As Principais Tendências sobre os Rolamentos de Esferas

Principais Tendências sobre os Rolamentos de Esferas

Rolamentos de Esferas e suas Principais Tendências no Mercado Global.

Sabemos que os rolamentos de esferas possuem grande utilização e são aplicados em diversos setores. Por esse motivo o mercado global para esse tipo de rolamento tem crescido bastante. 

Segundo dados do Technavio em 2015 a indústria automotiva foi responsável foi responsável pela maior fatia do mercado referente aos rolamentos de esferas, em segundo lugar o setor de engenharia geral, máquinas industriais pesadas, aeroespacial e ferrovias.

Rolamentos de Esferas com Sensores.

Com o objetivo de melhorar a qualidade e desempenho, foram desenvolvidos rolamentos com sensores embutidos que possibilitam o monitoramento digital da velocidade de rotação, aceleração, desaceleração, movimento axial e capacidade de carga dos rolamentos. Esse tipo de rolamento já está sendo usados em rolos rodoviários, transportadores, empilhadeiras e motores elétricos.

Rolamentos Integrados.

Com a concorrência em alta, os fabricantes têm recorrido a inovações para se destacar no mercado, uma delas é o desenvolvimento dos rolamentos integrados. A maior vantagem desse rolamento seria a diminuição dos rolamentos utilizados em um produto. Isso reduzia o custo do equipamento e melhoraria o prazo de validade e confiabilidade do produto.

Desenvolvimento de Rolamentos Específicos da Aplicação.

Uma outra ideia a ser desenvolvida seria a produção de rolamentos específicos da aplicação, que são benéficos para o setor de energia limpa. Um exemplo seria o setor de energia eólica, que necessitam de muita manutenção, mas em contra partida se concentra na redução dos níveis de emissão de carbono. Com os rolamentos de esferas específicos da aplicação teriam uma vida útil extensa e maior desempenho, diminuindo assim as manutenções e consequentemente ajudariam a reduzir os custos.

Investimento no Desenvolvimento Tecnológico.

Muitos fabricantes estão investindo pesados em pesquisas para que possam desenvolver soluções inovadoras para os rolamentos de esferas. Pensando não somente em trazer mais qualidade e desempenho nos produtos, mas também em ser viáveis, econômicos e que sejam menos agressivas ao meio ambiente. Um exemplo disso seriam os rolamentos de cerâmica, que são mais leves e devido a isso reduzem o consumo de energia e o atrito enquanto estão em operação.

Buscando por rolamentos de esferas? A Rolport Rolamentos é distribuidor autorizado de algumas das principais fabricantes de rolamentos do mercado Global como a NTN, SNR, Bower e Timken.

Entre em contato e converse com um de nossos consultores.

Faça seu orçamento sem compromisso.


Fonte: blog.technavio.com