O que você sabe sobre rolamento blindado ?


    Resumidamente, um rolamento blindado é aquele que possui uma proteção metálica para seus elementos rolantes. Essa proteção tanto pode ser de apenas um lado ou ambos. A blindagem é basicamente para evitar o vazamento do lubrificante e evitar a entrada de poeira ou outros contaminantes dentro do rolamento.

    As funções mencionadas são caracterizadas como funções básicas das blindagens e vedações dos rolamentos. Neste contexto, é importante destacar que há diversos tipos de blindagens, onde cada qual possui características próprias e mais adequadas para determinadas aplicações.


     

    O que é e como é feito o Rolamento Blindado?

    De maneira geral, o rolamento é um item que necessita de extrema precisão para executar suas atividades. Existem equipamentos que exigem peças que possuem uma determinada proteção, caso contrário podem ocorrer alguns desgastes tanto no item como na máquina.

    O rolamento blindado recebe placas de aço que são inseridas sob pressão em ranhuras nos anéis. Normalmente, as placas são feitas de aço comum e não permitem ser retiradas. Os dois tipos de blindagem de rolamentos mais comuns são:

     

    ·         ZZ / 2Z / ZZE: dupla blindagem de aço

     

    ·         2RS / 2NSE / 2RS1: dupla vedação de borracha

     

    Vale ressaltar que um rolamento blindado trabalha com temperaturas que variam entre -30 e 110°C.

    Além disso, é importante destacar que quando o rolamento é blindado ou vedado dos dois lados, os rolamentos são fornecidos com graxa de alta qualidade comprovada e volume adequado para a peça. O que consequentemente melhora a performance e o desempenho da peça.

    Para que serve o Rolamento Blindado?

    A blindagem do rolamento foi desenvolvida especificamente para proteger os elementos rolantes da peça, sendo inclusive uma das primeiras inovações adicionadas aos rolamentos rígidos de esferas.

    Desta forma, os rolamentos blindados servem para proteger os rolamentos contra o escoamento de lubrificante e a entrada de corpos estranhos. Sendo assim, são indicados para ambientes com cascalhos, fragmentos de rochas, metais, quando é necessário operar em alta velocidade e outras situações em que o equipamento será exposto a contaminantes grosseiros.

     

    Tipos de blindagem: Rolamento blindado e vedação

    Existem diferentes tipos de blindagem, onde cada um atende um tipo de aplicação, possuindo características próprias e adequadas a cada item. Como dito anteriormente, as blindagens mais comuns são a ZZ e a RS. Vamos aprender um pouco mais sobre cada uma delas a seguir e compreender qual a diferença entre ambas.


                                                                               

    Blindagem ZZ

    Sem contato, a blindagem ZZ em aço permite maior rotação, entretanto, sua vedação não é suficiente para evitar que poeira, líquidos e demais impurezas penetrem a peça.

                                                                         


    Vedação 2RS

    Por outro lado, no caso do tipo RS, o item possui uma proteção maior, já que ao contrário da blindagem ZZ, está é feita com contato. Embora, existe uma limitação na rotação do rolamento, o componente é suficiente e proporciona ótima proteção em relação as impurezas.

    Além dos tipos de blindagem destacados, podemos encontrar rolamentos blindados com outros materiais, como por exemplo o teflon. Existem também rolamentos que possuem a blindagem e a vedação juntos.

    Dito isso, analisar bem tais especificações antes de investir é essencial, visto que é de extrema importância comprar o componente certo, para não ocorrer prejuízo