Rolamento Axiais: O que são e para que servem!

Rolamentos Axiais o que são e para que servem

ROLAMENTOS AXIAIS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM.

O Rolamento Axial teve o seu projeto para dar suporte a cargas axiais e fornecer uma resistência a cargas de grande impacto, tendo uma enorme variedade de aplicação.

Rolamento axial acabara tornando a vida útil do equipamento muito maior, além, claro, da facilidade de manuseamento que o rolamento axial pode possibilitar. Ele é usado principalmente para diminuir o atrito, para que possa aumentar a capacidade de carga rotação ou a durabilidade de qualquer equipamento. O rolamento axial é fundamental para o bom funcionamento da máquina.

Alguns exemplos de rolamentos axiais

ALGUNS TIPOS DE ROLAMENTOS AXIAIS.

Este tipo de rolamento tem a sua constituição por anéis em configuração das arruelas, com um canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel que é instalado no eixo tem a sua denominação de um modo interno, e o anel a ser instalado no alojamento é denominado externo. Os Rolamentos Axiais de Esferas são feitos para aguentar cargas axiais em única direção, fixando dessa maneira um eixo axialmente em uma direção. A gaiola dos rolamentos axiais de esferas pequenos são de chapa de aço prensada, os que têm o maior tamanho são maciças em aço ou latão.

  • Rolamento Axial de Esferas de Escora Dupla

Tem a sua constituição por um anel de eixo por um anel de eixo, dois anéis de caixa, dois conjuntos axiais de gaiolas e esferas e o anel central que é o anel intermediário, instalado no eixo. Sendo possível montar em várias partes, separadamente. Os rolamentos axiais de esferas de escora simples conseguem suportar a carga axial em apenas um sentido e os rolamentos axiais de escoras duplas aguentam em ambos os sentidos. No intuito de diminuir a influência de desvios na instalação, existindo também os rolamentos axiais de esferas com uma contra placa esférica anel externo.

São tipos de rolamentos em que os rolos trapezoidais ficam dispostos obliquamente na superfície de rolagem. Tendo uma carga transmitida de uma pista para a outra em um ângulo em relação ao eixo do rolamento, dando a possibilidade de trabalhar com cargas axiais extremamente altas, sob essa carga axial, esse rolamento da à permissão da aplicação de cargas radiais moderadas. Rolamentos axiais autocompesadores de rolos tem um autoalinhamento, porque a pista do anel externo é esférica. As gaiolas que tem a sua utilização são as prensadas de aço ou as usinadas e latão.

  • Rolamento Axial de Rolos Cilíndricos

Rolamentos adequados para aguentar altas cargas axiais, em alusão são insensíveis a cargas de choque, são rigorosamente rígidos e tem o seu requerimento para pouco espaço axial, suportando cargas somente em uma só direção, tendo a sua utilidade quando a capacidade de cargas axiais dos rolamentos axiais de esferas é insuficiente.

Estes tipos de rolamentos de escora dupla são rolamentos de enorme precisão, tendo a sua especialidade para projetos para fusos de máquinas-ferramentas, sendo possível suportar a carga axial nos dois sentidos.

Sendo comparado aos rolamentos axiais de esferas da série 511, contendo esferas de diâmetros menores e em um menor número, obtendo um ângulo de contato de 60 graus.

  • Rolamento Axial de Agulhas

Eles são constituídos por coroas axiais que tem a sua produção em plástico ou metal com rolo de agulhas, tendo a sua integração a contra peças que são utilizadas como pistas para rolamentos, com uma construção bastante compacta e possibilitando a menor altura axial possível. Acabam absorvendo forças axiais elevadas em única direção. Cargas radiais são absorvidas de forma separada. As coroas de agulhas axiais têm a sua superfície de rolamentos de uma forma que é retificada como pista. Proporcionando um alto grau de rigidez dentro de um menor espaço axial. Tendo a sua utilização em aplicações nas quais as faces componentes adjacentes possam servir como pistas. Rolamentos axiais de agulhas não ocupam iguais ou mais espaços que uma arruela axial convencional. Podendo acomodar cargas axiais que tem a sua atuação em única direção.

Características dos rolamentos axiais

CARACTERÍSTICAS DO ROLAMENTO AXIAL.

Como exemplo acima, há uma variedade enorme de rolamentos axiais, tendo a sua diferenciação de acordo com as suas aplicações e elementos rolantes. Essas velocidades de rotação permitidas para este tipo de rolamento são bem baixas.  Os rolamentos axiais de esferas de escora simples têm a sua formação por anéis em uma configuração de arruelas, com um canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel que irá ser instalado no eixo tem a sua denominação interna e o anel a ser instalado no alojamento é denominado externo. Os rolamentos axiais de esferas tiveram a sua constituição para suportar cargas axiais em uma direção, sendo assim, um eixo axialmente em uma direção só. A gaiola dos rolamentos axiais de esferas pequenos são de chapa de aço apertadas, os que têm o maior tamanho são maciças em aço ou até mesmo de latão.

