Lubrificação para Rolamentos

tipos de lubrificação

Tipos de Lubrificação

Sabemos que a lubrificação é sem dúvidas uma das atividades mais importantes quando o assunto é a manutenção do rolamento, se essa lubrificação ocorrer de forma correta ela permitirá que os rolamentos trabalhem de forma confiável e com uma vida útil consideravelmente maior do que teriam normalmente.

A lubrificação serve basicamente para evitar o contato metálico que ocorre entre os corpos rolantes, pistas e gaiola.

Sendo assim ele previne o desgaste e protege as superfícies contra a corrosão. Portanto é de extrema importância na hora da compra escolher o tipo correto e mais adequado de lubrificante, abaixo veremos os tipos de lubrificantes e algumas dicas sobre.

Lubrificação com graxa

Na maioria das aplicações, sob condições normais de uso, pode-se utilizar a graxa para lubrificação do rolamento. A graxa possui algumas vantagens quando a comparamos ao óleo, pois ela é retida com mais facilidade, principalmente em eixos verticais ou inclinados. Contudo é de suma importância o cuidado com a quantidade da graxa a ser utilizada. O excesso de graxa pode causar um rápido aumento da temperatura do rolamento, principalmente se forem aplicações de alta velocidade de rotação.

De um modo geral somente o rolamento deve ser completamente preenchido com graxa. O alojamento ou caixa deve ser principalmente preenchido. O alojamento ou caixa só deve ser totalmente preenchido se tal trabalhar em baixa velocidade e necessitar proteção contra a corrosão, caso contrário de ser preenchido parcialmente entre 30 a 50% nada mais que isso.

Miscibilidade em lubrificação com graxa.

Ao trocar ou substituir o seu tipo de graxa para rolamentos é fundamental considerar miscibilidade das graxas, independente da razão de troca de uma graxa para outra.

Misturar graxas diferentes ou incompatíveis pode ocasionar uma variação drástica a sua consistência. Além disso, a máxima temperatura de operação da mistura pode ser tão baixa que pode provocar uma falha no rolamento.

A mistura da graxa só é possível quando ambas possuem o mesmo agente espessante e óleos base similares. Por exemplo: uma graxa com sabão a base de sódio só pode ser misturada com outra graxa com sabão a base de sódio, ou seja, só misture se as graxas forem iguais. Em arranjos de rolamentos onde uma baixa consistência leva a vazamento da graxa, deve se trocar totalmente a graxa ao em vez de simplesmente completá-la como no exemplo acima.

Lubrificação com óleo

A lubrificação com o óleo não é tão utilizada quanto a de graxa, pois atende uma gama específica de rolamentos que são os de alta velocidade e os que sofrem com temperaturas elevadas pois os mesmos não permitem o uso da graxa.

Atualmente o método mais simples de lubrificação com óleo é o chamado banho de óleo. Exemplificando o rolamento capta o óleo através dos componentes rotativos e o distribui dentro dele mesmo. O nível de óleo deve ficar sempre um pouco abaixo do centro do corpo rolante que ocupar a posição mais baixa quando o rolamento ficar parado.

As operações realizadas em alta velocidade fazem aumentar a temperatura de trabalho, acelerando o envelhecimento do óleo. (normalmente realizado com o auxílio de bomba).

Após passar pelo rolamento o óleo deve ser filtrado e, se necessário resfriado antes de retornar para o ponto de lubrificação. Esse resfriamento do óleo permitira que a temperatura do trabalho seja mantida baixa. 

Outros métodos de lubrificação com óleo

  • Lubrificação por atomização: em que são transportas quantidades, muito pequenas e definidas de óleo. Essas pequenas quantidades permitem que o rolamento opere a temperaturas mais baixas ou velocidades mais altas do que qualquer outro método. 
  • Lubrificação dos rolamentos por jato de óleo: na qual se injeta óleo a alta pressão em um dos lados do rolamento.  A velocidade do jato de óleo deve ser alta o suficiente para que parte do óleo penetre na turbulência que rodeia o rolamento.

Agora que você conhece alguns dos tipos de lubrificação e todas suas funcionalidades, se atente mais aos cuidados e manutenções necessários para com as suas máquinas, evite gastos e dores de cabeças desnecessários. 

Se você precisa de buchas, mancais ou rolamentos industriais entre em contato conosco e realiza sua cotação hoje mesmo, nós da Rolport Rolamentos teremos o prazer de atendê-lo da melhor forma possível.

Somos distribuidores autorizados das melhores marcas do mercado, tais como, NTN, Timken, SNR, Bower, Rolmax, RBC entre demais outras.