Os rolamentos de giro de grande porte foram desenvolvidos para possibilitar giro infinito para os mais variados tipos de máquinas e equipamentos para diversos segmentos como: Siderurgia, mineração, agrícola, papel e celulose entre outros.
Os rolamentos de giro de grande porte apresentam grande capacidade de suporte de carga e de transmissão de potência em todas as direções, geralmente aplicado no levantamento de grandes cargas movidas a baixa velocidade. Esse tipo de rolamento é composto por dois anéis concêntricos e elementos rolantes que podem ser esferas ou roletes.
Esse tipo de rolamento pode ser projetado em algumas configurações, dependendo do tipo da aplicação e condições de trabalho que são expostos, por exemplo:
Os rolamentos de giro de grande porte são muito utilizados em máquinas que suportam altas cargas e que trabalham em baixas rotações.
A configuração do rolamento de giro vai depender muito do tipo de elemento composto nele, sendo eles elementos girantes e da quantidade de carreiras desses elementos. Devido a essa variação na configuração, cada rolamento de giro possui uma série de vantagens e desvantagens e aplicações distintas.
Como dito anteriormente o rolamento de giro pode ser encontrado em algumas versões, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.
Com um design simples os rolamentos de giro de esferas com uma carreira são os mais comuns no mercado. São considerados rolamentos versáteis e vantajosos em aplicações nas quais as cargas radiais, axiais e de momentos de inclinação são leves ou médias.
Os rolamentos de giro assim como os rolamentos de esferas são compostos por um anel interno e um externo, selos de vedação integrados que também fazem parte da sua composição, esferas e espaçadores.
O rolamento de giro de roletes cruzados também possui um design simples e são compostos por um anel interno e um externo sendo que cada um destes anéis é constituído por uma peça única. Esse tipo de rolamento forma projetados para suportar altas cargas radias e cargas axiais e momentos de inclinação médios.
Alguns exemplos de aplicações para os rolamentos de giro de rolete cruzados são:
Os rolamentos de giro com três carreiras de roletes são indicados para aplicações que possuem altas cargas e momentos de inclinação. Diferente dos outros rolamentos citados acima ele é composto por um anel de peça única e um anel de duas peças, além de dois conjuntos de roletes para que possam suportar cargas axiais e para suportar cargas radiais possuem um conjunto de rolete. Algumas das aplicações para esse tipo de rolamentos são turbinas eólicas de grande porte, escavadeiras anfíbias, guindastes de navios entre outros.
Os rolamentos de giro de esferas e roletes, assim como os rolamentos de três carreiras, foram projetados para suportar altas cargas axiais, porém em apenas uma única direção.
Esse tipo de rolamentos possuem uma resistência menor a movimentos de inclinação. Eles são compostos por dois anéis de peça única e geralmente apresenta a folga interna na direção axial. As esferas encontradas nesse rolamento são inseridas por um furo em um dos anéis e são colocadas alternadamente com os espaçadores de poliamida.
Alguns exemplos de aplicações para esse tipo de rolamento são máquinas de transporte de troncos de madeiras, escavadeiras, entre outros.
Precisando de Rolamentos Industriais para Diversos Segmentos?
Nós da Rolport Rolamentos trabalhamos com rolamentos industriais para diversos segmentos e atendemos em todo o Brasil.
Somos distribuidor autorizado das marcas NTN, SNR, BOWER, Timken, Rolmax, FRM, BRG, BGL e RBC.
As melhores oportunidades para o seu negócio você encontra aqui.
Entre em contato e converse com um de nossos vendedores.