O que é chumaceira ou mancal?

O que e chumaceira?

Chumaceira é uma palavra completamente antiga, que era bastante utilizada por especialistas na área industrial, esta palavra é sinônima de mancal, é muito difícil o uso desta palavra hoje em dia, nota-se se você pesquisar na internet é bastante difícil de encontrar algum artigo que fale sobre o envolvimento dessas de uma palavra com a outra.

Enfim, o que é chumaceira (mancal)?

Mancal são elementos de máquinas que acabam servindo de apoios fixos aos elementos necessitados de movimentados aos eixos. Mancal é constituído de uma única estrutura normalmente de ferro fundido e bipartida, que acaba encerrando o casquilho, no inferior da qual gira o eixo.

Normalmente a maioria das máquinas e equipamentos possuem mancais. Sua função é posicionar uma parte da máquina que gira comparado ao outro.  De outra forma, os mancais são elementos de máquinas destinados a dar uma segurança à movimentação rotativa assegurando entre duas superfícies, com um baixo nível de atrito. É um tipo de conjunto destinado a suportar necessidades de peso e rotação de eixos.

Tipos de chumaceira

Tipos de chumaceiras (mancais)

Mancais de escorregamento, deslizamento ou bucha. São compostos de uma bucha fixada em um único suporte e são utilizados especialmente em máquinas pesadas e em equipamentos de pouca rotação, porque este tipo de mancal possui um atrito elevado, quando é comparado com os outros mancais e em altas rotações iria haver um superaquecimento. São simplesmente fáceis de montar e desmontar, e demonstram uma vida útil prolongada (longevidade) se respeitados os ciclos de manutenção (lubrificação, limpeza e alinhamento).

Mancais de rolamento

Esse tipo chamado de “Mancais de rolamento” é composto de dois anéis concêntricos e entre esses são colocados alguns elementos rolantes, tais como de esferas, agulhas ou roletes. Recomendados em projetos que determinam uma maior velocidade e menor atrito.

Mancais hidrodinâmicos

São conjuntos mecânicos formados por um único eixo e uma bucha, nas quais o diâmetro do eixo é localizado próximo ao diâmetro interno da bucha, de tal forma que quando é montada, embora que a folga que existe entre esses dois elementos seja precisamente pequena e acomode um filme de óleo lubrificante que impede o contato direto entre as duas partes durante operações, situação na qual atinge o regime da lubrificação hidrodinâmica. São empregados nos turbos máquinas por autorizarem altas cargas em altas velocidades. Além de tudo isso, a vida de um mancal de deslizamento, na teoria, é infinita, uma vez que não existe contato entre peças com movimento relativo, tendo uma garantia longa e continua operacional.

Mancais hidrostáticos

Por demonstrarem uma extrema precisão e ser quase isento do desgaste, são empregados em aplicações especificamente precisas, um exemplo são em máquinas de medição, máquinas de testes e maquinas ferramentas.

Este funcionamento deles ocorre ao decorrer de um sistema de alimentação de lubrificação com pressão externa, dando uma pressão continua o lubrificante líquido através de canais de entrada para câmaras entre as superfícies dos mancais. Seguindo esta forma, as superfícies dos mancais são dividas por um único filme de lubrificação fino e, assim será produzido nenhum atrito. Possibilitando uma regulagem de alta precisão na posição.

Diferentemente dos mancais hidrodinâmicos, nos hidrostáticos não tem a resistência de deslize no início ou parada do equipamento, que mesmo sendo pequenas, acabam gerando desgastes nestes produtos.

Mancais aerostáticos

Sendo lubrificados a filme de ar, cuja camada tem uma espessura entre 5 e 30 micrômetros. As superfícies deste tipo de mancais são intercaladas com algumas camadas de ar comprimido, que tem o seu fornecimento por um ou mais bocais no mancal, que vai servir para dividir as superfícies.

Esse tipo de mancais aguentam altas temperaturas, quase não produzem calor e estão livres de vibrações quando há uma dúvida na semelhança com outros tipos, apresentam um pequeno erro médio de giro do mancal (excentricidade), que apresentam um baixo ruído de operação; o ar pode acabar escapando para o ambiente sem nenhum perigo de contaminação, não tendo necessidade de equipamento para auxiliar a reciclagem, fricção mínima e exatidão elevada a maiores e menores velocidades, não necessitando de lubrificação e não tendo o desgaste.

Nós da Rolport Rolamentos trabalhamos com distribuidores autorizados que trabalham especificamente com mancais, como Rolmax, FRM e NTN-SNR. Buscamos sempre atender as necessidades do cliente para que ele sempre possa voltar e nós procurar de novo. Distribuindo soluções desde 1987, a Rolport Rolamentos trabalha especificamente com Rolamentos e correlatos industriais, para diversos segmentos como por exemplo, Siderurgia, Terraplanagem, Construtora, Pedreiras, Cimenteiras e Mineração. Distribuidor autorizado das marcas: SNR, NTN, BOWER, TIMKEN, BGL, RBC, ROLMAX, FRM e Bürger.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos

Outros

Fale Conosco

  • Rolport Rolamentos Importação e Comércio LTDA
  • CNPJ: 56.611.056/0001-37
  • Rua da Mooca, 229/233 - Mooca
  • São Paulo, SP - CEP: 03103-000