Fabricação de Rolamentos

Fabricação de Rol

VOCÊ SABE COMO SÃO FABRICADOS OS ROLAMENTOS?.

Os rolamentos são componentes que possuem grande utilização no mercado, são aplicados em vários segmentos, máquinas e equipamentos. Eles foram desenvolvidos para:

  • Minimizar a fricção entre as peças móveis das máquinas
  • Suportar cargas axiais ou radiais.

Mas você sabe como é o processo de fabricação dos rolamentos? Pensando nisso nós da Rolport Rolamentos preparamos um conteúdo bem bacana que explica todo o processo de fabricação dos rolamentos, o passo a passo de cada etapa, todo esse processo é um trabalho extremamente minucioso. Então vamos lá.

PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ROLAMENTO.

O primeiro passo para a criação do rolamento é dar forma e espessura exatas aos anéis que fazem parte do rolamento. Depois desse procedimento a produção fica por conta das máquinas de fabricação do rolamento, ela insere os anéis, tanto o interno com o externo, e para finalizar esse procedimento esse conjunto de peças é passado por uma desbastadora que modifica a largura do rolamento até que atinja a espessura certa. 

O segundo procedimento os anéis interno e externo são separados para que possam desbastar sua circunferência externa em máquinas separadas. O anel externo do rolamento é colocado na desbastadora que vai modelar sua superfície até ela ficar com a circunferência e diâmetro precisos. Após esse processo um líquido a base d’agua é passado na peça para evitar que o anel não ocasione emperramento ou superaqueça.

Os anéis externos saem para o desbaste, um jogo de rodas com óleo resfriador modela a superfície dos anéis até atingirem as medidas exatas. Depois desse procedimento os anéis passam por polimento, anéis e trilhos são lavados e depois eles são classificados conforme tamanho. 

Agora as bolas que compõem o interior da peça passam por um processo de fornalha para que elas possam endurecer serem limpas com banho de solvente e depois inseridas nos anéis do rolamento. 

O último passo é fazer a peça passar pelo teste da máquina, onde a bucha gira o rolamento para conferir seu funcionamento. Após esse procedimento outra máquina é colocada em jogo para verificar o ruído e vibração da peça, pois toda peça precisa ser silenciosa, por fim o rolamento passa por um banho com graxa para lubrificar.

A Rolport Rolamentos trabalha com diversos tipos de rolamentos como os rolamentos de esferas, os rolamentos de contato angular, rolamentos autocompensadores, rolamentos de rolos cilíndricos, rolamentos de rolos cônicos, rolamentos e agulhas, rolamentos axiais entre diversos outros tipos de modelos.

Somos distribuidor autorizado das marcas NTN, SNR, BOWER, TImken, Rolmax, FRM, BRG, BGL e RBC.

Nossa empresa fica localizada no bairro da Mooca, mas temos clientes espalhados por todo o Brasil.

Temos as melhores oportunidades para o seu negócio, entre em contato e solicite seu orçamento sem compromisso.

Rolamentos industriais com a qualidade e a garantia que você merece, você só encontra aqui na Rolport Rolamentos.