Buchas Para Fixação de Rolamentos.Conheça a Importância Delas.

Buchas de Fixação para Rolamentos

O QUE É BUCHA DE FIXAÇÃO.

A bucha de fixação é composta por três partes, sendo eles: Uma bucha, uma porca e uma arruela ou grampo MS, fornecida sempre com esse conjunto completo.  É usada para fixar rolamento de furo cônico em eixo liso sem a necessidade de apoio. As buchas de fixação para rolamento possuem fácil montagem, execução do eixo mais simples e são economicamente mais vantajosas. 

Material: Nodular BGL com características superiores ao normalizado DIN 1563 classe GJS500-7 (antigo GGG50) e possuem opcional em aço carbono. 

É utilizada nos mais diversos tipos de equipamentos, funciona em conjunto com os conhecidos rolamentos autocompensadores de furo cônico, fixando-os devidamente ao seu eixo.

Ter uma bucha para fixação em estoque é muito importante, pois em qualquer eventualidade de um dele ser danificado, a troca seja rápida para que não aja interrupção no processo industrial nem problemas diversos na produtividade.

MANUTENÇÃO E DURABILIDADE DAS BUCHAS DE FIXAÇÃO PARA ROLAMENTOS.

Determinar a durabilidade de uma bucha de fixação para rolamentos depende muito da utilização e aplicação em que ela vai estar inserida, por exemplo, uma peça pode durar poucos meses sendo utilizada em um tipo de equipamento especifico a mesma peça sendo utilizada em equipamentos de diferente funcionamento a bucha podem durar anos. Independente dessas questões um item que devemos ressaltar e que possui grande importância na durabilidade e funcionamento da peça é a sua montagem correta, utilizando-se de ferramentas adequadas, assim como lubrificar e monitorar constantemente a situação das peças. A utilização de produtos de primeira linha também reduz sensivelmente o custo de operação da indústria, o conjunto de tudo isso garante uma maior durabilidade da bucha de fixação para rolamentos.

Manutenção e Durabilidade das Buchas de Fixação Para Rolamentos

BUCHA DE FIXAÇÃO HIDRÁULICA.

A bucha de fixação hidráulica possui as mesmas dimensões das buchas normais e são recomendadas para eixos ou conjunto de grande porte, pois são compostas de canaletas de injeção de óleo facilitando a montagem e principalmente a desmontagem. 

Material: Opção com maior resistência a tração –Material nodular BGFN 01,02,03 (base GGG50). Com opcional em aço carbono. As designações das buchas de fixação hidráulica são OH....H, OHA....H, OHS....H.

BUCHAS DE DESMONTAGEM HIDRÁULICA.

As buchas de desmontagem hidráulica possuem as mesmas dimensões das buchas normais são recomendadas para eixos ou conjunto de grande porte pois são providas de canaletas de injeção de óleo facilitando a montagem e principalmente a desmontagem.

Material: Opção com maior resistência a tração – Nodular BGFN 01,02,03 (base GGG50). Com opcional em aço carbono.  As designações das buchas para rolamentos de fixação de desmontagem hidráulica são AOH, AOHX, AOH....G, AOHX....G.


BUCHAS DE DESMONTAGEM.

A bucha de desmontagem é usado para fixar rolamento cônico com eixos com encosto, sendo que o eixo precisa ter rosca para que assim a porca possa empurrar a bucha contra o rolamento. Esse tipo de bucha é vendido independente e seus acessórios, porcas e arruela podem ser solicitados separadamente. 

Material: Opção com maior resistência a tração – Material nodular BGFN 01,02,03 (base GGG50). Com opcional em aço carbono. As designações das buchas para rolamentos de desmontagem são AH, AHX, AH....G,AHX....G.

ARRUELA DE TRAVA.

A arruela de trava é um acessório contido nas buchas para rolamentos, porém ele também possui aplicação própria. Tem como função travar a porca evitando assim que ela se solte da bucha para rolamento ou até mesmo do próprio eixo. Seu material é aço carbono e suas designações são MB, MBL.

PORCA DE PRECISÃO.

A porca de precisão é utilizada para fixar rolamentos em equipamentos e máquinas que exijam extrema precisão como, por exemplo, tornos, retíficas e fresas. A porca de precisão possui três pinos angularmente distribuídos, que são pressionados contra o eixo através de parafusos para travamento no eixo. Para que a porca não fique exposta a cargas axiais e possibilite o travamento da porca na exata posição de aperto, os pinos possuem inclinação igual ao ângulo da rosca. As porcas de precisão são compostas por material de aço carbono com acabamento fosfatização. 

PORCA HIDRÁULICA.

A porca hidráulica tem como sua principal utilização auxiliar a montagem e desmontagens de rolamentos em buchas cônicas ou eixos, facilitando assim o trabalho e permitindo uma montagem sem impactos, o que acaba contribuindo para que o conjunto montado tenha sua vida útil prolongada.  A porca hidráulica utiliza bomba hidráulica manual para fazer o serviço pesado encurtando assim o tempo de montagem e desmontagem do rolamento, comparado aos métodos tradicionais de uso que é com a utilização da chave e martelo.

CHAVE DE GANCHO.

A chave de gancho é utilizada para fazer aperto de porca com rasgos no diâmetro externo, usada para a montagem correta de buchas de rolamentos e porcas, pois assim evita com que sejam desferidos golpes com martelo ou talhadeira para o aperto da porca. A chave de gancho é uma das responsáveis pela diminuição da vida útil dos rolamentos, podem ser encontradas em material de aço carbono com térmico e acabamento com oxidação negra. 


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos