Medir rolamento com paquímetro

Como medir rolamento com paquímetro

Como medir rolamento com paquímetro?

Paquímetro é uma ferramenta utilizada para medir com precisão absoluta dimensões de pequenas peças. Podemos dizer que se trata de uma régua graduada com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Geralmente o paquímetro possui uma graduação em centímetros e outras em polegadas para realizar as medições. 

Esse tipo de equipamento, os mais modernos são fabricados de aço inoxidável, as superfícies de medição são micro lapidadas e as superfícies de leitura são cromadas em fosco com traço e caracteres em cromo preto. O paquímetro é muito utilizado no setor industrial para tirar medidas precisas de parafusos, tubos, medir rolamento com paquímetro e medir diversos outros tipos de objetos pequenos.

Um paquímetro é capaz de realizar quatro tipos de medida em uma determinada peça.

  • Medição externa
  • Medição interna
  • Medição de profundidade
  • Medição de ressaltos

É possível encontrar alguns tipos de paquímetro existentes no mercado, sendo eles:

  • Paquímetro Universal
  • Paquímetro Universal com relógio
  • Paquímetro de profundidade
  • Paquímetro com bico móvel
  • Paquímetro digital
  • Paquímetro duplo

Como citado acima é possível medir rolamento com paquímetro para encontrar os números de rolamento pelo seu tamanho. 

Medição de rolamento com paquímetro.

Medir rolamento com paquímetro comum é muito simples, vamos utilizar como exemplo a medição de um rolamento de esferas.

Para medir o diâmetro interno do rolamento, insira as orelhas do paquímetro na parte interna do furo do rolamento sem exercer pressão e faça a leitura da medida no visor do paquímetro.

Para medir o diâmetro externo da peça, posicione o bico do paquímetro no rolamento, fazendo com que o rolamento encaixe entre as duas pontas do bico do paquímetro e faça a leitura da medida no equipamento.

Para medir a largura ou altura do rolamento, você vai utilizar o mesmo bico do paquímetro que fez a leitura do diâmetro externo, vai posicionar o rolamento da forma para medição de altura e fazer a leitura da medida no paquímetro.

É possível encontrar diversos tipos de rolamentos disponíveis no mercado, mas podemos classificar ele em três categorias principais, sendo elas: Os rolamentos de esferas, os de rolo e os rolamentos de agulhas. 

O rolamento é um dos itens mais importantes para funcionamento de suas máquinas, por esse motivo é de extrema importância a utilização dos rolamentos corretos para cada aplicação.

Para garantir a compra de rolamentos de qualidade e a garantia que você deseja, procure sempre comprar de um distribuidor autorizado.

A Rolport Rolamentos é distribuidor autorizado das marcas NTN, SNR, BOWER, Timken, Rolmax, RBC, FRM, BGL e BRG. Trabalhamos com uma extensa gama de rolamentos industriais para diversos segmentos, seguindo todas as normas de qualidade exigida, sendo assim garantindo a funcionalidade, qualidade e garantia total do produto adquirido.

Entre em contato e converse com um de nossos vendedores.

Solicite seu orçamento.