Saiba a Diferença entre a Carga Radial e a Carga Axial.

Carga axial e carga radial

Carga Radial X Carga Axial.

Se você é como nós, que lida diariamente com rolamentos, com certeza sabe que há uma infinidade de modelos e tipos de rolamentos disponíveis no mercado. E há diversas formas de classificá-los como, por exemplo, seus componentes, de esferas, rolos cilíndricos, rolos cônicos, autocompensadores, de agulhas entre outros. Além dessa forma de classificação, também é possível classificá-los de acordo com a direção da carga que eles suportam. Sendo elas então a carga radial e a carga axial.

Sobre a carga radial podemos dizer que, é a carga que o rolamento recebe no sentido vertical, ou seja, sobre o rolamento. Já a carga axial, é a carga que o rolamento recebe no sentido do eixo, ou seja, lateral.

É possível também encontrar rolamentos que suportar cargas combinadas, ou seja, carga axial e radial atuando simultaneamente. 

Agora que você já sabe a diferença entre carga axial e carga radial, iremos citar e falar um pouco mais de alguns modelos de rolamentos que possuem esse tipo de carga.

Rolamento Radial de Esferas.

Um dos rolamentos mais conhecidos e utilizado no mercado, o rolamento radial de esferas foram projetados para aplicações em alta velocidade e necessitam de pouca manutenção.

Esse tipo de rolamento geralmente apresenta apenas uma carreira de elementos rolantes, porém é possível encontrar ele também composto por duas carreiras de esferas.

Uma das vantagens do rolamento radial de esferas é que eles são considerados rolamentos resistentes e particularmente adequados para desempenho de alta velocidade como citado acima.

O rolamento radial de esferas pode ser utilizado em diversas aplicações, mas podemos citar aqui algumas delas, sendo: Máquinas de movimentação de terra, bombas, motores elétricos, maquinaria industrial, entre outros.

Rolamento Axial de Esferas de Escora Simples.

O rolamento axial de esferas de escora simples é formado por anéis em configuração de arruelas, com canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel a ser instalado no eixo é denominado interno e o anel a ser instalado no alojamento é denominado externo. 

Esse tipo de rolamento, o rolamento axial de esferas foi projetado para aguentar cargas axiais em uma direção, ficando dessa forma um eixo axialmente em uma direção só. A gaiola dos rolamentos axiais de esferas pequenos é de chapa de aço apertadas, os de maior tamanho são maciças em aço ou latão.

Rolamento Axial Autocompensador de Rolos.

Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos são rolamentos em que os rolos trapezoidais são dispostos obliquamente na superfície de rolagem. A carga para esse tipo de rolamento é distribuída de uma pista para a outra em um ângulo em relação ao seu eixo, permitindo assim que eles possam trabalhar com cargas axiais elevadas. Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos são rolamentos que possuem auto alinhamento, por possuírem uma pista do anel externo esférica. 

Compra Segura.

Para adquirir os rolamentos de carga radial e axial com toda segurança que você precisa, consulte o distribuidor autorizado Rolport.

Trabalhamos com as maiores marcas de primeira linha do mercado, sendo elas, NTN, SNR, BOWER, TINKEN, Rolmax, BGL, FRM, RBC e BRG

A Rolport Rolamentos está no mercado há mais de 30 anos, oferecendo as melhores soluções em rolamentos industriais para diversos segmentos.

Entre em contato e converse com um de nossos vendedores, conheça nossos preços.