Tipos de Industrias

Tipos de Indústrias

O que é uma Indústria?

Sabemos que as indústrias estabelecem um papel fundamental nas nossas vidas, todavia existe uma série de coisas que não sabemos sobre ela como por exemplo: seu funcionamento, sua organização e armazenagem, entre demais outros assuntos. Uma das curiosidades sobre as indústrias são as suas ramificações ou “tipo de indústria”, e é exatamente sobre esse assunto que iremos falar hoje, mas para tratarmos desse tema antes devemos entender o conceito de indústria.

E se te perguntassem o que é uma indústria você saberia responder? Aparentemente essa é uma pergunta fácil de ser respondida, não é mesmo? Vamos lá, quando alguém nos fala sobre  indústria nosso pensamento é direcionado a uma construção enorme, com uma longa chaminé, que aliás sempre está saindo fumaça o que muitas vezes nos faz pensar que boa parte da poluição é causada pelas indústrias, mas se você leu o texto indústria sustentável sabe que não é bem assim. Bom, nossa descrição do que é uma indústria não está errada, mas é importante que não confundamos indústria com fábrica, pois as definições e funções são bem parecidas mas são distintas, vamos ver o que o dicionário nos diz.

Definição de indústria: “Destreza ou arte na execução de um trabalho manual; aptidão; perícia. 2. Profissão mecânica ou mercantil; ofício. 3. Econ. A atividade secundária da economia, que engloba as atividades de produção ou qualquer dos seus ramos, em contraposição às atividades agrícolas (primárias) e a prestação de serviços (terciárias). 4. Econ. Conjugação do trabalho e do capital para transformar a matéria prima em bens”.

Definição de fábrica: Lugar ou estabelecimento onde se manufaturam utensílios, roupas, máquinas e várias outras mercadorias. 2. O pessoal de um desses estabelecimentos. 3. Construção de edifício ou parte do edifício; edificação.

Agora que sabemos o que é uma indústria vamos conhecer as suas ramificações:

Os tipos de indústrias envolvem as mais variadas classificações dos sistemas industriais e estão relacionadas segundo a atuação e produção de cada uma delas.

Indústrias de Base.

As indústrias de base são indústrias extrativistas de bem ou capital, ou seja, tais realizam a transformação de matérias-primas brutas em processadas nas quais são utilizadas em outras indústrias, como exemplo as petrolíferas.

Indústrias de Bens de Capital.

As indústrias de bens de capital vão trabalhar com a produção de máquinas e equipamentos e como exemplo possuímos as siderúrgicas, petroquímicas e metalúrgicas.

Indústrias Intermediárias.

Nessa categoria estão as indústrias que realizam a intermediação entre as indústrias base e as de bem de consumo, tais realizam a coleta das indústrias base e com esses materiais produz peças e equipamentos que vão ser utilizados na indústria de bem de consumo. Para exemplificar os materiais produzidos podem ser computadores, peças para automóveis, máquinas ou motores.

Indústrias de Bem de Consumo.

As indústrias de bem de consumo diferente das anteriores vão trabalhar com produtos que são diretamente voltados ao mercado consumidor, vale destacar que uma diferença importante entre ela e a indústria base na questão localidade, enquanto indústria base trabalha em locais “isolados” voltados para zonas rurais as indústrias de bem de consumo vão se situar em ambientes urbanos ou o mais próximo possível dos centros urbanos.

Esse tipo de indústria vai utilizar para sua manufatura as matérias-primas proveniente da indústria base e da indústria intermediaria, esse tipo de indústria pode ser classificado de três formas diferentes.

  • Indústria de bens duráveis: Esse tipo de indústria vai tratar de produtos que não perecíveis e que possuem uma longa vida útil. Por exemplo: Eletroeletrônicos, móveis, veículos, dentre outros.
  • Indústria de bens semiduráveis: Assim como o nome sugere, esse tipo de indústria vai trabalhar com produtos que possuem uma vida útil intermediaria. Por exemplo: Sapatos, roupas e celulares.
  • Indústria de bens não-duráveis: As indústrias de bens não perecíveis vão tratar dos produtos considerados de primeira necessidade. Por exemplo: Alimentos, bebidas, remédio e cosméticos 

Indústrias de Ponta.

E para fechar esse assunto não poderíamos deixar de lado um dos tipos mais importantes de indústria que a de ponta. Esse tipo de indústria vai tratar da de alta tecnologia e é interessante ressaltar que os trabalhadores dessas indústrias são pessoas com títulos, ou seja, com formação superior de nível de nível bacharel podendo chegar até doutorado. Para exemplificar podemos citar algumas empresas que trabalham nesse formato essas são: empresas de comunicação, computadores, celulares, navegação e aviação.

Se deseja saber mais sobre as indústrias de uma forma geral não deixe de acompanhar nosso blog temos conteúdo novo toda semana.