Tipos de Rolamentos Axiais

Tipos de Rolamentos Axiais

Rolamentos Axiais.

Sabemos que no mercado existem infinitos tipos e modelos de rolamentos disponíveis para diversos segmentos. Hoje em nosso blog iremos falar um pouco mais sobre os tipos de rolamentos axiais encontrados no mercado, lembrando que cada modelo é indicado para um tipo de aplicação, por isso é recomendado consultar essas informações antes de efetuar a compra ou a troca do seu rolamento, pois a variedade de rolamentos axiais é tão ampla quanto as dos rolamentos radiais.

O rolamento axial tem como função primária suportar cargas axiais com ângulos de contato entre 30º e 90ª.

Como dito anteriormente é possível encontrar diversos tipos de rolamentos axiais disponíveis no mercado e um deles é o rolamento axial de esferas de escora simples, esse tipo de rolamento é formado por anéis em configuração de arruelas, com canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel a ser instalado no eixo é denominado interno e o anel a ser instalado no alojamento é denominado externo. 

Os rolamentos axiais de esferas foram feitos para aguentar cargas axiais em uma direção, ficando dessa forma um eixo axialmente em uma direção só. A gaiola dos rolamentos axiais de esferas pequenos é de chapa de aço apertadas, os de maior tamanho são maciças em aço ou latão.


Rolamento Axial de Esferas de Escora Dupla.

Os rolamentos axiais de esferas de escora dupla são compostos por um anel de eixo, dois anéis de caixa, dois conjuntos axiais de gaiolas e esferas e o anel central (anel intermediário) que é o instalado no eixo. Esse tipo de rolamento pode-se montar as várias partes separadamente. Diferente dos rolamentos axiais de esferas de escora simples, que só podem suportar cargas axiais de apenas uma direção, os rolamentos axiais de escora dupla podem suportar cargas axiais em ambos os sentidos.


Rolamentos Axiais Autocompensadores de Rolos.

Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos são rolamentos em que os rolos trapezoidais são dispostos obliquamente na superfície de rolagem. A carga para esse tipo de rolamento é distribuída de uma pista para a outra em um ângulo em relação ao seu eixo, permitindo assim que eles possam trabalhar com cargas axiais elevadas. Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos, por possuírem uma pista do anel externo esférica, são rolamentos que possuem auto alinhamento. As gaiolas utilizadas nesse tipo de rolamentos são as prensadas de aço ou as usinadas de latão.


Rolamento Axiais de Rolos Cilíndricos.

Os rolamentos axiais de rolos cilíndricos foram projetados para suportar cargas axiais elevadas e são praticamente insensíveis a cargas de choque, são rolamentos rígidos e requerem pouco espaço axial. Esse tipo de rolamentos pode suportar carga axial em apenas uma direção e são muito utilizados quando a capacidade de cargas axiais do rolamentos axiais de esferas são insuficientes. Os componentes desses rolamentos são separados e podem ser montados separadamente. 


Rolamentos Axiais de Esferas de Contato Angular.

Os rolamentos axiais de esferas de contato angular de escora dupla foram projetados para suportar cargas axial nos dois sentidos, são rolamentos de alta precisão que foram projetados para fusos de máquinas-ferramentas. Suas gaiolas são de latão usinado.


Rolamentos Axiais de Agulhas.

Os rolamentos axiais de agulhas possuem coroas axiais que são fabricados em plástico ou metal com rolo de agulhas integrados e contra peças que são utilizadas como pistas para os rolamentos, obtendo assim uma construção compacta e permitindo uma altura axial mínima. Os rolamentos axiais de agulhas suportam cargas axiais elevadas que atuam somente em uma única direção.

Os diversos tipos de rolamentos axiais você encontra aqui na Rolport Rolamentos.

Entre em contato e converse com um de nossos vendedores.

Temos as melhores oportunidades para o seu negócio.

Solicite seu orçamento.