Rolamentos Industriais. Conteúdo exclusivo para você!

Rolamentos Industriais

O QUE SÃO ROLAMENTOS?

Os rolamentos são componentes fundamentais para o funcionamento de máquinas e equipamentos de qualquer indústria. Eles são responsáveis pela movimentação de esteira, sistemas lineares, estruturas de elevação e diversos maquinários que necessitam da movimentação de estrutura e engrenagens. Os rolamentos também podem ser encontrados em bicicletas, veículos automotores, ventiladores e maquinários. Possuem uma alta demanda de procura e utilização por esses componentes.

ROLAMENTOS INDUSTRIAIS

Os rolamentos industriais geralmente são muito mais exigentes comparados aos que são utilizados em comércio ou ambientes domésticos, devido a sua própria utilização, a agressividade do ambiente industrial. Os rolamentos industriais possuem a mesma função dos rolamentos que possuem uma utilização mais comercial ou domestica o que diferenciam é o seu porte, são altamente utilizados em diversos tipos de máquinas e equipamentos industriais que em caso de falha podem provocar prejuízos enormes em razão da parada do funcionamento dos equipamentos, das despesas para a reposição do componente, mão de obra da substituição e até mesmo a troca da máquina em caso mais extremo. Vale lembrar que é extremamente importante que aja uma manutenção preventiva dos rolamentos, para que assim você evite gastos indesejados gerados pela pausa da produção devido à falta de manutenção. 

Classificação dos Rolamentos

CLASSIFICAÇÃO DOS ROLAMENTOS

Os rolamentos são classificados em dois principais grupos, sendo eles: Os rolamentos de esferas e os rolamentos de rolos.

Os rolamentos de esferas são classificados de acordo com a configuração dos anéis existentes neles, no caso os rígidos de esferas, de contato angular e axiais.

Já os rolamentos de rolos tem sua classificação de acordo com a forma dos rolos composto neles, sendo eles: Cilíndricos, agulhas, cônicos e esféricos.

Os rolamentos também podem ser classificados de acordo com a direção que é aplicada a carga suportada por eles, por exemplo, os rolamentos radiais suportam cargas radiais e os rolamentos axiais suportam cargas axiais. 

Outras formas de classificação:

  • Número de pistas composto no rolamento.
  • Se são rolamentos separáveis e não separáveis.
  • Rolamentos axiais que podem suportar cargas axiais em apenas um único sentido, e os rolamentos de duplo sentido que podem suportar cargas nos dois sentidos.


Tipos de Rolamentos Industriais

TIPOS DE ROLAMENTOS INDUSTRIAIS

Agora que você já sabe o que são rolamentos e a diferença entre rolamento industrial com o que é utilizado em ambientes domésticos, vamos citar agora alguns tipos de rolamentos industriais existentes no mercado. 

  • Rolamentos de Esferas: Os rolamentos de esfera são os mais comuns e utilizados no mercado de rolamentos, projetados para suportar cargas radiais e axiais. Esse tipo de rolamento tem como principal característica a sua velocidade de rotação, sendo maior comparada a outros rolamentos.
  • Rolamentos de Rolos Cônicos: Os rolamentos de rolos cônicos são compostos por um conjunto de cone e capa. Sua montagem é normal como rolamentos de um par oposto, durante a sua montagem eles podem ser ajustados ao chamado “Jogo axial” ou á condição de pré-carga, isso acaba oferecendo uma otimização no desempenho.
  • Rolamentos de Rolos Cilíndricos: Os rolamentos de rolos cilíndricos possuem uma construção simples em que os rolos que tem uma forma cilíndrica estão em contato linear com a pista. Foram projetados para suportar uma grande capacidade de carga, principalmente apoiando a carga radial. Os rolamentos de rolos cilíndricos são adequados para altas rotações.
  • Rolamentos Autocompensador: Os rolamentos Autocompensadores foram projetados para suportar forças radiais e axiais, utilizados principalmente em lugares onde não há nenhuma exigência quanto a tolerância dos guias axiais. São rolamentos ajustáveis e produzidos nas versões aberto, vedado e também na versão separada ou não.
  • Rolamentos Axiais: Os rolamentos axiais possuem uma diversificação de acordo com suas aplicações e elementos rolantes. Esse tipo de rolamento foi projetado para suportar cargas axiais e fornecer uma resistência a cargas de alto impacto em uma ampla variedade de aplicações.
  • Rolamentos de Agulhas: Os rolamentos de agulhas possuem uma alta capacidade de carga levando em conta o seu tamanho. Distinguem-se ter uma gaiola que aloja uma grande quantidade de roletes com diâmetro inferior a sua longitude. Os rolamentos de agulhas são indicados para aplicações onde o espaço radial é limitado e apoiado n as face da aplicação onde servem como pista.

Devido ao mercado possuir diversos modelos disponíveis, a aplicação dependerá dos objetivos de cada aplicação. 

Falando sobre rolamentos também podemos incluir outros componentes que fazem parte desse conjunto que são o mancal para rolamentos industriais e guias lineares.

Guias lineares é um sistema de movimentação que é baseado no principio do rolamento, possui contato de ponto de fusos de esferas, o que gera vantagem como uma redução de atrito, alta precisão, suavidade na movimentação, alta capacidade de carga entre outros.  Podem ser aplicados em diversos tipos de máquinas e uma infinidade de outros equipamentos.

Mancal para rolamentos industriais são componentes que comportam esferas ou rolos nos quais o eixo de apoia, sendo assim, quando o eixo gira as esferas ou rolos rolam juntos também. Os mancais para rolamentos são indicados para projetos que necessitam de uma velocidade maior e um menor atrito. Eles são compostos por dois anéis concêntricos e elementos rolantes, como por exemplo, esferas, roletes ou agulhas.

Na hora que precisar fazer a manutenção de suas máquinas e equipamentos industriais e estiver procurando rolamentos e componentes correlatos com a qualidade e garantia que você merece, venha até a Rolport Rolamentos e conte com as melhores soluções e oportunidade para o seu negócio, as melhores marcas de rolamentos você encontra aqui. 

Rolport Rolamentos entre em contato e solicite uma cotação.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos