Mancal para Rolamento: Preparamos um artigo completo e especial para você!

Mancal para Rolamento Industriais

MANCAL PARA ROLAMENTOS INDUSTRIAIS 

Você sabe o que são mancais? Mancais são elementos de máquinas que servem de apoio fixo para eixos. Os mancais geralmente são composto de ferro fundido e bipartida, que é a base tampa que encerra o casquilho no qual giro o eixo. Eles são componentes que foram projetados para suportar uma carga enquanto estão em contato com a superfície do eixo com o mancal.

A maioria dos máquinas e equipamentos possuem mancais em sua estrutura, tem como função assegurar a movimentação rotativa entre duas superfícies com um baixo nível de atrito entre eles.

Eles são classificados em algumas categorias, sendo elas: 

  • Mancais de deslizamento (São todos os mancais cujo seu trabalho se baseia no deslizamento dos elementos envolvidos).
  • Mancais de rolamento (São todos os mancais que se baseia no rolamento dos elementos envolvidos, muito utilizados nas indústrias mecânicas)
  • Mancais Aerostáticos
  • Mancais Hidrodinâmicos
  • Mancais Hidrostáticos

Lembrando-se que independente das características que cada tipo de mancal possui é extremamente importante conhecer qual a transmissão que deve ser utilizada o mancal fixo e o mancal móvel. Referente à sua montagem, cada tipo de mancal deve ser montado dentro de um alinhamento preciso, para que assim eles não trabalhem em um regime forçado e não cause danos ao equipamento.

Tipos de Mancais

MANCAIS DE DESLIZAMENTO

Os mancais de deslizamento são constituídos de uma bucha fixada num suporte, eles  também são conhecidos como buchas ou casquilhos, geralmente possuem a forma cilíndrica e não contém partes móveis. As configurações padrão desse tipo de mancal incluem mancais cilíndricos, mancais flangeados para suportar leves cargas axiais e radiais, anéis de encosto e de encosto flangeados para suportar cargas axiais pesadas e peças planas de inúmeras formas. Os mancais de deslizamento também podem sem fabricados para projetos especiais e personalizados.

 Eles são utilizados para movimentos deslizantes, rotativos, alternativos ou oscilatórios, são amplamente utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação, pois possuem um forte atrito se for comparar ele com outros tipos de mancais. Os mancais de deslizamentos são um dos tipos mais simples e fácil de montar e desmontar, além disso, outra característica é que eles possuem uma vida útil longa, logicamente que o procedimento de manutenção do componente seja seguidas e executadas corretamente. Sua principal função é apoiar e guiar os eixos.

MANCAIS DE ROLAMENTO

O mancal de rolamento está presente na maioria das máquinas e equipamentos e tem como principal função posicionar um elemento da máquina que gira em relação ao outro, foram projetados para assegurar a movimentação rotativa entre duas superfícies com um baixo nível de atrito. Tem a sua utilização mais nas indústrias mecânicas, a utilização dessas peças ajudam a otimizar a produção, já que podem suportar rolamentos o que aumentam  assim o seu desempenho. Esses rolamentos são compostos a partir de anéis rolantes que podem ser de esferas, agulhas ou rolos. Para projetos que necessitam de uma alta velocidade e um atrito menor o mancal de rolamento é a melhor opção. Os rolamentos são classificados e acordo com os elementos rolantes, que podem ser de rolos cilíndricos, de esferas e de agulhas.

  • Rolamento de esferas: Esse é o tipo de rolamento mais comum. As esferas que são compostas nesse rolamento pressionam a pista interna e externa em um ponto único e a força que cada esfera composta nesse rolamento transfere entre as pistas externa e interna torna-se concentrada sobre as superfícies de modo pontual e intenso.
  • Rolamento de rolos cilíndricos: Esse tipo de rolamento possui uma capacidade relativamente alta para suportar forças devido os pontos de contatos ente as esferas e ambas as pistas.
  • Rolamento de agulhas: Os rolamentos de agulhas são corpos rolantes compostos nesse tipo de rolamento são de pequeno diâmetro e grande comprimento. Eles são recomendados para aplicações de mecanismos oscilantes, onde o espaço radial é limitado e sua carga não é constante.

MANCAIS HIDROSTÁTICOS 

Mancais hidrostáticos são conjuntos mecânicos que são formados por um eixo e uma bucha, pelo quais o diâmetro do seu eixo fica muito próximo ao seu diâmetro interno da bucha, a modo que quando montado o espaço que fica entre os dois elementos seja muito pequena e possa acomodar uma camada de filme de óleo lubrificante para que não aja contato direto entre as duas partes durante o processo operacional. Tem a sua utilização em turbo máquinas por permitirem altas cargas em altas velocidades. Devido ao mancal não ter contato direto entre as peças com movimento relativo, a sua vida útil é longa, garantindo assim uma longa continuidade operacional.

MANCAIS HIDRODINÂMICOS

Os mancais hidrodinâmicos foram fabricados para aplicações em alta precisão, por possuírem uma precisão extremamente alta e quase não ter desgaste, um exemplo dessa aplicação é em máquinas de medição, máquinas de testes e máquinas ferramentas.

O funcionamento desse tipo de mancal funciona através de um sistema que ele é alimentado de lubrificante com pressão externa, pressionando continuamente o lubrificante que é liquido, através dos canais de entrada para câmaras entre as superfícies dos mancais. Devido a isso as superfícies dos mancais são devidamente separadas por um filme fino que se forma de lubrificação fazendo com que não seja gerado nenhum atrito, isso possibilita ao equipamento uma regulagem de posição de alta precisão, na faixa de sub-micrômetros.

Nos mancais hidrostáticos não ocorrem resistência de deslize no inicio ou parada do equipamento, que apesar de serem pequenas, geram certos desgastes nestes produtos.

MANCAIS AEROSTÁTICOS

Os mancais aerostáticos possuem uma lubrificação a filme de ar, sendo que a camada possui uma espessura de 5 a 30 micrômetros. As superfícies para esse tipo de mancal são intercaladas com camadas de ar comprimido, que são produzidos pelos bocais no mancal, que servirá para separar as superfícies.

Quase não geram calor e foram projetados para suportar altas temperaturas, comparado a outros mancais esses estão livres de vibrações, eles apresentam um pequeno erro médio de giro do mancal, possuem baixo ruído de operação, o ar não tem perigo de contaminação caso o ar escape, fricção mínima, exatidão elevada a altas e baixas velocidades, eles não necessitam de lubrificação e não possui desgaste.

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