Mancal de Deslizamento e Rolamento

Mancal de Rolamento e Deslizamento

Mancal de Deslizamento e Mancal de Rolamento.

O mancal poderia ser definido como um dispositivo fixo fechado, sobre qual se é apoiado um eixo. Poderíamos definir sua função como basicamente a de comportar um eixo, atualmente existem duas formas principais empregadas a esse dispositivo, a primeira é o mancal de deslizamento, na qual há uma bucha de material macio entre a base do mancal e o eixo, simplificando trata-se de uma solução para quando existem baixas rotações, e a segunda é o mancal de rolamento que é o mais adequado quando falamos de maiores rotações. 

Sabemos que os mancais são de grande importância para o perfeito funcionamento das máquinas, pois, se por acaso ocorrerem falhas nos mancais de uma máquina, grandes prejuízos podem ser gerados, através da queda de produção, por isso devemos sempre nos atentar a manutenção e estado dos nossos mancais. Como já dito, atualmente existem dois tipos de mancais que são os mais utilizados, esses são o mancal de deslizamento e o mancal de rolamento.

Mancal de deslizamento.

A função do mancal de deslizamento pode ser definida como basicamente servir de apoio para os chamados eixos girantes. Estes mancais estão sujeitos ás forças de atrito devido à rotação do eixo, ou seja, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal.

Os mancais são constituídos por uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas e equipamentos considerados de baixa rotação, porque a baixa velocidade previne o superaquecimento desses equipamentos que são expostos ao atrito. São muito simples de montar e também de desmontar. O tempo de vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser estendida se seguirmos algumas regras básicas regras que são bem simples, mas se seguidas de forma correta podem trazes grandes resultados, essas são: os materiais utilizados devem ser muito bem escolhidos e apropriados a partir do desenvolvimento do projeto de fabricação. O projeto de fabricação deverá prever os modos para os trabalhos de manutenção, conservação, limpeza, lubrificação, alinhamento e reposição, mas no caso de possíveis danos faz-se importante considerar as principais funções dos mancais de deslizamento, que são: apoiar e guiar os eixos.

Mancal de Rolamento.

O mancal para rolamento possui como característica ser utilizado em situações nas quais há a necessidade de alta velocidade e de um menor atrito. 

Quando o eixo gira dentro do furo é gerado o atrito nomeado como de escorregamento. Para reduzir esse atrito utiliza-se o rolamento: que é um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Eles delimitam o que seria uma perda de energia produzida pelo atrito.

A forma que o mancal de rolamento se comporta pode ser verificada através do tato ou até mesmo da audição. Mas para realizar a avaliação do processo chamado “processo de giro”, é necessário girar o rolamento lentamente através do tato, isso permite constatar se o movimento está ocorrendo de forma correta ou não. Já para a avaliação auditiva é necessário que o rolamento gire através de rotações reduzidas, levando sempre em conta os ruídos emitidos que se classificam como: raspantes, estrepitoso ou metálico, se isto ocorrer é porque as pistas não estão limpas, estão descascadas, com folgas ou com falta de lubrificação.

Para que o funcionamento do mancal de rolamento quanto à do mancal de deslizamento seja perfeito, é necessário seguir todas as recomendações dos fabricantes, realizar a manutenção de maneira periódica e verificar sempre se há pequenos danos, para que assim as providencias preventivas possam ser tomadas.

A Rolport Rolamentos trabalha com as maiores marcas de mancais do mercado, como BRG, FRM, SNR e Timken. Se você precisa de mancais para rolamentos ou de mancais de deslizamento entre em contato conosco e solicite a sua cotação hoje mesmo.


Fique por dentro do mundo dos Rolamentos