Como prolongar a longevidade dos rolamentos?

Como prolongar a vida útil dos rolamentos

Como Prolongar a Vida Útil dos Rolamentos?

Rolamentos como todos já sabem são importantes para manter a atividade das máquinas. São responsáveis pelo movimento, rotacional ou linear, entre duas ou mais partes e trocar a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e do mancal (chumaceira) por uma fricção de rolamento.

Sendo assim, surge uma dúvida, há como prolongar a vida útil dos rolamentos? Abaixo irão ser citados alguns meios de prolongação para a vida útil dos rolamentos.

Carga dos rolamentos.

É importante saber a carga dos rolamentos para após a aplicação dele na máquina, saber o peso total dela, junto com todas as peças.

Para o cálculo de carga de rolamento, primeiramente deve ser determinado a forças que tem a sua atuação sobre o eixo que os rolamentos podem aguentar. Essas forças dão a inclusão do peso morto inerente ao corpo giratório, à carga que é feita por ação por ação da força dinâmica de transmissão.  Tecnicamente, as cargas podem ser calculadas, mas o cálculo apresenta extrema dificuldade para ser feito na maioria das vezes.

Condições de lubrificação.

A falta de lubrificação, normalmente irá causar um superaquecimento ou até um enorme desgaste no rolamento. Sendo assim, é de extrema importância à lubrificação adequada do rolamento, evitando até o superaquecimento da peça e um futuro desgaste.

Lubrificação tem como o seu objetivo que consiste na introdução de uma substância apropriada entre as superfícies sólidas, que estejam em contato entre elas, e que façam movimentações relativas. Substância apropriada normalmente é um tipo de óleo ou uma graxa que impossibilita o contato direto entre as superfícies sólidas.

Além, claro da redução do atrito, objetivos são alcançados facilmente com uma boa lubrificação, se a substância for selecionada de maneira correta:

Menor dissipação da energia em formato de calor;

Uma maior diminuição da temperatura, pois irá causar um refrigeramento;

Diminuição da corrosão;

Diminuição de ruídos e vibrações;

Diminuição do desgaste.

Lubrificantes podem ser iguais ao ar, gasosos; líquidos como geralmente os óleos; semi-sólidos como sólidos e graxas como a grafita.

Sendo assim, os lubrificantes de mais praticidade são os líquidos e os semi-sólidos, sendo, óleos e as graxas.

Uma boa manutenção.

Com uma boa manutenção nos rolamentos, você pode dar um valor maior as suas peças, como? Com boas lubrificações, boa instalação da peça, se tudo for feito nos conformes, tudo indica que o rolamento irá ter uma longa vida útil, e não atrapalhará na produção da sua empresa.

Vamos levar em consideração que uma indústria, por exemplo, não faz a manutenção correta dos rolamentos, não lubrifica, não verifica se o rolamento está desgastado, e simplesmente do nada, a produção tem que parar. Simplesmente por causa da falta de preocupação com as peças da máquina. Gerando custos para a empresa pela a falta de produção. Por isso, o recomendado é uma boa manutenção das suas peças, para depois elas não te deixarem na mão.

Rolamento é importante?

Ele faz parte de membros de máquinas e são indispensáveis, tendo a sua utilização em quase todos os aparelhos do nosso cotidiano, de coisas simples até coisas de extrema relevância, como por exemplo, um tanque de guerra.

Como já diz em seu nome, “rolamento” é algo que rola e carrega alguma coisa. Mantendo de uma maneira segura um membro rotativo, não dando permissão para a movimentação (mantendo algo apertado em seu devido lugar).

Rolamentos dão uma extrema facilidade a sua ação de rotação, diminuindo o esforço ou uma força a mais necessária. Basta você pensar em movimentar uma cadeira em torno do seu escritório, sem as rodas ou até mesmo sem rolamentos nas rodas.