  • Separáveis e intercambiáveis

São componentes separáveis dos rolamentos axiais de esferas, facilitando a montagem e a desmontagem, bem como seguindo as inspeções de manutenção do rolamento ou máquina.

  • Desalinhamento inicial

São rolamentos com arruelas de caixa de mancal esféricas, podendo acomodar o desalinhamento de princípio.

  • Ajuste interferente

As arruelas de eixo demonstram um furo na base para autorizar um ajuste interferente. O único furo da arruela da caixa de mancal é torcido e comparado ao furo da arruela de eixo é maior.

  • Carga axial mínima

Quando os rolamentos axiais de esferas têm a sua utilidade em altas velocidades, tendo o ângulo de contato entre as esferas e as pistas, em um plano radial ele é afetado pela força centrífuga das esferas. Ocorrendo um movimento de escorregamento entre as esferas e as pistas. O movimento de escorregamento pode causar danos, como por exemplo, a aparição de manchas. Para precaver esses danos, os Rolamentos Axiais de Esferas devem ser submetidos à única determinada carga, acima da carga mínima. Rolamentos Axiais de Esferas de uma Carreira podem ser receptivos em questão da carga axial somente em um sentido. De um jeito que, se houver carga axial nos dois sentidos, devem ser usados Rolamentos Axiais de Esferas de Escora Dupla, sendo pré-carregados com uma carga superior à mínima. No caso, a carga atuante deve ter a sua compensação pela carga externa, agindo em sentido contrário.

  • Modelo

Rolamentos axiais de esferas tema sua fabricação como rolamentos de escora simples ou de escora dupla. Os rolamentos axiais de esferas de escora simples podem receber uma carga axial apenas em único sentido. Sendo assim, os rolamentos axiais de esferas de escora dupla, podem receber em ambos os sentidos. Os tipos de rolamentos axiais de esferas de maneira alguma pode receber carga radial. Os rolamentos axiais de esferas estão disponíveis com anel externo de assento esférico auto alinhável, para ter a formação do seu conjunto com um alojamento que obtenha uma superfície de forma esférica.

Também são disponíveis discos de assento alinhante, contendo uma superfície esférica de alinhamento, facilitando o projeto e montagem sobre uma superfície plana de assentamento. O rolamento com gaiola de poliamida tem a sua recomendação com sufixo G no código de identificação do rolamento.

  • ATENÇÃO

Os tipos de rolamentos axiais de esferas com assento plano, não “autorizam” qualquer desalinhamento angular entre o eixo e o alojamento, nem podendo compensar qualquer erro de ângulo, entre a superfície de apoio no alojamento e no eixo.

Não são recomendados para uso em alta velocidade. Os limites da velocidade estão recomendados na tabela dimensional.

Os diâmetros do lado de fora, do anel interno e do anel externo ou intermediário, são os mesmos. Sendo assim, deve ser proporcionado um espaçamento ao diâmetro do lado de fora do anel interno ou anel intermediário, com a utilidade de um degrau no furo do alojamento. O diâmetro externo de um anel interno ou intermediário dos rolamentos é menor que do anel externo. De um jeito que não é necessário degrau de espaçamento no alojamento para o anel interno.

Os rolamentos que obtêm a gaiola de poliamida devem ser usados abaixo de 120°C.

Significado da palavra Axial

É um adjetivo que obtêm dois gêneros que da a qualificação de algo que é relativo ao eixo ou que tem uma forma de eixo.

A expressão esqueleto axial serve para descrever os 80 ossos que fazem parte da cabeça e tronco do corpo humano. Sendo assim, tem essa designação porque esses ossos funcionam como o eixo do corpo humano.

  • Simetria Axial

É uma expressão do contexto da geometria que recomenda a correspondência entre dois determinados pontos em que o segmento une, encontrando uma reta fixa em ângulo reto no seu meio.

  • Radial e axial

Radial e axial são algumas palavras usadas no contexto da Física. Uma força axial se estende segundo o eixo longitudinal de uma barra, enquanto a força radial se verifica de um ponto central para fora.

Bombas de pistão radial e axial são máquinas usadas em diversos segmentos.

Uma turbina axial é uma máquina que tem uma reação rotativa de fluxo de modo contínuo, em que o fluido popular é escoado de uma maneira paralela ao eixo de rotação, fazendo fluir através das pás do rotor, de um jeito contrário do que se verifica na turbina radial.

Sem sair do contexto das máquinas, um compressor axial faz a sua utilidade de gases para criar uma pressão e uma bomba axial serve para fazer a bombeação de líquidos. 


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos