentos com atuação de altas cargas, como por exemplo, os dentes de engrenagem na indústria de cimento. Muitos sistemas de lubrificação utilização as graxas fluidas por meio de pulverização, mas elas podem ser aplicadas por pincel ou similar.



Fique por dentro do mundo dos Rolamentos