Saiba mais Sobre as Principais Graxas para Rolamento.

Principais tipos de graxas para rolamento

Conheça as Principais Graxas para Rolamento.

Hoje iremos falar um pouco mais sobre “Graxa para Rolamento”. Você sabia para que seus equipamentos e máquinas funcionem corretamente é preciso que seja feita constantemente uma manutenção. Quer saber o porquê? Porque é através dessa manutenção que podemos observar possíveis falhas que possam ocorrer e futuramente prejudicar a produtividade das suas máquinas e equipamentos, consequentemente isso também afeta a produção de sua empresa, equipamento parado não há produção.

Já sabemos em outros artigos que os rolamentos são peças essenciais para o bom funcionamento de qualquer máquina, isso porque eles conseguem suportar um grande volume de carga disposto em uma máquina quando ela está em funcionamento, por esse motivo a manutenção deles também é fundamental. E falando sobre o bom funcionamento dos rolamentos, não podemos deixar de falar sobre a lubrificação deles. Precisamos falar das graxas para rolamento.

Como selecionar uma Graxa para rolamentos?

Não é preciso entender muito sobre o assunto para saber qual a importância da lubrificação dos equipamentos. Falando no cenário industrial, que é o nosso foco, o cenário é exatamente o mesmo. Como sabemos a grande maioria dos equipamentos necessitam de lubrificação para que funcionem de maneira eficiente, assim como falamos acima, existe uma rotina de manutenção regular feita nas máquinas para que atinjam índices positivos de produção e desenvolvimento, sendo assim, um dos itens fundamentais nesse processo é a graxa.

A graxa é gerada através de uma mistura de óleos, aditivos e agentes engrossadores á base de alumínio, sódio, lítio, bário e cálcio, através da mistura desses componentes a graxa se transforma em um composto lubrificante repleto de inúmeros benefícios considerados fundamentais em todo o processo de lubrificação. 

Algumas características:

  • Textura
  • Aderência
  • Filamentação
  • Consistência
  • Ponto de fusão

Alguns benefícios da lubrificação são a redução da fricção, proteção conta a corrosão, desgastes entre os elementos, e a contaminação pela água, poeira ou até mesmo a sujeira que é produzia pela própria máquina.

Agora que sabemos da importância da lubrificação, é preciso ficar atento referente à sua aplicação, a utilização de uma graxa inadequada para uma determinada aplicação poder ter um efeito negativo sobre o rolamento, por isso é muito importante que na hora que você selecione uma graxa ela tenha uma película de óleo com suficiente capacidade de carga entre os corpos rolantes e pistas sob certas condições de trabalho.

Geralmente não é muito difícil de selecionar uma graxa para rolamentos, pois as qualidades padronizadas já cobrem uma ampla gama de aplicações. Agora quando você precisar fazer uma seleção mais exata, alguns itens precisam ser levados em consideração como:

  • Faixa de velocidade
  • Condições de carga sob qual o rolamento estão ou será submetido
  • Condições de funcionamento
  • Eficácia de vedação
  • Condições de refrigeração
  • Ambiente externo

A escolha da graxa de rolamento adequada para cada uso depende muito do tipo de aplicação a ser desenvolvida, e para especificar o lubrificante adequado para cada ocasião é preciso estudar a aplicação a ser desenvolvida. Há algumas aplicações típicas e quais os lubrificantes podem ser recomendados para utilização:

  • Para aplicações gerais onde há cargas aplicadas e deseja diminuir o desgaste e atrito dos componentes dos rolamentos, uma graxa que suprirá as necessidades da aplicação é uma graxa que seja aditivada com sólidos lubrificantes. 
  • Aplicações com altas temperaturas, que são muito presente em rolamentos de cabeçote de extrusoras e rolamentos de carros de fornos, uma graxa que é capaz de suprir essas necessidades é uma graxa a base de óleo sintético e sabão poliuréia.
  • Aplicações com baixas temperaturas são indicados graxas a base de silicone.
  • Aplicações em equipamentos que processam fármacos ou alimentos onde o risco de contato do produto fabricado com o lubrificante é indicado às graxas alimentícias que atenda a regulamentação da NSF para lubrificantes atóxicos.

Graxas para rolamentos

Principais Graxas para Rolamento.

GRAXA ESPECIAL AZUL

A graxa especial azul contém em sua composição sabão de lítio espesso com base de óleo mineral com uma excelente estabilidade térmica dentro de sua faixa de temperaturas operacionais. É indicada e adequada para uma ampla gama de aplicações, sendo elas industriais e automotivas tais como rolamentos para rodas de veículos, equipamentos agrícolas, esteiras transportadoras, motores elétricos, ventiladores industriais entre outros. Essa graxa proporciona excelente resistência a água com propriedades que inibem a ferrugem, excelente estabilidade á oxidação e boa estabilidade mecânica.

GRAXA ESPECIAL PARA ROLAMENTO DE ALTA ROTAÇÃO

Considerada uma graxa sintética de complexo de lítio para rolamentos que são submetidos a altas rotações, para lubrificação de uma longa vida de rolamentos de precisão, fusos de esferas com o mínimo consumo de graxa.

GRAXA ESPECIAL PARA ROLAMENTO SOB ALTA TEMPERATURA

A graxa especial para rolamento sob alta temperatura tem em sua composição base de silicone, possui uma excelente resistência á lavagem por água, compatível com plásticos e elastômeros. Esse tipo de graxa é indicado para vedação de rolamentos e mancais com baixa rotação e temperatura de trabalho até +200Cº.

GRAXA PARA ROLAMENTOS SOB ALTAS CARGAS E AMPLA TEMPERATURA

Esse tipo de graxa foi desenvolvido para uma ampla aplicação de temperaturas operacionais, elevadas cargas e até mesmo ambientes úmidos. Tem em sua base óleo sintético mineral e espessantes de complexos sulfonatos de cálcio. A graxa para rolamentos sob altas cargas e ampla temperatura é adequada para temperaturas abaixo de -40ª +250 graus e possui excelente proteção contra a corrosão, capacidade de lubrificação sob altas cargas, estabilidade mecânica, boa proteção contra o falso-brinelling e boa bombeabilidade sob baixas temperaturas. Geralmente tem a sua aplicação em equipamentos fora de estrada, turbinas eólicas, aplicações expostas à neve, aplicações navais e aplicações em rolamentos de esferas e de rolos axiais.

GRAXA TIMKEN

A graxas da Timken é ideal para altas temperaturas, principalmente em aplicações de rolamentos em discos e tambores. Na sua formula contém inibidores de corrosão e aditivos anti-desgaste e que são resistentes á agua, sendo assim oferecendo uma proteção superior em ambientes desafiadores.  As graxas Timken podem ser encontradas em potes de 500g, 1kg e 20kg.

GRAXA AZUL UNILIT BLUE

Graxa azul para rolamentos e mancais sua composição é á base de sabão de lítio e óleos minerais de alta qualidade, indicada para múltiplas aplicações.  A graxa azul unilit blue  possuem excelente resistência mecânica e a altas temperaturas, uma relativa resistência a água e também proporciona a proteção contra a corrosão e a oxidação. Ela é recomendada para lubrificação de rolamentos, mancais lisos, acoplamentos flexíveis, partes móveis de máquinas e pequenas caixas de engrenagens.

GRAXA EVORA AZUL

A graxa evora azul é recomendada para lubrificação de rolamentos, mancais planos e juntas universais e de deslizamento. Pode ser encontrada a venda nos potes de 500g, 1Kg, 10Kg e 20Kg.

GRAXA NSK LUB BRANCA

A graxa NSK lub branca é feita a base de óleo mineral e sabão de lítio, o que oferece mais resistência á corrosão e oxidação. Esse tipo de produto pode ser aplicado com pincel, espátula ou pistola graxeira, pois lubrifica mancais de rolamentos e outros elementos de máquinas, bombas, ventiladores, redutores e outros elementos de máquinas presentes na indústria em geral.

GRAXA NSK LUB HP DE 500G E 1K

A graxa NSK lub hp foi desenvolvida para aplicação em rolamento de alto desempenho. Sua base é feita de espessante sintético orgânico e óleo mineral. Ela é indicada para mancais de rolamentos que possuam presença de umidade, altas temperaturas e cargas severas. São resistentes á água, soluções aquosas alcalinas, ácidas e vapores. 

GRAXA TD-400 FBS DE 1KG

A graxa TD-400 fbs tem sua base de composição de silicone aditivada com um estabilizante sem ponto de gota. Tem sua utilização na lubrificação e vedação de válvulas machas em condições de extremas temperaturas, água quente e vapor de baixa pressão, corrosão química, pois ele é repelente a maioria dos ácidos, álcalis, soluções de sais minerais, óleos minerais e vegetais, compostos orgânicos e a maioria de gases comuns. Além de tudo isso não deixa resíduos sobre superfícies deslizantes, é insolúvel em água, etanol, metanol, acetona, glicerina e glicol. São utilizados na faixa de temperatura entre -20ºC a 240ºC e são indicadas para lubrificação de rolamentos para diversas máquinas industriais como, por exemplo, alimentícias e têxteis. 

DURAÇÃO DA GRAXA.

O tempo de duração que um rolamento lubrificado opera satisfatoriamente com graxa depende de vários requisitos como tipo, velocidade de rotação e temperatura de trabalho do rolamento, tamanho, ambiente, disposição e tipo de graxa.

Podemos usar como exemplo os rolamentos pequenos rígidos de esferas, se utilizado a graxa adequada e de boa qualidade, a duração é tão prolongada que em muitos casos nem é necessária a relubrificação dos rolamentos. 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as graxas de lubrificação para rolamentos e alguns dos tipos existentes no mercado, aproveite e acesse os nossos outros post, estamos sempre buscando oferecer a vocês um conteúdo completo e informativo sobre o mundo dos rolamentos e seus componentes.

Conheça a nossa empresa.

Entre em contato e solicite um orçamento.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos