Graxa para rolamentos

Graxa Rolamentos

Lubrificação de Rolamentos.

Os rolamentos são fundamentais para o funcionamento de máquinas e equipamentos, e tem como objetivo reduzir ou eliminar o atrito entre os componentes deste sistema. 

Para cada aplicação existe um tipo de rolamento, por isso devemos ficar atento na hora de comprar o rolamento, para não adquirir um produto errado e assim comprometer a sua linha de produção.

É possível encontrar diversos tipos de rolamentos disponíveis no mercado como, por exemplo, os rolamentos de esferas, de contato angular, rolamentos de rolos cilíndrico, rolos cônicos, os autocompensadores e de agulhas. 

Apesar de possuírem diversos tipos e modelos de rolamentos no mercado, todos possuem algo em comum: Necessitam de lubrificação.  Existem alguns modelos de rolamentos que são vedados, mas isso não significa que eles não necessitem de lubrificação.

A lubrificação dos rolamentos é um item de extrema importância e se realizada da forma correta permite que trabalhem de forma confiável e com maior vida útil. 

Por esse motivo a lubrificação dos rolamentos é com certeza uma das atividades mais importantes na manutenção, quando feita da forma correta, evita o contato direto entre os corpos rolantes, pistas e gaiola. Além de proteger as superfícies contra a corrosão e o desgaste.

Agora que sabemos que a lubrificação dos rolamentos tem uma função importantíssima no desempenho e até mesmo na vida útil do produto, a escolha do tipo de lubrificante correto e o método mais adequado para cada aplicação também é de extrema importância.

No mercado existe uma grande variedade de tipos de lubrificantes, como por exemplo, óleos, graxas e lubrificantes sólidos para uso em condições extremas de temperatura, Vale lembrar que para cada aplicação é recomendado um método específico, por isso atente-se bem para as condições e a escolha do melhor lubrificante para a sua necessidade.

Basicamente a escolha da lubrificação do rolamento depende basicamente das suas condições de operação, como a velocidade de rotação e tipo de ambiente. Um outro fator muito importante é a quantidade de lubrificante utilizada, pois pode variar dependendo da função que a lubrificação deve exercer, por exemplo, se a lubrificação tem funções adicionais como vedação ou remoção de calor, é recomendado uma quantidade maior de lubrificação.

Lubrificante graxa

Graxa para Rolamentos.

Como citado acima a graxa é um dos lubrificantes utilizados para a lubrificação dos rolamentos. Na maioria das aplicações sob condições normais de uso o rolamento pode ser lubrificado com graxas.

As graxas possuem algumas vantagens referente a lubrificação com óleo, pois ela é retida mais facilmente, principalmente em eixos verticais ou inclinados. A graxa também contribui na vedação contra os contaminantes, umidade e até mesmo a água.

Apesar da lubrificação com graxa possuir essas vantagens, é preciso ficar atento e tomar cuidado com a quantidade de graxa aplicada, pois o seu excesso causará um rápido aumento da temperatura de trabalho, principalmente quando for aplicada em rotações de altas velocidades.

Existem diversos tipos de graxas para rolamentos disponíveis no mercado. Quando for escolher a graxa para realizar a lubrificação do seu rolamento, é preciso levar em consideração a viscosidade do óleo base, a sua consistência, faixa de temperatura, resistência da película protetora e propriedades inibidoras de corrosão.

Por esse motivo é sempre recomendável você adquirir seus produtos de uma empresa reconhecida no mercado. que garantem a qualidade dos produtos oferecidos.

Nós da Rolport Rolamentos somos distribuidor autorizado das marcas NTN, SNR, BOWER, TIMKEN, RBC, ROLMAX, BGL, FRM e BRG.

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento sem compromisso.

Temos as melhores oportunidades para o seu negócio.