Os Componentes do Rolamentos.

Os Componentes do Rolamento

OS COMPONENTES DO ROLAMENTO.

Hoje vamos falar um pouco sobre os componentes e os materiais que mais são utilizados na produção dessa peça que é tão fundamental para o setor industrial e automotivo, o Rolamento. Bom, já sabemos que os rolamentos são elementos fundamentais para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos para diversos setores, mas vocês sabem como ele é composto? 

A maioria dos rolamentos atuais possuem os seguintes elementos:

  • Um anel interno e outro externo
  • Elementos rolantes (esferas ou rolos)
  • Uma gaiola

ANÉIS DE ROLAMENTO.

A pressão na área de contato rolante e a sobre rolagem cíclica cria fadiga nos anéis quando o rolamento está em funcionamento. Para lidar com essa fadiga, os anéis feitos de aço devem ser temperados, ou seja, se esses anéis fossem de outros materiais não resistentes, eles se romperiam podendo assim causar danos a maquina.

O aço padrão para as arruelas e os anéis do rolamento é 100Cr6, o qual contém aproximadamente 1% de carbono e 1,5% de cromo.

ELEMENTOS ROLANTES

Os elementos rolantes podem variar entre esferas e rolos eles servem para transferir as cargas entre os anéis internos e externos. Geralmente, o mesmo aço que se utiliza na fabricação dos elementos rolantes também é usado na fabricação de arruelas e dos anéis de rolamento.

GAIOLA: QUAL O SEU OBJETIVO?

A gaiola tem por objetivo separar os elementos rolantes (esferas e rolos), para que assim possa reduzir o atrito gerado entre os rolamentos, ela também deve manter os rolamentos distribuídos de forma uniforme para que se otimize a distribuição de carga. Deve guiar os elementos rolantes na zona não carregada do rolamento e também reter os elementos rolantes separáveis quando um anel é retirado durante a montagem e desmontagem.

Existem diversos tipos de gaiolas feitas de varias maneiras diferentes, por esse motivo irei citar somente as principais gaiolas e suas respectivas características.

GAIOLA DE METAL ESTAMPADO: as gaiolas de metal estampado são fabricadas de aço laminado ou até de latão laminado, essas gaiolas tem por características serem leves e suportarem altas temperaturas.

GAIOLAS EM METAL USINADO: São feitas de aço, liga leve e até mesmo de latão e tem por característica permitir alta temperatura, velocidade, acelerações e vibrações.

GAIOLA REBITADA: É utilizada somente em conjunto com rolamentos de rolos grandes. Essa gaiola possui por característica ter um peso relativamente baixo comparado com as outras e também permitir a incorporação de uma grande quantidade de rolos.

GAIOLA DE POLÍMERO: As boas propriedades de deslizamento das gaiolas de polímero produzem pouco atrito e, portanto, permitem altas velocidades. Em condições de lubrificação deficiente, essas gaiolas reduzem o risco de emperramento e danos secundários, pois elas podem funcionar por algum tempo com lubrificação limitada.

Agora que você já conhece, que tal adquirir esses rolamentos, nós da Rolport Rolamentos trabalhamos com as melhores marcas de rolamentos do mercado.  Entre em contato conosco hoje mesmo e teremos o prazer de atendê-lo da melhor forma possível.

Solicite um orçamento.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos