Processo de Fabricação e Tipos de Esferas para Rolamentos.

Esferas para rolamentos

FABRICAÇÃO E TIPOS DE ESFERAS PARA ROLAMENTOS.

Se você assim como nós convive diariamente com rolamentos, sabe que as esferas são encontradas em alguns modelos de rolamentos como, por exemplo, os rolamentos de esferas. Por esse motivo hoje iremos falar sobre os diferentes tipos de processo de fabricação das esferas.

As esferas podem ser fabricadas em diferentes materiais e grades de precisão, como podemos citar:

  • Aço Carbono
  • Aço Inox
  • Aço Cromo
  • PlásticoTungstênio
  • Alumínio
  • Zircônia
  • Nitreto de Silício

É possível encontrar esferas em titânio, platina, ouro, bronze, prata, chumbo, monel e nióbio, porém são menos comuns.

Todas as esferas são fabricadas seguindo todas as normas internacionais e são produzidas seguindo grades especificas que definem suas tolerâncias geométricas.

O processo de fabricação depende muito do tipo de material que vai ser produzido às esferas.

As esferas de aço são produzidas de arame metálico cortado e estampado em formato esférico, com o diâmetro aproximado do tamanho desejado da esfera. Alimentado através de uma máquina que possui uma cavidade com um formato hemisférico em cada lado, ela interrompe a passagem do arame com um gole, fazendo com que o metal obtenha um formato de esfera.

Depois desse processo é normal que fiquem algumas rebarbas, por esse motivo elas passam pelo processo chamado de rebolo, que retiram todo o excesso da superfície das esferas.

O próximo passo para a fabricação das esferas de aço para rolamentos é o processo de tratamento térmico, elas passam por um procedimento para que adquira a dureza necessária para cada aplicação. Esse tratamento é feito somente para esferas de aço carbono, aço cromo e também esferas de aço inox.

  • Aço Carbono (Ligas 1015, 1020, 1045, 1060 e 1080)
  • Aço Cromo 52100
  • Esferas de Aço Inox (420 e 440c)

Depois desse processo a próxima etapa é a retifica que garante suas dimensões finais para que tudo fique do tamanho certo. Após esse procedimento as esferas passam pelo polimento para garantir que a sua superfície fique lisa e polida.

Por último e tão importante como todos outros processos, as esferas passam pela inspeção, onde elas passam por máquinas de alta precisão para que assim possam determinar suas classes de tolerâncias conforme a norma ISO-3290:2008.

A fabricação das esferas para rolamentos atende principalmente à indústria de peças para equipamentos industriais, rolamentos, skates, peças automotivas, motos, roletes, bicicletas, equipamentos agrícolas, tratores, bombas entre outros processos que necessitem de alta resistência, precisão e dureza.

A Rolport Rolamentos é uma empresa especializada em rolamentos industriais para diversos segmentos, trabalhamos com diversos tipos e modelos de rolamentos como os de esferas, cônicos, cilíndrico, autocompensador de rolos e esferas, axiais e o de agulhas. Trabalhamos somente com produtos de primeira linha e somos distribuidor autorizado das marcas NTN, SNR, BOWER e TIMKEN.

Conheça nossos preços, entre em contato conosco e solicite um orçamento.