Rolamento Importado: Tudo o que você precisa saber!

Rolamento Importado

O rolamento é um elemento muito utilizado e aplicado em vários tipos de máquinas e equipamentos de diversos segmentos. Tem com função permitir um movimento relativo controlado entre duas ou mais partes, facilitam a ação rotativa reduzindo assim o esforço. São compostos por anéis, um anel interno e um anel externo, possuem também em sua composição elementos rolantes que são componentes que preenchem o espaço entre as pistas externa e interna e gaiola em alguns modelos, que consiste em fixar a posição dos elementos rolantes.

No mercado é possível encontrar diversos modelos, tipos, séries e variações de rolamentos, podemos citar alguns tipos aqui, sendo eles:

  • Rolamentos Rígidos de Esferas
  • Rolamentos de Esferas de Contato Angular
  • Rolamentos Autocompensadores de Esferas ou Rolos
  • Rolamentos de Rolos Cilíndricos
  • Rolamentos de Rolos Cônicos
  • Rolamentos Axiais
  • Rolamentos de Agulhas

Principais marcas de rolamentos importados

Principais marcas - Rolamentos Importados

Agora que sabemos o que é rolamento, para que serve e quais os seus tipos mais utilizados e reconhecidos no mercado, vamos falar agora sobre as marcas de rolamentos mais famosas e conhecidas existentes no mercado. Existe uma grande variedade de marcas que projetam, fabricam e comercializam rolamentos no mundo todo, entre elas podemos evidenciar algumas que se destacam entre as outras existentes no mercado de rolamentos pela alta qualidade dos produtos oferecidos, ampla gama de variedades e modelos disponíveis e a facilidade de encontrar seus produtos em empresas que trabalham com a venda de rolamentos.

Os rolamentos importados possuem uma grande utilização e aplicação no mercado Brasileiro, em todos os estados inclusive em São Paulo, às marcas mais utilizadas atualmente são importadas, podemos citar como exemplos: TIMKEN, NTN-SNR, NTN-BOWER, RBC, NSK, FAG, SKF, Koyo, Link-Belt, NACHI, IKO, INA entre outros. Não é atoa que as marcas de rolamentos importadas têm sua utilização tão presente no mercado brasileiro, não só pela alta qualidade oferecida em seus produtos, mas pela marca estar estabelecida há muitos anos no mercado, solidificada e consolidada, significa que a marca tem a sua presença reconhecida através dos serviços, produtos fabricados e comercializados.

As maiorias das marcas trabalham praticamente com todos os modelos de rolamentos disponíveis no mercado, o que mudaria somente a marca do produto em si, porém existe alguma distinção para que cada marca faça para tentar se diferenciar no mercado, como a criação de um adicional em um modelo de rolamento já existente, como por exemplo, rolamentos autocompensador de rolos com uma alta tecnologia, o que seria um “PLUS” a mais comparado a um outro rolamento da mesma categoria de autocompensadores. Algumas marcas também se destacam pela produção especifica de um modelo de rolamento como, por exemplo, a TIMKEN que é líder mundial em rolamentos de rolos cônicos, mais conhecidos como “capa e cone”, a empresa acaba se especializando na fabricação de um tipo de rolamento, foca em estudos para sempre buscar novas tecnologias para ser aplicada naquele modelo de rolamento, buscando sempre produzir os melhores projetos, com as melhores tecnologias, materiais de alta qualidade para que assim mantenha-se estabelecida como empresa referencia naquele modelo de rolamento.

Em relação aos rolamentos nacionais, a sua fabricação é feita condicionada a apresentação de desenho ou rolamentos que constam em catalogo, porém não podem levar o nome de alguma marca existente no mercado, pois isso é considerado crime como falsificação de rolamento, geralmente são produzidos por empresas que possuem essa especialidade em fabricar rolamentos, porém não tem um reconhecimento tão forte em relação a sua marca comparada as marcas de rolamentos importados. A dúvida que fica é se os rolamentos produzidos por essas empresas possuem a mesma qualidade que um rolamento de uma marca importada reconhecida no mercado, e a resposta é sim, pois esses rolamentos são fabricados com o mesmo aço utilizados por grandes marcas, o aço SAE 52100, não é porque o rolamento tem origem nacional que ele vai perder em qualidade comparada aos rolamentos importados, atualmente no mercado nacional podemos encontrar empresas que fabricam rolamentos que possuem excelência em seus produtos, alta qualidade assim como os rolamentos importados.

As fabricas que originalmente são importadas, por conterem sedes espalhadas por todo o mundo, também fabricam rolamentos nacionais, no caso aquelas que contem sedes instaladas aqui no Brasil, algumas que possuem esse tipo de serviço e fabricam rolamentos, aqueles rolamentos acabam sendo classificados e considerados como rolamentos nacionais, porém carregam a origem americanizada da marca.

Como dito anteriormente, citamos algumas marcas importadas que possuem um reconhecimento bem grande no mercado Brasileiro e em todo o mundo. Falamos da marca TIMKEN que tem como produto principal a fabricação e comercialização dos rolamentos cônicos, conhecidos como “capa e cone”. Outra marca que também é importada e que possui um grande reconhecimento no mercado é a NTN, a marca NTN obtêm 100 anos de experiência, estando presente e inovando especificamente em mercados industriais, automotivos e aeroespaciais. Sendo uma fabricante de equipamentos de qualidade e de grande precisão que faz negócios por todo o mundo em rolamentos e diversos outros produtos, também como consciência ecológica que diminui o consumo de energia que acaba reduzindo o atrito, o grupo trabalha com as marcas NTN, SNR e BOWER. Os rolamentos da marca são conhecidos nacionalmente e internacionalmente pela alta qualidade e tecnologia que oferece.

Independente se o rolamento é importado ou nacional, todas as marcas seguem as normas de padrão estabelecidas, obviamente que estamos falando das marcas que produzem rolamentos de 1º linha, ao contrário de rolamentos que infelizmente você encontra no mercado com a origem de procedência duvidosa, produtos falsificados, por isso é muito importante ficar atento a todos os detalhes na hora de comprar o seu rolamento, para que você não caia em uma cilada e acabe comprando um produto falsificado que com certeza irá afetar diretamente a efetividade das suas máquinas e a produção da sua empresa.

Garantia de comprar com um distribuidor autorizado

Garantia - Rolamentos Importados

Nós da Rolport Rolamentos somos distribuidor autorizado das marcas lideres de mercado como a TIMKEN, NTN-SNR, NTN-BOWER, RBC, Rolmax, FRM, BGL e Burger.

Você sabe quais as vantagens de estar comprando seu produto de um distribuidor autorizado?

Primeiramente você garante que estará comprando um produto original, com alta qualidade, que não vai causar danos em suas máquinas futuramente e consequentemente sua produção poderá seguir tranquilamente sem paradas fora de hora e sem gastos desnecessários. Outro fator muito importante é que você conta com toda a garantia oferecida pela marca, ou seja, tem o suporte total caso necessite.

Existem distribuidores autorizados de diversas marcas espalhados por São Paulo, a Rolport Rolamentos é uma empresa especializada em rolamentos industriais para diversos segmentos, como siderurgia, mineração, pedreiras, cimenteiras, construtora e terraplanagem entre outros. Estamos a mais de 30 anos no mercado e através de toda experiência adquirida nesse tempo sabemos o que há de melhor no mercado de rolamentos. Atualmente contamos com um estoque com mais de vinte e cindo mil itens de rolamentos para estarmos prontos para sanar as necessidades de nossos clientes e parceiros. Nós sentimos completamente lisonjeados em servi-los de uma maneira extremamente especial, com total foco, respeito e pro-atividade.

Nossa empresa está localizada no bairro da Mooca – São Paulo, mas temos clientes espalhados por todo o Brasil. Contamos com uma equipe de venda preparada para melhor atende-lo, entre em contato e solicite um orçamento.

Fique por dentro do mundo dos Rolamentos