Rolamentos de Precisão


O rolamento é um componente cuja função é transmitir uma ação de rotação para um determinado objeto. Com alto desempenho em velocidade, alta precisão e alto nível de rigidez do sistema, os rolamentos de precisão são ideais para máquinas, ferramentas e aplicações mais amplas, sendo assim, um dos elementos mais utilizados na construção de produtos, máquinas e ferramentas.

Dada quantidade de aplicações, é possível encontrar uma gama de rolamentos, podendo ser encontrado em liquidificadores e skates, até em máquinas de lavar roupas e carros de corrida. Por sua vez, os rolamentos industriais consistem em modelos mais exigentes em aplicação e desempenho, marcando presença em equipamentos e ferramentas industriais.

Considerando tais aspectos e a gama de aplicações dos rolamentos, é preciso escolher adequadamente o rolamento de precisão que será utilizado levando em consideração características como: tipo, tamanho, quantidade de lubrificante, ajuste, capacidade de cargas axiais e radiais, vida útil, velocidade de rotação permissíveis, entre outros aspectos importantes que influenciam no desempenho do componente.

O que são Rolamentos de Precisão?

Em resumo, os rolamentos de precisão consistem em rolamentos indicados para uso em produtos, máquinas e ferramentas com alta necessidade de rotação. Assim, é capaz de carregar e suportar cargas, reduzindo o esforço ou força de movimento.

No geral, os rolamentos de precisão são capazes de suportar cargas extremamente elevadas, além de operar em ambientes com umidade e/ou agentes corrosivos. Normalmente, os rolamentos de precisão são constituídos de gaiola de esferas, esferas (ou rolos) com contato angular, pista, gaiolas com janela maciça e outras composições.

O componente também é composto por anéis internos e externos. Também é possível encontrar rolamentos de precisão nas versões abertas e vedadas. Embora possa ser encontrado desta forma, é importante destacar que eles não são desmontáveis.

Basicamente, os modelos mais utilizados de rolamento industrial hoje são os rolamentos de esferas, axiais, radiais, de esferas e de contato angular. Destes, derivam outros modelos que são indicados para determinadas condições de trabalho e especificidade do projeto.

Dito isso, o tipo de rolamento deve ser feito considerando o tipo de arranjo ou componentes do conjunto em funcionamento



Como são utilizados os Rolamentos de Precisão?

Atualmente, os rolamentos de precisão são utilizados em aplicações que exigem um alto nível de precisão no giro do eixo; o que normalmente os rolamentos comuns não conseguem executar. Deste modo, os rolamentos de precisão são adequados para suportar cargas combinadas (axiais e radiais) com atuação simultânea.

Neste contexto, o componente pode ser aplicado em altas rotações, o que apresenta um baixo nível de ruído, mínimas deflexões e baixo atrito. Além disso, a peça possibilita também maior desempenho em sua velocidade e gera menor calor.

Outro fator importante a ser destacado é o cuidado em suas aplicações, pois sua tolerância é menor.

Tipos de Rolamentos de Precisão

Como vimos, há uma gama de rolamentos para vários tipos de aplicação, onde para cada tipo de aplicação, solicitação de forças ou destinação final, existe um modelo mais adequado com diferentes variações.

Entre eles, estão:

Rolamentos axiais

Rolamentos radiais

Rolamentos de esferas

Rolamentos autocompensadores de rolos e esferas

Rolamentos de leva


Em resumo, os rolamentos axiais foram projetados para dar suporte a carga exercida na mesma direção do eixo. Enquanto os rolamentos radiais são projetados para dar suporte a cargas que exercem força na direção perpendicular ao eixo, ou direção do raio.

Quanto aos rolamentos radiais, estes oferecem maior capacidade de carga radial que outros tipos de rolamentos. Uma vez que possui anéis internos e externos, porta-rolos, complemento de rolos cilíndricos e outras composições.

Já os rolamentos de esferas são os mais representativos no atual mercado industrial. Este tipo de rolamento é indicado para aplicações de baixo torque e alta velocidade. Além disso, podem ser encontrados em diferentes construções com variações seguindo fatores como rotações, direções de carga, condições de lubrificação e temperatura de trabalho.

Por sua vez, os rolamentos de rolos cilíndricos podem ser constituídos de uma ou duas carreiras, em três diferentes designs e séries. Este tipo de rolamento permite adaptar o deslocamento axial do eixo em relação ao mancal em ambas as direções, de forma separada.

Rolamentos de Precisão e sua importância

Como destacado, atualmente os rolamentos de precisão são componentes utilizados máquinas, ferramentas ou equipamentos industriais. Entretanto, é importante destacar que nem todas as máquinas necessitam desta peça em específico para garantir seu funcionamento.

Além disso, por possuir uma gama de tipos, no mercado atual é possível encontrar diversos tipos de rolamentos de precisão. Logo, é preciso analisar com muita atenção antes de optar pelo modelo mais adequado para o equipamento.

Vale ressaltar que caso a escolha não seja a mais adequada, pode-se danificar além do componente, a máquina. Portanto, caso você não se sinta confortável quanto a melhor escolha, um especialista deve ser consultado.