Tudo Sobre Mancais de Deslizamento

Mancais de Deslizamento

Mancais de Deslizamento.

Os mancais são componentes tribológicos que suportam uma carga enquanto estão em contato com, e movem-se em relação a sua contra peça. O movimento pode ser deslizante ou rotativo. Os mancais são itens fundamentais para o perfeito funcionamento de máquinas modernas, sendo assim, qualquer falha que possa ocorrer nos mancais é motivo suficiente para as máquinas pararem de produzir, afetando assim diretamente a sua produção causa prejuízo fora de hora.

Para que você não haja esse risco, as condições ideais para conseguir que uma determinada máquina ou equipamento trabalhe de acordo com suas características, é preciso que seguir algumas condições como, por exemplo:

Cumprir exatamente as recomendações que cada fabricante diz a respeito à manutenção da máquina ou equipamento.

Sempre inspecionar as máquinas e equipamentos, para que assim possa detectar algum elemento sujeitos aos danos e fazendo assim a sua manutenção preventiva.

Por isso é tão importante a execução da manutenção preventiva.

Os mancais de deslizamento têm como função servir de apoio e guia para os eixos girantes, são elementos de máquinas que são sujeitos às forças de atrito, essas forças surgem devido à rotação dos eixos que exercem cargas nos alojamentos dos mancais que os contêm.

Os mancais de deslizamento também são chamados de buchas ou casquilhos e são geralmente de forma cilíndrica e não contém partes móveis. 

Inspeção dos Mancais de Deslizamento em Máquinas Operando.

Para que essa inspeção seja feita, é preciso que o mecânico de manutenção conheça o programa de inspeção. Além disso o mecânico deverá verificar previamente as informações a respeito dos problemas, como por exemplo

  • Ruídos anormais
  • Gradiente de temperatura dos mancais de deslizamento
  • Excesso de vibrações

O mecânico conhecendo o programa de inspeção e com as informações a respeito dos problemas, ele deverá selecionar as ferramentas e equipamentos ideais a serem utilizadas na manutenção. Após estar munido de todas essas informações e equipamentos necessários, o mecânico devem examinar todas as uniões dos mancais, quanto aos ruídos, aquecimento e vazamentos de lubrificante. Não esquecendo dos eixos que também deverão ser inspecionados quanto às folgas e vibrações.

As frequências das inspeções feitas nos mancais de deslizamento, vai depender muito das condições de trabalhos que eles estão sujeitos, da velocidade com que os eixos giram, frequência de lubrificação, das cargas que são submetidos e até mesmo da quantidade de calor que eles geram.

Abaixo para exemplificar a frequência de inspeções em conjuntos que possuem mancais de deslizamento, podemos seguir:

  • Mancais de eixos que sustentam polias: uma vez por mês.
  • Mancais de cabeçotes ou caixas de engrenagens: a cada vinte dias.
  • Mancais de apoio pequenos: uma a cada dois meses.

Mas é importante salientar que esses períodos estipulados acima, podem variar de acordo com as condições de trabalho citadas anteriormente, certo?

Como vimos acima, os mancais são itens de extrema importância em algumas máquinas e equipamentos e sua inspeção é de extrema importância, assim como adquirir um produto de qualidade e a garantia que você merece que não vai te deixar na mão.

Por isso nós da Rolport Rolamentos, trabalhamos com as melhores marcas de primeira linha de mancais e rolamentos, somos distribuir autorizado das marcas BRG, SNR, FRM e Burger.

Conheça nossos preços, entre em contato e fale com um de nossos vendedores.