Eles ajudam no transporte de cargas ou acaba ajudando a mudar as cargas de algo que tende a girar para algo que é estacionário e há uma capacidade de carregar as cargas. Pense em uma roda gigante que vai girando nos rolamentos, o maior peso dela é o total de pessoas juntos ao peso da roda gigante, mantendo a estrutura da roda gigante pelos rolamentos.

Rolamento é uma ferramenta de extrema qualidade, tendo a responsabilidade pelo o bom funcionamento de diversos tipos de máquinas que damos utilidade no nosso dia-a-dia.

Rolamentos Radias e Rolamentos Axiais

Estes tipos de rolamentos podem fazer uma transmissão de cargas em única direção radial ou axial e na maioria dos casos, tem uma combinação de cargas radiais e axiais para a transmissão.

Ambos os rolamentos podem estar disponíveis como rolamentos de esferas ou até mesmo de rolos. A opção do desenho do rolamento depende apenas da aplicação em questão.

Como atingir a longevidade dos rolamentos

Condições Operacionais.

O princípio do processo de seleção dos rolamentos é documentar; desempenho básico, suposições das condições operacionais e qualquer pré-requisito da aplicação. 

A aplicação pode acabar definindo diversos requisitos para uma solução em rolamentos. Entre os mais comuns fatores; a vida útil do rolamento, a capacidade de velocidade e a habilidade de aguentar os níveis de aceleração, exatidão das posições axial e radial, aguentar temperaturas altas ou baixas, níveis de ruído que são gerados.

É importante ressaltar que são relativos os fatores de desempenho, podendo influenciar a natureza do caminho seguindo as etapas do processo.

Devem-se avaliar as condições operacionais com a maior captação de detalhes executáveis. Padrões operacionais importantes: carga, temperatura, lubrificante e limpeza do mesmo resíduo e velocidade.

Na maioria das vezes eles podem ter a sua determinação pela a análise mecânica ou física da aplicação pela experiência com aplicações que são “quase” iguais. Tenha em mente que alguma suposição feita seja documentada.

Condições operacionais tem um costume de ter uma diversificação ao longo tempo, tendo como exemplo que em aplicações de velocidade variável ou devido às temperaturas sazonais ou maior potência de saída.  A faixa de variação é extremamente importante. Em casos extremos, limites da faixa podem ter a sua importância, enquanto alguns outros, apenas o limite inferior ou superior é.

Para a otimização de um projeto, talvez seja necessário passar por diversas etapas “peneira” dos rolamentos. Para conter a situação, priorize os pré-requisitos da aplicação, como por exemplo; espaço radial/axial que esteja disponível, diâmetros do eixo que tem a sua definição pelos requisitos de resistência do eixo, uma escolha de lubrificante determinada por alguns outros componentes na hora da aplicação.

Rolamentos de rolos.

Há uma utilidade de rolamentos de rolos como corpos rolantes, contendo uma ou mais carreiras de rolos. Tendo em vista uma grande capacidade sobre a carga maior que os rolamentos de esferas que são semelhantes a ele. 

Rolamentos de rolos cilíndricos é um tipo de rolamentos que tem uma construção básica em que os rolos de forma cilíndrica estão em contato linear com a pista. Possuindo uma enorme capacidade de carga, dando o destaque ao apoio a carga radial.

Rolamentos de rolos cônicos aguentam cargas extremamente altas, sendo elas radiais ou axiais. Tendo noção que cargas axiais pode ser suportas em única direção. Em relação a axial há uma necessidade de uma segunda unidade de rolamento, que deve ser disposto de uma maneira simétrica. 

Vida dos rolamentos.

Como foi dito acima, com uma boa manutenção de suas peças, você conseguirá fazer com que os rolamentos tenham uma longevidade na sua vida útil, não fazendo com que você perca dinheiro com a pausa na produção de suas máquinas. Por isso é bom deixar claro que com uma boa instalação do rolamento, uma boa lubrificação, e claro, uma boa marca, preferencialmente de 1° linha, o rolamento irá ter uma longa vida útil em sua máquina.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos